Catedral do Rio de Janeiro

Criada em 1676 pela bula do Papa Inocêncio XI, a Diocese, e depois Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro nunca teve Catedral própria, sempre precisou servir-se de igrejas emprestadas.

Nos primeiros 58 anos de sua história, ela se instalou na igrejinha que o governador Salvador de Sá mandara fazer de adobes e telha-vã, com três naves, no Morro do Castelo, e que foi demolida em 1922, quando acabou o desmonte do morro.

Catedral do Rio de Janeiro

Em 1734, a Catedral foi transferida do Morro do Castelo para a igreja de Santa Cruz dos Militares, onde permaneceu apenas três anos. Depois mudou-se para a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e ali ficou até a chegada da Família Real, em 1808, quando o Príncipe Regente de Portugal, Dom João VI, fez da igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV, sua Capela Real, logo elevada, por ele também, à categoria de Catedral.

Só depois de muitas e penosas diligências, a Arquidiocese conseguiu que o então Estado da Guanabara lhe cedesse um terreno no qual foi erguida a Catedral, que teve sua pedra fundamental abençoada e lançada por D. Jaime de Barros Câmara, a 20 de janeiro de 1964, sendo Sumo Pontífice S.S. o Papa Paulo VI.

Em 1972, o Cardeal D. Eugenio de Araujo Sales (sucessor de D. Jaime, falecido no dia 18 de fevereiro de 1971), já pôde celebrar a Missa de Natal na nova Igreja. No dia 16 de novembro de 1976, Ano do Tricentenário da Arquidiocese, Sua Eminência sagrou o altar-mor da Catedral de São Sebastião e, em 1979, no dia 15 de agosto, quando comemorava o Jubileu de prata de sua ordenação episcopal, fez a solene Dedicação do Novo Templo, o que pode ser considerado o verdadeiro marco da sua inauguração.

Aos 20 dias do mês de novembro de 1976, o Cardeal Arcebispo Dom Eugenio de Araujo Sales nomeou Cura da Catedral de São Sebastião o incansável empreendedor da construção da nova Catedral Monsenhor Ivo Antonio Calliari e, em 28 de dezembro de 1983, nomeou-o Pároco da Paróquia da Catedral de São Sebastião.

Aos 2 dias do mês de julho de 1980, Sua Santidade o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, presidiu solene cerimônia com os Bispos do CELAM, que comemorava jubileu de prata. E, no dia 4 de outubro de 1997, Sua Santidade presidiu solene Missa, concelebrada por mais de 500 bispos do mundo inteiro e por mais de 1.000 padres, ocasião na qual 5.000 pessoas participaram e milhares assistiram, de todas as partes do mundo, via televisão, por ocasião do “II Encontro Mundial do Papa com as Famílias”, consolidando-a definitivamente, como marco de arquitetura moderna e arrojada, imponente e funcional, que se distingue por sua nobre simplicidade.





No ano em que comemorou 30 anos a frente da Arquidiocese, o Eminentíssimo Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales tornou-se Arcebispo Emérito e a Cerimônia de Início de Missão do novo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, deu-se a 22 de setembro de 2001, nesta Catedral.

No ano de 2009 o Cardeal Scheid tornou-se Arcebispo Emérito e o novo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, nomeado pelo Sumo Pontífice Bento XVI, iniciou a Missão como Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, no domingo da Oitava da Páscoa e Festa da Misericórdia, a 19 de abril de 2009, em solene celebração Eucarística, nesta Catedral de São Sebastião, quando foi introduzido sobre a Cátedra seu brazão episcopal, cujo lema é: PARA QUE TODOS SEJAM UM. Autoridades civis, militares e religiosas e milhares de fiéis apresentaram a Dom Orani Tempesta as boas vindas e votos de abençoado pastoreio.

Catedral do Rio de Janeiro Horário de Missas

Horário De Missas:

  • Domingo: 10h – Missa Dominical – Altar Mor
  • Segunda-Feira: 12h – Cripta (Capela das Almas)
  • Terça-Feira á Sábado: 12h – Missa na Capela JMJ

Catedral do Rio de Janeiro Arquiteto

O projeto da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca: segundo alguns, inspirado nas naves do Projeto Apollo, como símbolo do futuro; segundo outros, inspirado nas pirâmides maias.

A porta principal é formada por relevos em bronze e tem, como tema, a fé. O interior da catedral foi projetado pelo padre Paulo Lachen Maier. As esculturas são de Humberto Cozzo. A Capela do Santíssimo tem dois candelabros de Niccola Zanotto.

Catedral do Rio de Janeiro Curiosidades

Existem boatos que o formato de “balde de cabeça para baixo” foi inspirado nas naves do projeto Apolo. Mas a lenda urbana mais interessante versa que o arquiteto que a projetou sempre sonhava que um enorme balde com água benta cairia sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Quando o arquiteto teve oportunidade de apresentar um projeto, este seguiu seu desejo onírico, e projetou a catedral em formato de um grande balde de concreto de cabeça para baixo, para simbolizar que toneladas de água benta foram jogadas por sobre a cidade.

Horário de Funcionamento Catedral do Rio de Janeiro

  • Diariamente das 7h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Catedral do Rio de Janeiro

  • Av. Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2240-2669

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário