Avenida Brasil Rio de Janeiro

A Avenida Brasil é um dos principais logradouros da cidade do Rio de Janeiro. Seu surgimento está associado a expansão da cidade para zonas residencias mais afastadas da região central, ainda na primeira metade do século XX.

A mesma passou a servir como porta de entrada por via rodoviária, até então atrelado por via marítima ou pelo caminho percorrido pelo trens.

Avenida Brasil Rio de Janeiro

A avenida que era ligada a Petrópolis em 1941 chegou a ser a primeira rodovia federal (BR-01) EM 1948.

Com 58,5 quilômetros de extensão, corta 26 bairros da cidade e tem o status de mais importante via expressa da cidade do Rio de Janeiro. Apenas um trecho, de 2,3 quilômetros, recebe exclusivamente o nome “Avenida Brasil”, que se compreende entre a Avenida João XXIII, em Santa Cruz, e o acesso à pista da BR-101, no mesmo bairro.

É a maior avenida em extensão do Brasil e o maior trecho urbano da BR-101, ligando exatamente a BR-101 norte (Ponte Rio-Niterói e Rodovia Rio-Vitória/Niterói-Manilha) à BR-101 sul (Rodovia Rio-Santos).

Seu limite de velocidade é de até 90 quilômetros por hora, entretanto com os engarrafamentos, a velocidade média na via expressa diminui significativamente.

Além da BR-101, a Avenida Brasil também faz parte do percurso da BR-040, da BR-116 e da BR-465, totalizando todas as rodovias federais que passam pela cidade do Rio de Janeiro.

A Prefeitura do Rio de Janeiro mensura a Avenida Brasil, como a responsável pelo maior fluxo viário da cidade com mais de 800 mil veículos por dia, atribuído à influência geográfica da via – causado pelo fenômeno da migração pendular, isto é, o deslocamento diário dos trabalhadores da Baixada Fluminense e da Zona Norte e Zona Oeste ao Centro da cidade.

A avenida começa nas proximidades da Zona Portuária tendo como marco a Rodoviária Novo Rio como quilômetro 0 e corta dezenas de bairros até chegar a Santa Cruz, na Avenida João XXIII – o quilômetro final, na Zona Oeste. A Avenida Brasil é uma via estratégica para o dinamismo da cidade do Rio de Janeiro e importante historicamente.

Tem intersecções com a Ponte Rio-Niterói, Linha Vermelha, Linha Amarela, Rodovia Washington Luís, Via Dutra, Antiga Estrada Rio-São Paulo e a Rodovia Rio-Santos, garantindo assim ligação direta com a Baixada Fluminense, a Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e o Centro carioca.

Inaugurada em 1946, recebeu expansão à Zona Oeste com extinção da Avenida das Bandeiras em 1961, o que lhe garantiu esta transversalidade.

Também se tinha a intenção de diminuir os custos de circulação de mercadorias, assim como facilitar acesso às indústrias, que possuíam presença expressiva na região. Teve importante consolidação a partir da década de 1950, com a chegada da indústria automobilística principalmente nos Anos JK.

Nela se situa o Ceasa, no bairro de Irajá, um dos maiores entrepostos de hortifrutigranjeiros da América Latina, e a Fundação Oswaldo Cruz com o seu prédio em estilo arábico.

As críticas à Avenida Brasil geralmente são dirigidas aos seus problemas é melhorias.

Ao não sempre ideal estado de conservação asfáltica, mais intensa do trecho Trevo das Margaridas Caju, diminuindo a velocidade do trânsito, causa congestionamentos, acidentes e danos aos veículos.





Nos últimos anos av. Brasil está sendo toda revitalizada, com a chegada do corredor expresso BRT transbrasil. Várias empresas do setor privado se estalando as margens da avenida mais famosa do país.

Avenida Brasil Rio de Janeiro Projeto

A primeira tentativa de abrir a via aos veículos automotores é datado de 1906, durante a Era Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O objetivo era conectar o Centro da cidade aos bairros localizados depois da Ponta do Caju até Irajá, tendo, como ponto de partida, a Avenida Rodrigues Alves e o Cais do Porto. Em 1916, o projeto estava sendo debatido nos primeiros congressos sobre estradas de rodagem.

Durante a Era Washington Luís da presidência, diversos projetos para a futura rodovia (entre 1926 e 1928) foram considerados, aproveitando trechos do caminho de 1922, quando foi feita a primeira viagem de carro a Petrópolis, agregando alguns sócios do Automóvel Club.

Foram feitos cinco estudos. A que seguia o litoral foi considerada a mais difícil de se executar.

O projeto de autoria de Jorge Macedo Vieira para o Bairro Industrial de Manguinhos (de 1927), com o trajeto pelo litoral, contrariou as tendências das escolhas de trajetos para aberturas de rodovias serem sempre pelo interior e foi a senha para determinar o atual trajeto da Avenida Brasil.

A variante de acesso a Petrópolis, que daria origem à atual Avenida Brasil, foi construída na década de 1940, no período histórico denominado Era Vargas, para desafogar o tráfego nas ruas internas beirando a Estrada de Ferro Leopoldina, que nada mais eram que o antigo caminho para Petrópolis.

Avenida Brasil Rio de Janeiro Estações

Estações localizadas na Avenida Brasil:

  • Terminal Deodoro
  • Estação Guadalupe
  • Terminal Integração TransLight
  • Estação Barros Filho
  • Estação Coelho Neto
  • Estação Irajá
  • Terminal Trevo das Margaridas (Integração com o futuro BRT TransDutra)
  • Estação Parada de Lucas
  • Estação Ponto Chique
  • Terminal Trevo das Missões (Integração com o futuro BRT TransCaxias)
  • Estação Cordovil
  • Estação Vigário Geral
  • Estação Marinha
  • Estação Marinha Mercante
  • Estação Ramos
  • Terminal Integração TransCarioca
  • Estação Rubens Vaz/Nova Holanda
  • Estação Joana Nascimento
  • Terminal FIOCRUZ
  • Estação Parque Vitória
  • Estação São Januário
  • Estação INTO
  • Estação Gasômetro
  • Estação Gamboa
  • Estação Cidade do Samba
  • Estação Bento Ribeiro
  • Estação Senador Pompeu
  • Terminal Uruguaiana

Avenida Brasil Rio de Janeiro Extensão

A Avenida Brasil possui uma extensão de 58,5 km.

Avenida Brasil Rio de Janeiro Ceasa

O alimento que brota no campo percorre um longo caminho até chegar à mesa dos cidadãos fluminenses. E a CEASA-RJ está presente nesse processo.

Além de funcionar como único entreposto comercial público em todo o Estado, a CEASA-RJ desempenha, ainda, ações de segurança alimentar e nutricional, de fortalecimento da agricultura familiar, de controle sanitário e de resíduos de agrotóxicos, de responsabilidade social e ambiental junto às comunidades populares de seu entorno, dentre outras funções natureza pública.

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