America RJ

America RJ
5 (100%) 1 voto

America Football Club é uma agremiação social e esportiva brasileira, com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro.

Fundado em 18 de setembro de 1904, o seu nome não tem acentuação, já que se adota a grafia em inglês, com o clube se colocando como representante da região carioca da Grande Tijuca, onde historicamente mantém a sua sede.

America RJ

Entre as suas conquistas mais relevantes, destacam-se a conquista do International Soccer League de 1962, torneio disputado por grandes equipes da época, o Torneio dos Campeões em 1982, torneio organizado pela CBF que contava com os maiores clubes do Brasil, a Taça Ioduran de 1917, competição interestadual oficial, além dos 7 títulos do Campeonato Carioca.

O America já disputou mais de 4.500 partidas em sua história contra cerca de 600 adversáros, servindo de fonte de inspiração para a criação de muitos outros “Américas”, no Brasil e no exterior. O clube rubro é o primeiro clube brasileiro batizado com o nome do continente e é o clube mais “clonado” do Brasil, tendo tido suas cores e seu escudo copiados pela maioria dos clubes brasileiros denominados “América Futebol Clube”.

No Ranking do Campeonato Carioca, o America é o quinto colocado, qualquer que seja o parâmetro utilizado, exceto o de participações na primeira divisão, no qual é o quarto, tendo participado de 107 disputas até o ano de 2019.

America RJ Cores

Sua primeira camisa, a de 1904 até 1906 era toda preta. De 1906 a 1908, ficou rubro-negra por conta de problemas de fornecimento. Finalmente, em 1908, graças a João Evangelista Belfort Duarte, foi substituída pela atual e tradicional camisa vermelha e calção branco. As novas cores foram escolhidas em homenagem à Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o America havia enfrentado em jogo amistoso interestadual.





America RJ Uniforme

O uniforme tradicional do America é camisa vermelha e short branco, seu uniforme reserva é ou camisa branca com short vermelho, ou sofre variações como o uso de uma combinação toda vermelha ou toda branca.

America RJ Escudo

O escudo do America consiste num circulo vermelho com o acrônimo AFC introduzido neste. O escudo do America é o escudo de clube brasileiro mais reproduzido no mundo, sendo copiado por dezenas de outros “Américas” no país, que apenas acrescentaram outro contendo o nome da cidade de onde aquela agremiação era.

Até o final dos anos 80, o America era o mais importante dos Américas do país, sendo semifinalista de um Campeonato Brasileiro de Futebol na Década de 1980, mas, antes mesmo dessas boas campanhas, a tradicional agremiação carioca já havia inspirado dezenas de clubes no país.

America RJ Mascote

A mascote do America do Rio de Janeiro é caracterizado pelo Diabo, a escolha se deu pela personificação popular deste em um ser antropomorfo de pele avermelhada, cor da camisa do clube. O mascote foi adotado em 1947, desenhado pelo cartunista argentino Lorenzo Molas. A torcida atribuiu a decadência estrondosa do time ao mascote em 2015 e chegou a rouba-lo em um dos jogos do clube para que nunca mais se apresentasse nos estádios.Em sua versão infantil, o mascote é o personagem Brasinha, um simpático diabinho.

A ideia de mudança do mascote foi abordada varias vezes, a primeira foi em 2006 quando o técnico Jorginho, seguidor de religião evangélica, assumiu o clube e sugeriu que fosse adotado como mascote a Águia, uma leve associação ao Club America do México, que tem o mesmo mascote. Além disso, torcedores, fugindo da originalidade, sugeriram que o clube adotasse como mascote o personagem Capitão América, porém, a diretoria recusou as duas petições.

America RJ Padroeiros

O America adota como santos padroeiros, Nossa Senhora das Graças e São Jorge.

America RJ Hino

Em 1915 foi composto o primeiro hino do America por Freire Júnior, com letra de Luiz França; em 1922 foi criada a segunda versão por Freire Júnior, até se chegar a versão criada pelo compositor americano Lamartine Babo, em 1947:

Letra e Música: Lamartine Babo

Hei de torcer, torcer, torcer…
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer…
Pois a torcida americana é toda assim
A começar por mim
A cor do pavilhão
É a cor do nosso coração!
Em nossos dias de emoção
Toda torcida cantará esta canção!
Trá-lá-lá-lá-lá-lá!
Trá-lá-lá-lá-lá-lá!
Trá-lá-lá-lá-lá-lá!
Campeões de 13, 16 e 22,
Trá-lá-lá!
Temos muitas glórias,
E surgirão outras depois,
Trá-lá-lá!
Campeões com a pelota nos pés,
Fabricamos,
Aos montes,
Aos dez!
Nós ainda queremos muito mais,
America, unido vencerás!





Deixe seu comentário