t
 
Conhecida em todo o mundo como "Cidade Maravilhosa", mencionada em poesias e sambas, foi também capital do Brasil. Serve de palco para o famoso Cristo Redentor. 16 milhões de habitantes. 4º maior PIB do Brasil. 30ª colocação no ranking das cidades mais ricas do mundo.

 

Nasceu em 2008 o www.EncontraRiodeJaneiro.com.br, crescendo diariamente com a missão de ser
o maior guia de bairros do Rio de Janeiro.

Todos os Bairros do Rio de Janeiro, Cidade RJ e Cidades do RJ
“ aqui Carioca Encontra ”


....::MENU::....Início  |  Sobre Rio de Janeiro  |  Bairros do RJ   |  Cidades do RJ  |  Mapa do Rio de Janeiro 

Significado dos nomes dos bairros do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul.

A capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. Atualmente, a cidade do RJ é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO


Andaraí - provém da expressão indígena “Andirá-y”, que significa “Rio dos Morcegos"
Bangu – possui 2 versões para o nome: “paredão negro ou escurecido”, A segunda versão atribuí a palavra “banguê” (corruptela de bangu)
Barra da Tijuca - barra significa uma entrada de um porto, uma linha de arrebentação. Tijuca ou tijuco tem origem tupi, numa corrupção de ty-yúc, que significa água podre, lama, brejo, atoleiro, barro, barreiro.
Botafogo – acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Souza Botafogo.
Brás de Pina - deve-se ao antigo proprietário de suas terras, Brás de Pina, que aqui mantinha um engenho de açúcar no século XVIII.
Campo Grande - extensão de terras que vai do Rio da Prata até Cabuçu, que hoje corresponde à Região de Campo Grande
Cidade Nova - Até o início do século XIX, a região era um alagadiço que servia de rota de passagem entre o Centro e as zonas rurais da Tijuca e São Cristóvão.
Copacabana - significa mirante do azul, na língua Inca Quichua.
Cosme Velho - é uma homenagem ao comerciante português Cosme Velho Pereira que, no século XVI, habitava a parte mais alta do vale do Carioca.
Engenho da Rainha - fez parte das terras pertencentes à rainha Dona Carlota Joaquina, casada com D. João VI e mãe de Dom Pedro II, por isso este nome.
Estácio - em homenagem ao fundador da cidade, Estácio de Sá.
Flamengo – é uma homenagem ao navegador flamengo, na verdade holandês, Olivier Van Noort, também conhecido como LeBlond
Gávea - devido à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, outro bairro), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.
Glória - O bairro deve seu nome à Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, uma das primeiras construídas na cidade no século XVIII.
Grajaú - foi dado em homenagem a cidade de Grajaú, terra natal do engenheiro que projetou o bairro
Guaratiba - em tupi-guarani significa morada ou sítio das garças.
Humaitá - Seu nome provém da batalha do Humaitá, travada na Guerra do Paraguai.
Ilha do Governador - terra doada por Mem de Sá a seu sobrinho Salvador Correia de Sá (o Velho), futuro governador (dái o nome do bairro) da capitania.
Inhoaíba - era “Terras do Senhor Aníbal”. Como se falava Nhô Anibal, pegou.
Ipanema - significa “águas perigosas” em tupi.
Irajá - significado da palavra irajá, segundo Teodoro Fernandes Sampaio, é o mel brota
Jacarepaguá - deriva-se de três palavras da língua Tupi-Guarani: YACARE (jacaré), UPÁ (lagoa) e GUÁ (baixa) – A “Baixa lagoa dos jacarés”.
Jardim Botânico - leva esse nome por ser a localização do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Leblon - O nome teve sua origem numa chácara pertencente ao holandês Charles Le Bron que existia no local em meados do Século XIX.
Leme - por causa da Pedra do Leme, contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.
Madureira - era a região de uma fazenda existente na época, arrendada por Lourenço Madureira.
Maracanã - vem do tupi maraka’nã, que significa papagaio.
Méier – em homenagem a Augusto Duque Estrada Méier, proprietários das terras que hoje são o bairro.
Olaria - deu-se em virtude dos senhores de engenho, pois foi a primeira olaria construída em 1821
Pavuna - Dentre as numerosas “ocaras” alinhadas na sua margem direita, uma, pelo menos, que corresponderia à de “Upabuna”, estaria localizada às margens do rio a que deu nome, o rio Pavuna.
Penha - em homenagem à Nossa Senhora da Penha, por causa de uma lenda de um viajante francês que percorria o Brasil e estava em São Paulo.
Piedade - O nome do bairro era “Terra dos Gambás” (por existirem gambás aos montes) e os moradores se reuniram e escreveram uma cartinha para o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, no fim do século 19. O texto era o seguinte: “Por piedade, doutor, troque o nome da nossa estaçãozinha”. O apelo acabou dando certo. “O diretor respondeu: ‘Minha senhora, será feito. E o nome do bairro será Piedade’.
Realengo - significa ‘Real Engenho’, que abreviado lia-se ‘Real Engo.
Santa Cruz - porque os jesuítas colocaram uma grande cruz de madeira, pintada de preto, encaixada em uma base de pedra sustentada por um pilar de granito.
Santa Teresa - surgiu a partir do convento de mesmo nome localizado na região.
Santo Cristo - O bairro deve seu nome à Igreja do Santo Cristo, construída em frente ao cais do porto.
São Clemente - por causa de um grande proprietário de terrenos naquela parte da cidade, o Sr. Clemente de Matos
Senador Camará - estação ferroviária que atende o bairro e leva o nome de Estação Senador Camará, em homenagem a Senadora Devore Camará Santinn, que foi Senador da República em 1919 e 1920.
Sepetiba - em tupi, significa sítio dos sapês. A região já foi coberta de florestas.
Largo do Pechincha - recebeu o nome devido ao comércio tradicional e forte, onde funcionava um grande mercado, freqüentado por pessoas de todas as partes da cidade.
Saúde - recebeu este nome por origem de uma promessa religiosa a Nossa Senhora da Saúde, que salvou a esposa de um rico comerciante português, que ergueu uma capela sobre um morro rochoso de frente ao mar.
Tijuca - em tupi-guarani significa brejo, lamaçal.
Urca - era o nome do navio do holandês Olivier Van Noort, o LeBlond.
Vila Isabel - batizado em homenagem à Princesa Isabel.
Vila Valqueire - que, na verdade, era um terreno que media 5 alqueires. Como a placa fazia a indicação com algarismos romanos, V Alqueire virou Valqueire.


Declare seu Amor pelo Rio de Janeiro