CPOR RJ

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ) foi criado em 22 de abril de 1927.

Por intermédio do Despacho Ministerial daquela data, fruto dos esforços e da dedicação do então Cap Art LUIZ DE ARAÚJO CORREIA LIMA, seu primeiro Comandante.

CPOR RJ

Nos idos da década de 1920, Correia Lima teve uma idéia bastante avançada para o Brasil da época: convocar os alunos das faculdades para cursar um centro de preparação, durante as férias e nos finais de semana, onde constituiriam uma reserva de alto nível para o Exército.

Ainda Tenente, estudou os mecanismos de mobilização e recrutamento na Europa da Primeira Guerra Mundial, época em que foi extinta a Guarda Nacional, adotado o conceito das Polícias Militares como Reserva do Exército e instituído o Serviço Militar Obrigatório. Seu extraordinário descortino iria se comprovar alguns anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, quando metade dos Tenentes da FEB seria constituída de Oficiais R/2.

Provisoriamente instalado no quartel do 1º Grupo de Artilharia Pesada, em São Cristóvão, o CPOR/1ª Região Militar, em 1931, passou a ocupar o histórico quartel onde hoje está localizado o Museu Militar Conde de Linhares, construído em 1920, pelo General Rondon, então Diretor de Engenharia do Exército.

Em meados de 1966, o quartel da Quinta da Boa Vista tornou-se pequeno para as modernas necessidades de formação de oficiais da reserva. O Estado-Maior do Exército criou os Cursos de Comunicações e Material Bélico, autorizando a mudança do aquartelamento para as instalações mais amplas do igualmente histórico Regimento “Dragões da Independência”, transferido naquele ano para Brasília.

No dia 05 de outubro de 1968, a mudança se efetivou e o Centro de Preparação de Oficial da Reserva (CPOR/RJ) deslocou-se, na Avenida Pedro II, para a nova sede, onde funcionou por quase 30 anos.

No final de 1997, seu aquartelamento foi destinado ao 1° Batalhão de Guardas. O CPOR/RJ foi, então, transferido para suas atuais instalações no Bairro de Bonsucesso, assumindo as antigas dependências do 1º Regimento de Carros de Combate.

Hoje, os integrantes deste Estabelecimento de Ensino se orgulham de pertencer a esta célula forte na área de Ensino do Exército Brasileiro (EB) e de dar continuidade aos ideais de Correia Lima – NOSSO FUNDADOR, PATRONO E GUIA. Permanecemos, assim, cumprindo a missão de formar uma Reserva atenta e forte e de trabalhar para que o Centro seja conhecido como a “Casa do Oficial R/2”.

CPOR RJ Requisitos

O curso ministrado pelo CPOR é um dos mais procurados pelos jovens que desejam iniciar sua carreira militar por meio da formação de Oficiais da Reserva. Através desse curso, esses jovens conseguem seu espaço na carreira militar podendo evoluir para diferentes hierarquias. Mas para que isso seja possível, os candidatos devem seguir uma série de pré-requisitos e passar em vários testes diferentes.

Mas como todos os cursos ministrados pelo exército, o CPOR só pode ser feito por candidatos que cumpram com todos os pré-requisitos exigidos, assim como os testes que são solicitados para que o candidato finalmente realize sua matrícula no curso de preparação. Em relação as exigências, o CPOR exige que os candidatos tenham as seguintes características:

  • Seja brasileiro;
  • Seja solteiro;
  • Tenha matrícula em curso de nível superior em instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da
  • Educação) / Ter terminado o ensino médio;
  • Se apresente ao Serviço Militar Inicial por meio do alistamento obrigatório no ano em que o candidato completa 18 anos de forma voluntária para atuar com o CPOR/NPOR;
  • Seja do sexo masculino.

Se o candidato atender a todos esses pré-requisitos, ele poderá participar do processo seletivo que consiste em duas fases diferentes. Nas duas fases, o candidato será submetido a testes que vão desde a escrita a exames de aptidão física. Veja a seguir como funcionam essas fases de acordo com os testes aplicados a cada uma delas.

CPOR RJ Missão

O Centro de Preparação de Oficiais da Reseva tem por objetivo realizar a formação militar inicial dos recursos humanos necessários à ocupação de cargos e ao desempenho das funções inerentes aos Oficiais da Reserva de 2º classe do Exército Brasileiro, seja da linha bélica, de saúde ou técnica, por intermédio do Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR), do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e do Estágio de Serviço Técnico (EST).





Missão: Formar o Oficial da Reserva, capacitando-o à convocação temporária para o serviço ativo e transformando-o em vetor de difusão dos valores militares na sociedade brasileira.

Visão de futuro: Adotar, até 2022, um sistema de ensino pautado nas competências e ser reconhecido pelo escalão enquadrante como referência dentre os centros de formação de oficiais da reserva.

CPOR RJ Ingresso

Os candidatos às vagas do CPOR/RJ devem atender às seguintes exigências:

  • Estar concorrendo à Seleção para o Serviço Militar Obrigatório, após ter-se alistado no ano em que completa 18 anos;
  • Ser brasileiro nato, na forma estabelecida pela Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Ser considerado apto “A” sem restrição, na Comissão de Seleção (CS) Geral (1ª fase);
  • Possuir o ensino médio completo, ou estar cursando o seu último ano, ou cursar o ensino universitário;
  • Ter, no mínimo, 1,60m de altura e correspondência de peso e perímetro torácico;
  • Residir em município tributário de OFOR – consulte o Plano Regional de Convocação (PRC), disponível no site da 1ª RM e;
  • Concorrer à Seleção Especial e Complementar no CPOR/RJ (Órgão de Formação de Oficiais da Reserva – OFOR) (2ª fase).

Observação: a efetivação da matrícula no CPOR/RJ para o candidato aprovado em todas as fases, está condicionada a que o candidato esteja frequentando o ensino universitário, em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) No ato da matricula do CPOR/RJ, deverá ser apresentada a declaração do estabelecimento de ensino comprovando o curso de ensino superior.

Para mais informações, consulte o Plano Regional de Convocação (PRC), disponível no site da 1ª RM.

Para estar apto a ingressar no CPOR/RJ, o voluntário deve submeter-se a testes escritos de conhecimentos ao nível do ensino médio, testes de aptidão física, exames médicos e odontológicos e uma avaliação psicológica. Somente os candidatos mais bem qualificados serão matriculados, pois o curso funciona com apenas 200 (duzentos) alunos.

1ª FASE

  • O candidato deverá se alistar em uma junta militar próximo de sua residência e receberá um documento denominado CERTIFICADO DE ALISTAMENTO MILITAR (CAM).
  • O próximo passo é comparecer a uma das Unidades do Exército que será designada no verso do CAM.
  • Chegando ao local, deverá informar do interesse em ingressar no CPOR. Feito isto, o candidato será designado para comparecer ao CPOR, para o processo de seleção especial.
  • Será realizada nessa primeira etapa, uma entrevista e um exame médico/odontológico.

2ª FASE

  • No ano seguinte, o candidato deverá comparecer novamente ao quartel em que foi na primeira vez. Lá ficará sabendo se retornará para o CPOR ou não (aprovado ou reprovado).
  • Retornando para o CPOR, o candidato passará para a 2ª fase do processo seletivo. Realizará um exame intelectual e um teste físico. Sendo classificado entre os 200 (duzentos) primeiros, será aluno do CPOR/RJ. O exame intelectual (provas com matéria de nível médio) será realizado nas dependências do CPOR/RJ ou em local próximo, o qual será informado aos candidatos com antecedência. O teste físico será realizado no CPOR/RJ.
  • No exame intelectual, o candidato deverá comparecer com 1 (uma) hora de antecedência no local designado, portando o CAM, documento de identidade (com foto), lápis, borracha, caneta azul ou preta. Não ingressarão no local de prova os candidatos que não estiverem vestidos adequadamente, pois bermuda, camiseta e chinelos são proibidos em toda as fases do processo seletivo.

CPOR RJ Cursos

  • Infantaria
  • Cavalaria
  • Artilharia
  • Engenharia
  • Intendência
  • Comunicações
  • Material Bélico

Horário de Funcionamento CPOR RJ

  • Segunda a quinta das 9h30 ás 15h / Sexta das 8h ás 11h50

Onde Fica, Endereço e Telefone CPOR RJ

  • Av. Brasil, 5292 – Bonsucesso – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2564-3262

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário