t
 
A Zona Norte do Rio de Janeiro é uma área geográfica brasileira carioca onde existem bairros com notáveis diferenças, sejam residenciais, com comércio popular ou industriais. Os principais são: a Floresta da Tijuca, o Horto das Palmeiras, a Igreja da Penha, a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, a Ilha de Paquetá, entre outros.
 



 





Zona Norte RJ (ZN) - Rio de Janeiro

 

Bairros da Zona Norte   Vista Zona Norte RJ

Ilha do Governador

Irajá

Penha RJ

Tijuca


Também fazem parte da Zona Norte RJ os bairros: Abolição, Acari, Água Santa, Aldeia Campista, Alto da Boa Vista, Anchieta, Andaraí, Bancários, Barros Filho, Benfica, Bento Ribeiro, Bonsucesso, Brás de Pina, Cachambi, Cacuia, Caju, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Cidade Universitária, Cocotá, Coelho Neto, Colégio, Cordovil, Costa Barros, Encantado, Engenheiro Leal, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Fazenda Botafogo, Freguesia da Ilha, Galeão, Del Castilho, Grajaú, Guadalupe, Higienópolis, Honório Gurgel, Inhaúma, Jacaré, Jardim América, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Lins de Vasconcelos, Madureira, Maracanã, Marechal Hermes, Maria da Graça, Méier, Moneró, Muda, Olaria, Osvaldo Cruz, Parada de Lucas, Parque Anchieta, Parque Colúmbia, Pavuna, Penha Circular, Piedade, Pilares, Pitangueiras, Portuguesa, Praça da Bandeira, Praia da Bandeira, Quintino Bocaiúva, Ramos, Riachuelo, Ribeira, Ricardo de Albuquerque, Rio Comprido, Rocha, Rocha Miranda, Sampaio, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Tauá, Todos os Santos, Tomás Coelho, Turiaçu, Usina, Vasco da Gama, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vigário Geral, Vila Isabel, Vila Kosmos, Vista Alegre, e ZumbI



Confira aqui os guias de comércios e empresas catalogadas de A a Z nos bairros da Zona Norte

 

Ilha do Governador

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z

Ilha do Governador - Zona Norte - RJ

Irajá

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z

Penha RJ

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z

Tijuca

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z

 

Sobre a Zona Norte

A Zona Norte do Rio de Janeiro, é uma área é uma área geográfica brasileira carioca, onde existem bairros com notáveis diferenças, sejam residenciais, com comércio popular muito movimentado, ou industriais.

Turismo

Dos pontos turísticos, os principais são: a Floresta da Tijuca, o Horto das Palmeiras, a Igreja da Penha, a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, a Ilha de Paquetá, a Ilha Fiscal, o Jardim Zoológico, também conhecido como RIOZOO, o Estádio Jornalista Mário Filho, muito conhecido como Maracanã, o Estádio Gilberto Cardoso, muito conhecido como Maracanãzinho, o Parque Nacional da Tijuca, e a Quinta da Boa Vista.

Transportes

Grandes vias estão localizadas nesta região, como a entrada e saída, para a via expressa Linha Vermelha, na qual liga os municípios do Rio de Janeiro, e São João de Meriti; e a Linha Amarela, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão. Dezesseis estações de metrô, estão espalhadas na região, todas, administradas pela empresa ferroviária Metrô Rio.

Estas são: Estácio, São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Nova América/Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo, Engenheiro Rubens Paiva, e Pavuna. A Estação São Cristóvão, e Cidade Nova, ligam a região Norte, e a Região Central do Rio de Janeiro, respectivamente. A Estação Pavuna é a estação terminal da linha 2 de metrô, no sentido norte.

Construções

A Zona Norte se intensificou com utilização da Ferrovia D. Pedro II, nos meados do século XIX. No ano de 1858, esta intensificou a ocupação territorial, e a inauguração de uma estrada, com o mesmo nome homenageado, a Estrada de Ferro D. Pedro II, no ano de 1858, que ligava o Centro até Queimados e, mais tarde, no final do século, uma linha auxiliar ligava a Pavuna também. No final da década de 30, a presença de indústrias é muito visível, cresendo assim nas próximas décadas, sendo um grande complexo indústrial, comercial, e residencial.

No século XVIII, se cultivava na região, principalmente, a cana-de-açúcar, frutas, e hortaliças, tornando-se a maior área fornecedora da cidade, destas plantações. Os escoamentos eram feitos, por vias terrestres, e fluviais. Sendo feitos, principalmente, pela antiga Estrada Real de Santa Cruz, e pelos rios Pavuna e Meriti, através do extinto Porto de Irajá. A grande atividade mercantil na região, deu origem a bairros suburbanos, como Madureira, Pavuna, Anchieta, e outros

Outras Regiões do Rio de Janeiro

Cidade do Rio de Janeiro:           Zona Sul RJ            Centro RJ            Zona Leste RJ           Zona Oeste RJ

 

Vista da Zona Norte - RJ pelo Pico da Tijuca


Estádio do Maracanã




Nasceu em 2008 o carioca Encontra Rio de Janeiro com a missão de ser o maior
Guia de Bairros
e Local Search (busca local) do Rio de Janeiro

Todos bairros do Rio de Janeiro e cidade RJ
“ aqui Carioca Encontra ”


 

  Uma página dedicada a Tudo sobre cidade do Rio de Janeiro
  Conheça o significado do nome dos bairros do Rio de Janeiro
  Veja também o Mapa do Rio de Janeiro


Para anunciar, ligue (11) 3445-1003