Bairro Flamengo Rio de Janeiro

Flamengo é um bairro da zona sul do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Tem, como principal referência, a Praia do Flamengo.

Seus limites são os bairros de Botafogo, Laranjeiras, Catete e Glória. É, eminentemente, residencial de classe média e classe média alta.

Bairro Flamengo Rio de Janeiro

A Avenida Rui Barbosa, no bairro, já foi um dos endereços mais nobres da cidade do Rio de Janeiro, mas, com o desenvolvimento de bairros como Copacabana, Ipanema e Leblon no século XX, o bairro perdeu um pouco de seu status.

Catete, Largo do Machado e Flamengo são as estações de metrô que dão acesso ao bairro. Suas principais ruas são: Senador Vergueiro, Paissandu, Marquês de Abrantes, Praia do Flamengo e Avenida Infante Dom Henrique.

A Praia do Flamengo, a Praça São Salvador, o Centro Cultural Oi Futuro, o Centro Cultural Arte Sesc, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, o Castelinho do Flamengo (o qual abriga o Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho) e o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes são alguns pontos de interesse que estão situados no bairro e em seu entorno.

Os consulados do Japão, México, Peru, Reino Unido, Chile, Bolívia e Islândia estão localizados no bairro.

As origens do bairro do Flamengo, remontam ao período da “descoberta” da Baía de Guanabara. Já em fins de 1503 ou início de 1504, o navegador Gonçalo Coelho abastecia de água a sua expedição na foz do rio Carioca, que desaguava na atual Praia do Flamengo. Embora os portugueses chamassem o lugar de Aguada dos Marinheiros, os Tamoios influenciaram na mudança do nome para rio Carioca em função de uma feitoria construída no local. Carioca, na língua dos Tamoios, quer dizer casa de branco (cari – branco; oca – casa).

Martins Afonso de Souza vem ao Rio de Janeiro, em 1530, e desembarca na foz do rio Carioca, região conhecida pelos índios como Uruçu-Mirim (abelha pequena na língua dos Tamoios), que ficava nas imediações onde hoje está a Rua Barão do Flamengo. Em 1531, Pero Lopes de Souza, que fazia parte da expedição de Martins Afonso de Souza, constrói a primeira casa de pedra da cidade, na foz do rio Carioca, que foi a primeira edificação do gênero existente nas três Américas.





Esta casa serviu de moradia ao primeiro juiz da cidade, Pedro Martins Namorado, nomeado em 1565 por Estácio de Sá. A casa foi destruída por uma ressaca, sendo reconstruída no século XVII para servir de moradia para o sapateiro Português Sebastião Gonçalves que ali residiu de 1606 a 1620. Por isso, na época, a Praia do Flamengo foi denominada de Praia do Sapateiro. A casa de pedra existiu por um período de duzentos anos desaparecendo por volta dos anos Setecentos.

O primeiro sinal de urbanização do Flamengo foi uma estrada construída no século XVII para levar a produção de açúcar do Engenho D’El Rei, que ficava na atual Lagoa, ao Porto do Rio. Mas foi na administração do Prefeito Pereira Passos (1902-1906), com a abertura da Avenida Beira-Mar, que a região se modernizou e o Flamengo ganhou um punhado de prédios e palacetes elegantes. A avenida, que ia da Avenida Rio Branco a Botafogo, era considerada, na inauguração, um dos lugares mais bonitos do mundo.

Hotel Flamengo Rio de Janeiro

Conheça alguns hotéis localizados no bairro do Flamengo:

  • Hotel Regina
  • Argentina Hotel
  • Petit Rio Hotel
  • Hotel Venezuela

Bares Bairro Flamengo Rio de Janeiro

Os melhores bares você encontra no bairro do Flamengo:

  • Armazém do Chopp
  • Boteco Belmonte
  • Bar do Elias
  • Bartman
  • Boteco da Praia

Flamengo Rio de Janeiro O Que Fazer

O Que Fazer no bairro do Flamengo, veja alguns pontos turísticos:

  • Centro Cultural Oi Futuro
  • Monumento Estácio de Sá
  • Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho
  • Morro Azul

Flamengo Rio de Janeiro Fotos

Flamengo Rio de Janeiro Fotos

Outras informações

Mapa de localização





Deixe seu comentário