Bairro Lapa Rio de Janeiro

Bairro Lapa Rio de Janeiro
5 (100%) 1 voto

A Lapa é um bairro de boêmio da Zona Central do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui uma grande variedade de bares, restaurantes, boates e pubs temáticos, que atendem a todos os gostos ao longo de suas treze ruas.

Sendo conhecido como o berço da boemia carioca, na atual efervescência do bairro, quinze novos estabelecimentos foram abertos apenas em 2009.

Lapa Rio de Janeiro

Também é famosa pela arquitetura, a começar pelo Aqueduto da Carioca, sua principal referência e cartão-postal, que foi construído para funcionar como aqueduto nos tempos do Brasil Colonial e que, desde 1896, serve como via para o bonde que liga o Centro ao bairro de Santa Teresa.

Até 2012, era um dos cinco sub-bairros do Centro, sendo, nesse ano, emancipado por razões culturais. O bairro nasce no final da Zona Sul, quando a Rua da Glória torna-se a Rua da Lapa. Também faz limite com o bairro de Santa Teresa e com o sub-bairro de Fátima, no Centro.

O Aqueduto da Carioca é considerado a obra arquitetônica de maior importância do Rio Antigo e um dos principais símbolos da cidade. A imponente construção em estilo neoclássico tem 17,8 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio.





O Aqueduto da Carioca foi construído em 1723, no período do Brasil Colonial e tinha, como objetivo, conduzir a água do Rio Carioca da altura do Morro do Desterro, atual bairro de Santa Teresa, para o Morro de Santo Antônio. A obra ajudaria a resolver o problema da falta de água na cidade. Problema este que já era antigo.

Os estudos para trazer as águas do Rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.

Residiram, na Lapa: Machado de Assis (no número 264 da Rua da Lapa) e diversos de seus personagens; Carmem Miranda; Manuel Bandeira; Jorge Amado; Silvio Santos; Péricles Maranhão (autor de “O Amigo da Onça”); Lamartine Babo; Orestes Barbosa; Heitor Villa-Lobos; Jorge Selarón; Lima Barreto

Lapa Rio de Janeiro Hotel

Conheça alguns hotéis, no bairro da Lapa:

  • Da Lapa Design Hotel
  • Bristol Easy Plus Hotel – Lapa Rio
  • Hotel Américas Granada
  • Selina Lapa Rio de Janeiro
  • Vila Galé Rio de Janeiro

Lapa Rio de Janeiro Bares

A Lapa é um bairro boêmio, por isso possui muitos bares, conheça alguns:

  • Bar da Lapa
  • Carioca da Gema
  • Boteco da Garrafa
  • Bar da Cachaça
  • Leviano Bar

Lapa Rio de Janeiro Fotos

Lapa Rio de Janeiro Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário