As Melhores Cachoeiras RJ

Se você é apaixonado por ecoturismo então certamente curte um bom banho de cachoeira. Dentro da cidade do Rio de Janeiro existem diversas trilhas que levam a lindas cascatas e cachoeiras, que são ótimas opções para se refrescar no verão, além das praias.

Vale a pena conhecer as melhores Cachoeiras no Rio de Janeiro, tem garanto que elas rendem um bom banho e lindas fotos.

As Melhores Cachoeiras RJ

As trilhas pela Mata Atlântica oferecem aos visitantes incríveis vistas e experiências relaxantes ao se refrescar nas diversas cachoeiras no Rio de Janeiro.

Muitas delas estão localizadas bem no meio da cidade, próximo do Jardim Botânico (no Horto Florestal), no Parque Estadual da Pedra Branca e na Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, no Parque Nacional da Tijuca.

Cachoeira Conde D’eu – Sumidouro

Cachoeira Conde D’eu – Sumidouro

A cachoeira Conde D’eu é considerada uma das maiores cachoeiras do Estado do Rio de Janeiro, sendo a maior de queda livre no estado, são 127 metros de queda com grande volume de água. O impacto das águas no poço forma uma nuvem de água que em dias de sol formam arco-íris, que embelezam ainda mais o local. A cachoeira Conde D’eu fica no município de Sumidouro, próximo ao distrito de Dona Maria.

Altura da Cachoeira Conde D’eu: 127 metros

Como chegar na Cachoeira Conde D’eu: A cachoeira fica a 15 do centro de Sumidouro. Seguir pela RJ-148 até a placa indicativa da Cachoeira. Após a placa, a estrada é sem capeamento e é preciso ir até onde der com o carro, a partir de certo ponto a estrada fica estreita se tornando uma verdadeira trilha e neste caso a saída é seguir a pé até a base da cachoeira.

Cachoeira do Escorrega

Cachoeira do Escorrega

A cachoeira do Escorrega é uma das mais clássicas da Vila da Maromba, distrito do município de Itatiaia. A cachoeira faz jus ao nome, são 30 metros de tobogã natural, formado por uma pedra bem lisa. A região de Itatiaia é famosa pela quantidade de cachoeiras, mais de 100 catalogadas, e também por suas montanhas, algumas com altitude superior a 2.500 metros, onde estão grande parte das nascentes dos rios que formam as cachoeiras da Vila da Maromba. Isso explica porque as águas da Cachoeira do Escorrega costumam ser tão geladas.

Altura da Cachoeira do Escorrega: 30 metros de tobogã

Como chegar na Cachoeira do Escorrega: A cachoeira fica a 3 km acima da Vila da Maromba. A estrada de acesso para a Vila é a RJ 163, que inicia-se na Dutra. A estrada é estreita e bastante sinuosa, mas o caminho é asfaltado e a paisagem é sensacional.





Distância do centro do Rio de Janeiro: 200 km

Cachoeira dos Treze

Cachoeira dos Treze

A Cachoeira dos Treze ou Cachoeira da Macumba é formada por duas quedas, a primeira com 15 metros de altura e a segunda com 30 metros. As suas águas foram dois poços que são um verdadeiro convite a um banho. A cachoeira está na cidade de Petrópolis, região de geografia acidentada e recheada de cachoeiras, picos e pedras, excelente para a prática de trekking e escalada.

Altura da Cachoeira dos Treze: 45 metros

Como chegar na Cachoeira dos Treze: A cachoeira fica no km 19 da estrada Petrópolis – Teresópolis. O acesso para a cachoeira fica do lado direto da estrada, para quem vem de Petrópolis, através de uma trilha de apenas 5 minutos

Distância do centro do Rio de Janeiro: 70 km

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Apesar do nome ser bastante comum, essa cachoeira merece destaque pela sua localização e beleza. A Cachoeira Véu da Noiva fica no Parque Estadual da Serra dos Órgãos, um dos melhores lugares do país para a prática de esportes de montanha e local do berço da escalada no Brasil, a pedra do Dedo de Deus. A cachoeira tem 23 metros de altura, muito utilizada para escalada, rapel e cascading. Para quem gosta de dar um mergulho, seu poço é de 1,5 metros e a queda d’água não é muito forte.

Altura da Cachoeira Véu da Noiva: 27 metros

Como chegar na Cachoeira Véu da Noiva: A trilha para a cachoeira inicia-se na sede de Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no bairro do Bonfin, no distrito de Corrêas. O parque abre as 8:00 horas da manhã e o percurso da portaria até a cachoeira é de 1h:40 min. Durante o caminho tem-se vista para as principais montanhas da região, formando um cenário incrível. É preciso pagar um valor de entrada na portaria do Parque para ter acesso as atrações.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 80 km

Cachoeira da Jornada

Cachoeira da Jornada

A cachoeira da Jornada é também conhecida como Chapadão. Sua queda é de 65 metros e formada pelas águas do rio Manuel Alexandre. A cachoeira da Jornada está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, dentro da Reserva Ecológica do Guapiaçu, que guarda uma das poucas áreas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Apesar da sua altura, o volume de água da cachoeira é pequeno e o seu poço é raso, então a visita vale muito mais para a contemplação da sua beleza.

Altura da Cachoeira da Jornada: 65 metros

Como chegar na Cachoeira da Jornada: Acesso pela rodovia BR 122 em direção a Nova Friburgo. No km 32, há um acesso por estrada de terra que leva até a entrada do Parque. Dentro do parque é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 3 km até a cachoeira.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 100 km





Deixe seu comentário