Sambódromo Rio de Janeiro

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, também conhecido como Sambódromo do Rio de Janeiro e oficialmente denominado como Passarela Professor Darcy Ribeiro, é um sambódromo localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Inaugurado no ano de 1984, o local é o palco do festival popular mais famoso do Brasil, o Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, o qual é realizado anualmente durante o feriado de Carnaval.

Sambódromo Rio de Janeiro

A maior parte do complexo situa-se no bairro do Centro do Rio de Janeiro, porém a sua porção final, após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova.

O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo fluminense de Leonel Brizola (1983-1987), visando a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.

Inaugurada em 1984, com o nome oficial de “Avenida dos Desfiles”, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então.

Posteriormente, seu nome oficial mudou para “Passarela do Samba” e, finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser “Passarela Professor Darcy Ribeiro”, numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. Essa denominação oficial se conserva até hoje.

Popularmente, porém, a obra é mais conhecida como “Sambódromo”, que foi um termo cunhado pelo próprio Darcy Ribeiro a partir da junção de “samba” com o sufixo de origem grega “dromo”, que significa “corrida, lugar para correr”. Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, mede cerca de 700 metros de comprimento.

O Sambódromo, como espaço de espetáculo, foi analisado em tese de doutorado onde se registra que “o desfile de carnaval no Sambódromo é o mais importante evento carnavalesco do Rio de Janeiro, não só porque é o mais difundido, mas especialmente porque gradualmente transformou-se em um espetáculo muito elaborado, eclipsando todos os outros eventos carnavalescos da cidade”





Sambódromo Rio de Janeiro Visitação

Se não houver desfile o sambódromo é uma avenida parcialmente fechada, Vale a visita para ver de perto toda estrutura desse grande espetáculo, e se imaginar nele, e conhecer a Praça da Apoteose, um monumento de Oscar Niemeyer.

Sambódromo Rio de Janeiro Capacidade

O Sambódromo foi construído em apenas 120 dias, usando muitas técnicas de construção pré-moldada em concreto armado. A pista tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura na pista do desfile e sua capacidade é de aproximadamente 60 mil espectadores.

Sambódromo Rio de Janeiro Ensaios

Para quem dispõe de tempo na hora certa e no momento certo, uma boa idéia é visitar o Sambódromo para assistir os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Os ensaios acontecem entre Dezembro até datas próximas ao Carnaval, na Rua Marquês de Sapucaí, no Centro da Cidade, onde está localizada a também chamada oficialmente Passarela do Samba.

Os ensaios são um treino real para os desfiles das escolas de samba, diferindo apenas dos desfiles nos dias de Carnaval devido ao fato de que os participantes não usam fantasias e os carros alegóricos são substituído por ônibus para demarcar os espaços. No mais, os participantes dançam e desfilam, e bateria, também sem fantasia, toca da mesma forma que em um desfile.

Sambódromo Rio de Janeiro Mapa

Sambódromo Rio de Janeiro Mapa

Onde Fica, Endereço e Telefone Sambódromo Rio de Janeiro

  • R. Marquês de Sapucaí – Santo Cristo – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2976-7310

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário