Município Cabo Frio Rio de Janeiro

Cabo Frio é um município brasileiro da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º52’46” sul e a uma longitude 42º01’07” oeste, estando a uma altitude de 4 metros acima do nível do mar.

É a cidade da região dos lagos com maior economia e exerce determinada influência no cenário estadual.

Município Cabo Frio Rio de Janeiro

A cidade se consolidou como um influente polo turístico, e é uma importante parte da rota de turismo fluminense, sendo o principal destino da chamada Costa do Sol.

A ocupação humana das terras onde viria se estabelecer a cidade de Cabo Frio teve início há mais ou menos seis mil anos, quando um pequeno bando nômade de famílias chegou em canoas pelo mar e acampou no Morro dos Índios até então pequena ilha rochosa na atual barra da Lagoa de Araruama e ponto litorâneo extremo da margem de restinga do Canal do Itajuru.

Conforme as evidências arqueológicas encontradas nesse “sambaquí”, que mais tarde seria abandonado pelo esgotamento de recursos para sobrevivência, o grupo nômade dispunha de tecnologia rudimentar e baseava-se numa economia de coleta, pesca e caça, onde os moluscos representavam quase todo o resultado do esforço para fins de alimentação e adorno. Há mais de 1.500 anos, os guerreiros indígenas tupinambás começaram a conquista do litoral da região.

Os restos arqueológicos das aldeias Tupinambás estudados na região de Cabo Frio (Três Vendas em Araruama e Base Aero Naval em São Pedro da Aldeia) e também nos acampamentos de pesca (Praia Grande no Arraial do Cabo) evidenciam uma adaptação ecológica mais eficaz que a dos bandos nômades pioneiros. O profundo conhecimento biológico da paisagem regional, em particular a Lagoa de Araruama e dos mares costeiros riquíssimos em recursos naturais, fez com que o pescado se tornasse a base alimentar dos tupinambás, reforçada pela captura de crustáceos, gastrópodes e moluscos.

A vegetação de restingas e mangues da orla marítima ofereciam excepcionais possibilidades de coleta de recursos silvestres, o que levou ainda a horticultura de várias expécies botânicas, destacando-se a forte presença da mandioca no cardápio e ao domínio das técnicas de cerâmica. A caça, atividade masculina exclusiva, era muito importante como complemento de proteínas na dieta alimentar dos grupos locais.

Os índios tupinambás batizaram a região de Cabo Frio como Gecay, único tempero da cozinha, feito com sal grosso cristalizado. Nos terrenos onde viria se estabelecer a Cidade de Cabo Frio, foram encontrados quatro possíveis sítios tupinambás. Os dois primeiros, o Morro dos Índios e a Duna Boavista, apresentavam indícios de serem acampamentos de pesca e coleta de moluscos, enquanto o terceiro, a Fonte do Itajuru, próxima do morro de mesmo nome, era a única forma segura de abastecimento de água potável e corrente disponível na restinga.

Na referida elevação junto a fonte, o atual Morro da Guia, acha-se o sítio mais importante da região e um dos mais relevantes do Brasil pré-histórico: o santuário da mitologia tupinambá, formado pelo complexo de pedras sagradas do Itajuru (“bocas de pedra” em tupi-guarani). Sobre estes blocos de granito preto e granulação finíssima, com sulcos e pequenas depressões circulares, os índios contavam histórias do seus heróis feiticeiros que ensinavam as artes de viver e amar a vida.

Quando estes heróis civilizadores morriam, transformavam-se em estrelas, até que o sol decidisse enviá-los ao itajuru, sob forma de pedras sagradas, para serem veneradas pela humanidade. Caso fossem quebradas ou roubadas, todos os índios desapareciam da face da terra.

Em 1503, a terceira expedição naval portuguesa para reconhecimento do litoral brasileiro, sofreu um naufrágio em Fernando de Noronha e a frota remanescente se dispersou. Dois navios, sob o comando de Américo Vespúcio, seguiram viagem até a Bahia e depois até Cabo Frio. Junto ao porto da barra de Araruama, os expedicionários construíram e guarneceram com 24 “cristãos” uma fortaleza feitoria para explorar o pau-brasil, abundante na margem continental da lagoa.

Em 1512, este estabelecimento comercial-militar pioneiro, que efetivou a posse portuguesa da “nova terra descoberta” e deu início a conquista no continente americano, e que foi destruído pelos índios tupinambás em função das “muitas desordens e desavenças que entre eles houve” em 1526. Os franceses traficavam pau-brasil e outras mercadorias com os índios, na costa brasileira, desde 1504. Durante as três primeiras décadas do século XVI, praticamente restringiram sua atuação ao litoral da região nordeste.





A partir de 1540, por causa do rigoroso policiamento naval português nestes mares, os franceses exploraram o litoral e levantaram os recursos naturais de Cabo Frio. Em 1556, construíram uma fortaleza-feitoria para exploração de pau-brasil, na mesma ilhota utilizada anteriormente pelos portugueses, junto ao porto da barra de Araruama. A “Casa de Pedra” cabofriense ampliou e consolidou o domínio francês no litoral sudeste, iniciando com a fortaleza de Villegaignon no Rio de Janeiro, um ano antes.

Cabo Frio Rio de Janeiro CEP

Principais ruas da cidade de Cabo Frio

  • CEP 28909-490
    Avenida Joaquim Nogueira
    São Cristóvão
  • CEP 28924-180
    Rua José Rodrigues Povoas
    Gamboa
  • CEP 28907-410
    Avenida Teixeira e Souza – até 1261 – lado ímpar
    Centro
  • CEP 28922-030
    Rua Jorge Veiga
    Gamboa
  • CEP 28905-020
    Rua José Paes de Abreu
    Jardim Flamboyant
  • CEP 28905-100
    Avenida Teixeira e Souza – até 2134 – lado par
    Centro
  • CEP 28910-360
    Rua Inglaterra
    Jardim Caiçara
  • CEP 28909-480
    Rua Expedicionário da Pátria
    São Cristóvão
  • CEP 28908-200
    Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos
    Braga
  • CEP 28906-200
    Avenida Assunção
    São Bento

Outras ruas

  • Avenida Júlia Kubitschek
    Centro
  • Avenida América Central – de 1890 ao fim – lado par
    Praia do Siqueira
  • Rua Itajuru
    Centro
  • Rua Diniz
    Palmeiras
  • Rua Getúlio Vargas
    Parque Central
  • Avenida América Central – de 1000 a 1888 – lado par
    São Cristóvão
  • Rua Francisco Vasconcelos
    São Cristóvão
  • Rua Governador Valadares
    São Cristóvão
  • Rua Porto Alegre
    Palmeiras
  • Avenida América Central – de 501 a 995 – lado ímpar
    São Cristóvão
  • Rua Rui Barbosa
    Centro
  • Rua Treze de Novembro
    Centro
  • Avenida Nilo Peçanha
    Centro
  • Rua Marcílio Dias
    Jardim Caiçara
  • Rua Major Belegard
    São Bento

Cabo Frio Rio de Janeiro Praia do Forte

A praia do Forte localiza-se na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Constitui-se na principal praia da cidade de Cabo Frio, com 7,5 quilômetros de extensão. Nela se localiza o Forte de São Mateus do Cabo Frio, erguido no século XVII. A conhecida Praia do Forte não abrange somente o bairro de nome homônimo, como também os bairros vizinhos de Balneário das Dunas, Algodoal e Braga.

O desenvolvimento da região deu-se principalmente no século XX nas décadas de 70, 80 e 90, com a consolidação da cidade de Cabo Frio como destino de veraneio. De acordo com o censo 2010, a maior parte dos proprietários de imóveis do bairro e das imediações origina-se do estado de Minas Gerais.

É nessa praia que é realizada a maior festa de réveillon da Região dos Lagos, segundo a secretaria de Turismo de Cabo Frio, no réveillon de 2017 para 2018 foram 500 mil pessoas as areias da Praia do Forte.

As águas da Praia se alternam, com pedaços mais calmos e propícios a um mergulho e outros mais turbulentos onde os surfistas se aglomeram para pegar boas ondas.

Cabo Frio Rio de Janeiro CVC

Viaje para Cabo Frio com a CVC, e conheça um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil!
Somente na CVC você pode encontrar hotéis em Cabo Frio com o melhor preço!

Cabo Frio Rio de Janeiro Fotos

Cabo Frio Rio de Janeiro Fotos

Outras informações

Mapa de localização





Deixe seu comentário