t
 
O Centro do Rio de Janeiro abriga o coração financeiro da cidade. Apesar de possuir residências, a região é eminentemente comercial. Possui desde prédios históricos até modernos arranha-céus.

Abriga a famosa estação Central do Brasil, a Praça 15 de Novembro, Lapa e o Castelo.
 



 






Centro RJ - Rio de Janeiro

 

Bairros do Centro RJ

Centro Rio de Janeiro

Também fazem parte do Centro RJ os bairros Catumbi, Gamboa, Santo Cristo, Saúde e Cidade Nova.Benfica, Caju, Estácio, Glória, Santa Tereza,Flamengo, bairro imperial de São Cristóvão, Rio Comprido, Vasco da Gama e Paquetá

Foto Centro RJ

 

Confira aqui os guias de comércios e empresas catalogadas de A a Z nos bairros do Centro RJ

 

Centro Rio de Janeiro

Foto Centro RJ

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z

 

Sobre o Centro RJ

O Centro do Rio de Janeiro abriga o coração financeiro da cidade. Apesar de possuir residências, a região é eminentemente comercial.

Possui desde prédios históricos até modernos arranha-céus. Suas áreas residenciais são, principalmente, no Bairro de Fátima e no Castelo.

História

A história documentada começou em 1567, quando os 120 portugueses que haviam fundado a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro dois anos antes, no Morro Cara de Cão, se transferiram para o Morro do Castelo, que oferecia melhores condições de expansão[6]. A partir desse morro, a cidade se expandiu nos séculos seguintes, passando a ocupar todo o atual Centro.

Desde 1763, quando a cidade do Rio de Janeiro foi elevada à condição de capital da colônia, até 1960, quando a cidade perdeu a condição de capital brasileira para Brasília[7], o Centro foi o palco de algumas das mais importantes decisões e eventos da história do país. Restos arquitetônicos desse passado persistem até hoje, tendo se convertido em importantes atrações turísticas.

Em 1921, visando à preparação da festa em comemoração ao centenário da independência brasileira, o Morro do Castelo foi derrubado, dando lugar à atual região do Castelo.

Revitalização

Desde o final do século XX, o Centro do Rio de Janeiro vem passando por flagrante e rápido processo de valorização e revitalização.
Preterido em favor da Zona Sul da cidade durante a maior parte do século XX, passou a receber crescentes investimentos por parte de empreendedores do mercado imobiliário.

Tem assistido a um grande número de obras de restauração e de modernização de velhos edifícios, bem como à construção de novos edifícios. O efervescer cultural e social da noite do Centro, com o advento do polo cultural da Lapa, deu um grande impulso à região.

Geografia

Abriga a famosa estação Central do Brasil, a Praça 15 de Novembro, famosas avenidas como a Avenida Presidente Vargas, além de inúmeras subdivisões informais, como a Lapa e o Castelo. Localiza-se entre as zonas Norte e Sul da cidade.

Patrimônio

No Centro, localizam-se alguns monumentos e edifícios famosos, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes, o Palácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional do Brasil (fundada por Dom João VI), a Estação Central do Brasil e tantos outros que se destacam na paisagem histórica, arquitetônica e cultural do Rio de Janeiro.

São inúmeras as igrejas históricas localizadas no bairro. Dentre as mais conhecidas, podemos citar: a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serreado, anexa ao Mosteiro de São Bento, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, a Igreja de Santa Cruz dos Militares, as igrejas de Santo Antônio e da Ordem Terceira de São Francisco anexas ao Convento de Santo Antônio, a Capela do Menino Deus, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Igreja de Santa Luzia, a Igreja de São José, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, entre outras.

É um bairro de grande interesse turístico, mormente para aqueles que têm curiosidade sobre o Brasil Colônia e o Império do Brasil. Na região, ficam o Paço Imperial e o Convento do Carmo, que é a única edificação das Américas onde morreu uma monarca europeia, a rainha de Portugal Dona Maria I, a Louca.
Além de antiguidades, possui também algumas preciosidades do Modernismo, como o Palácio Capanema, projetado por Le corbusier, Niemeyer e Lúcio Costa entre outros, com seus azulejos e afrescos interiores de Portinari.

Outras Regiões do Rio de Janeiro

Cidade do Rio de Janeiro:           Zona Norte RJ            Zona Sul RJ            Zona Leste RJ           Zona Oeste RJ


Vista do Centro - RJ

 

Nasceu em 2008 o carioca Encontra Rio de Janeiro com a missão de ser o maior
Guia de Bairros
e Local Search (busca local) do Rio de Janeiro

Todos bairros do Rio de Janeiro e cidade RJ
“ aqui Carioca Encontra ”



Theatro Municipal do Rio de Janeiro





  Uma página dedicada a Tudo sobre cidade do Rio de Janeiro
  Conheça o significado do nome dos bairros do Rio de Janeiro
  Veja também o Mapa do Rio de Janeiro


Para anunciar, ligue (11) 3445-1003