A Avenida Brasil é um dos principais logradouros da cidade do Rio de Janeiro. Seu surgimento está associado a expansão da cidade para zonas residencias mais afastadas da região central, ainda na primeira metade do século XX.
A mesma passou a servir como porta de entrada por via rodoviária, até então atrelado por via marítima ou pelo caminho percorrido pelo trens.
A avenida que era ligada a Petrópolis em 1941 chegou a ser a primeira rodovia federal (BR-01) EM 1948.
Com 58,5 quilômetros de extensão, corta 26 bairros da cidade e tem o status de mais importante via expressa da cidade do Rio de Janeiro. Apenas um trecho, de 2,3 quilômetros, recebe exclusivamente o nome “Avenida Brasil”, que se compreende entre a Avenida João XXIII, em Santa Cruz, e o acesso à pista da BR-101, no mesmo bairro.
É a maior avenida em extensão do Brasil e o maior trecho urbano da BR-101, ligando exatamente a BR-101 norte (Ponte Rio-Niterói e Rodovia Rio-Vitória/Niterói-Manilha) à BR-101 sul (Rodovia Rio-Santos).
Seu limite de velocidade é de até 90 quilômetros por hora, entretanto com os engarrafamentos, a velocidade média na via expressa diminui significativamente.
Além da BR-101, a Avenida Brasil também faz parte do percurso da BR-040, da BR-116 e da BR-465, totalizando todas as rodovias federais que passam pela cidade do Rio de Janeiro.
A Prefeitura do Rio de Janeiro mensura a Avenida Brasil, como a responsável pelo maior fluxo viário da cidade com mais de 800 mil veículos por dia, atribuído à influência geográfica da via – causado pelo fenômeno da migração pendular, isto é, o deslocamento diário dos trabalhadores da Baixada Fluminense e da Zona Norte e Zona Oeste ao Centro da cidade.
A avenida começa nas proximidades da Zona Portuária tendo como marco a Rodoviária Novo Rio como quilômetro 0 e corta dezenas de bairros até chegar a Santa Cruz, na Avenida João XXIII – o quilômetro final, na Zona Oeste. A Avenida Brasil é uma via estratégica para o dinamismo da cidade do Rio de Janeiro e importante historicamente.
Tem intersecções com a Ponte Rio-Niterói, Linha Vermelha, Linha Amarela, Rodovia Washington Luís, Via Dutra, Antiga Estrada Rio-São Paulo e a Rodovia Rio-Santos, garantindo assim ligação direta com a Baixada Fluminense, a Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e o Centro carioca.
Inaugurada em 1946, recebeu expansão à Zona Oeste com extinção da Avenida das Bandeiras em 1961, o que lhe garantiu esta transversalidade.
Também se tinha a intenção de diminuir os custos de circulação de mercadorias, assim como facilitar acesso às indústrias, que possuíam presença expressiva na região. Teve importante consolidação a partir da década de 1950, com a chegada da indústria automobilística principalmente nos Anos JK.
Nela se situa o Ceasa, no bairro de Irajá, um dos maiores entrepostos de hortifrutigranjeiros da América Latina, e a Fundação Oswaldo Cruz com o seu prédio em estilo arábico.
As críticas à Avenida Brasil geralmente são dirigidas aos seus problemas é melhorias.
Ao não sempre ideal estado de conservação asfáltica, mais intensa do trecho Trevo das Margaridas Caju, diminuindo a velocidade do trânsito, causa congestionamentos, acidentes e danos aos veículos.
Nos últimos anos av. Brasil está sendo toda revitalizada, com a chegada do corredor expresso BRT transbrasil. Várias empresas do setor privado se estalando as margens da avenida mais famosa do país.
Avenida Brasil Rio de Janeiro Projeto
A primeira tentativa de abrir a via aos veículos automotores é datado de 1906, durante a Era Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O objetivo era conectar o Centro da cidade aos bairros localizados depois da Ponta do Caju até Irajá, tendo, como ponto de partida, a Avenida Rodrigues Alves e o Cais do Porto. Em 1916, o projeto estava sendo debatido nos primeiros congressos sobre estradas de rodagem.
Durante a Era Washington Luís da presidência, diversos projetos para a futura rodovia (entre 1926 e 1928) foram considerados, aproveitando trechos do caminho de 1922, quando foi feita a primeira viagem de carro a Petrópolis, agregando alguns sócios do Automóvel Club.
Foram feitos cinco estudos. A que seguia o litoral foi considerada a mais difícil de se executar.
O projeto de autoria de Jorge Macedo Vieira para o Bairro Industrial de Manguinhos (de 1927), com o trajeto pelo litoral, contrariou as tendências das escolhas de trajetos para aberturas de rodovias serem sempre pelo interior e foi a senha para determinar o atual trajeto da Avenida Brasil.
A variante de acesso a Petrópolis, que daria origem à atual Avenida Brasil, foi construída na década de 1940, no período histórico denominado Era Vargas, para desafogar o tráfego nas ruas internas beirando a Estrada de Ferro Leopoldina, que nada mais eram que o antigo caminho para Petrópolis.
Avenida Brasil Rio de Janeiro Estações
Estações localizadas na Avenida Brasil:
- Terminal Deodoro
- Estação Guadalupe
- Terminal Integração TransLight
- Estação Barros Filho
- Estação Coelho Neto
- Estação Irajá
- Terminal Trevo das Margaridas (Integração com o futuro BRT TransDutra)
- Estação Parada de Lucas
- Estação Ponto Chique
- Terminal Trevo das Missões (Integração com o futuro BRT TransCaxias)
- Estação Cordovil
- Estação Vigário Geral
- Estação Marinha
- Estação Marinha Mercante
- Estação Ramos
- Terminal Integração TransCarioca
- Estação Rubens Vaz/Nova Holanda
- Estação Joana Nascimento
- Terminal FIOCRUZ
- Estação Parque Vitória
- Estação São Januário
- Estação INTO
- Estação Gasômetro
- Estação Gamboa
- Estação Cidade do Samba
- Estação Bento Ribeiro
- Estação Senador Pompeu
- Terminal Uruguaiana
Avenida Brasil Rio de Janeiro Extensão
A Avenida Brasil possui uma extensão de 58,5 km.
Avenida Brasil Rio de Janeiro Ceasa
O alimento que brota no campo percorre um longo caminho até chegar à mesa dos cidadãos fluminenses. E a CEASA-RJ está presente nesse processo.
Além de funcionar como único entreposto comercial público em todo o Estado, a CEASA-RJ desempenha, ainda, ações de segurança alimentar e nutricional, de fortalecimento da agricultura familiar, de controle sanitário e de resíduos de agrotóxicos, de responsabilidade social e ambiental junto às comunidades populares de seu entorno, dentre outras funções natureza pública.