Centro Cultural Banco do Brasil RJ

O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Centro Cultural Banco do Brasil RJ

“Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do
Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março.

No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

“Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra 30 anos de atuação com mais de 50 milhões de visitas.

O CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Mais de três mil projetos já foram oferecidos ao público nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento e. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo.

Na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2018, da publicação inglesa, ocupa a 42ª posição com 1.388.664 visitantes, além de ocupar posição de destaque no ranking das exposições mais populares do mundo com “Festival Internacional de Linguagem Eletrônica” (FILE) em 11º e “Ex Africa” em 26º lugar. Agente fomentador da arte e da cultura brasileira, segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial”

O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa 15.046m² desse total.

Centro Cultural Banco do Brasil RJ Programação

Para informações sobre a programação acesse o site.

Centro Cultural Banco do Brasil RJ Biblioteca

As modalidades de empréstimos são:





  • Público: Empréstimo mediante cadastramento em biblioteca conveniada e apresentação de autorização do bibliotecário responsável.
  • Funcionários do Banco do Brasil, seus dependentes e pensionistas: Empréstimo interno, por meio do serviço de malote ou retirada na própria biblioteca. (No caso de pensionistas o empréstimo é feito apenas no balcão de atendimento).

Importante:

De acordo com a norma internacional de segurança, mochilas, sacolas, bolsas, pochetes, estojes e volumes deverão permanecer no guarda-volumes. Permitido o ingresso de lápis, caneta, caderno, apostilas em espiral e folhas impressas sujeitas à conferência na saída da biblioteca. Permitida a entrada de livros/ periódicos do próprio usuário (respeitando o limite de até 2 (dois) itens por usuário).

Não podem ser emprestadas as obras com a classificação NC, CJGM, CMMA, FE, OR/R, OR/, OR/MR, OR/E, OR/I e MUSEU na etiqueta, além dos periódicos.

Não é permitida a entrada de alimentos ou bebidas no interior da biblioteca.

Regras para entrada de material de propriedade do usuário:

  • O usuário deverá se cadastrar no balcão de atendimento da biblioteca e preencher uma autorização de entrada com os dados de cada item;
  • Somente será permitida a entrada de 2 (dois) itens por vez, a segurança do material é de inteira responsabilidade do usuário;
  • Os itens devem ser apresentados no balcão de atendimento no momento em que o usuário entrar na biblioteca e ao sair para que seja realizada a conferência dos mesmos;
  • A saída do material deve ser realizada até 30 (trinta) minutos antes do final do expediente (20:30h), para que haja tempo hábil para a conferência.

Centro Cultural Banco do Brasil RJ Trabalhe Conosco

O Centro Cultural Banco do Brasil RJ disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Centro Cultural Banco do Brasil RJ

  • Quarta a segunda das 9h às 21h

Onde Fica, Endereço e Telefone Centro Cultural Banco do Brasil RJ

  • R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3808-2020

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário