Colégio Santo Inácio RJ

Uma escola centenária com a vitalidade da juventude. Assim é o Colégio Santo Inácio, que completa 115 anos como uma referência de ensino no Brasil.

Referência esta calcada na missão dos jesuítas, que chegaram ao País no século XVI com o propósito de evangelizar os brasileiros de então – as nações indígenas – através da educação.

Desde o momento da fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565, os jesuítas estiveram presentes, ficando responsáveis pela primeira igreja da cidade, dedicada a São Sebastião, construída na praia entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar.

A primeira tentativa da Companhia de Jesus de estabelecer uma instituição de ensino na cidade data de 1567, com a abertura do Real Colégio de Jesus do Rio de Janeiro, no Morro do Castelo. O primeiro reitor da escola foi o Padre Manoel da Nóbrega, mas as atividades, voltadas principalmente para a catequese dos índios, cessaram em 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo governo de Portugal.

A Companhia de Jesus retornaria ao País em 1814, sem, no entanto, retomar o prédio no Morro do Castelo. De 1900 a 1902, na mesma casa onde viviam os padres, na Rua Senador Vergueiro, 35, no Flamengo, foi aberta uma pequena escola primária, que também preparava os meninos para a Primeira Comunhão.

Em julho de 1903, os padres se mudam para o casarão da Rua São Clemente 132, em Botafogo, onde começa a funcionar o Externato Santo Inácio, com apenas nove alunos e um professor, que os preparava para as provas de Admissão ao Ginásio – equivalente à segunda fase do Ensino Fundamental. O padre Domingos de Meiss foi o primeiro reitor do Externato, que, dois anos mais tarde, já contava com 92 alunos.

A procura excedeu as expectativas dos jesuítas – em 1909, havia 267 jovens matriculados. No fim daquele ano, outras alas foram erguidas em torno do pátio, iniciando a construção do principal prédio do colégio, imóvel tombado em 1990, devido a seu valor cultural e arquitetônico. O tombamento incluiu a casa vizinha, comprada da família Joppert, onde funcionou a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 1940 e 1955.

Hoje, o Santo Inácio tem 4.000 alunos e se destaca entre as melhores instituições de ensino do país não apenas pelos excelentes resultados em concursos de acesso às universidades. Dentro do compromisso com os preceitos inacianos está a formação integral dos alunos, que são incentivados a contribuir com projetos de evangelização e ação social.

Entre essas ações, está a abertura, em 1968, do curso noturno, voltado para jovens e adultos trabalhadores. Em 1979, devido à proximidade com a comunidade Santa Marta, o Colégio Santo Inácio levantou recursos para financiar a construção de creches e ambulatórios para o atendimento daquela população. Alunos, ex-alunos, professores, funcionários e suas famílias têm tradicionalmente marcado presença pelo engajamento em experiências concretas de voluntariado. Uma vivência plena de cidadãos inacianos.





Missão
Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

Visão
Ser um centro inovador de aprendizagem integral, que educa para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável.

Princípios e Valores

  1. Amor e Serviço
    A experiência radical de sermos criados por Deus, no seguimento a Jesus Cristo, impele-nos a uma resposta encarnada por meio da atuação no mundo, em que colocamos nossos dons a serviço dos demais.
  2. Justiça socioambiental
    Deus nos chama ao movimento contínuo de reconciliação com ele, com a humanidade e com a criação, colaborando para a construção de uma sociedade onde a justiça se faça presente nas relações, na mudança das estruturas sociais e no cuidado com a casa comum.
  3. Discernimento
    Fundamento que orienta a missão educativa e a elaboração de projetos de vida, ambos comprometidos com um mundo mais justo.
  4. Cuidado com a pessoa
    Postura acolhedora expressa por meio do diálogo e da abertura ao outro, respeitando a dignidade de cada um, de modo que todos se responsabilizem mutuamente e aprendam uns com os outros.
  5. Formação integral
    Desenvolvimento das potencialidades da pessoa nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, por meio de um currículo integrado e integrador.
  6. Colaboração e sustentabilidade
    Visão compartilhada, trabalho em rede e solidariedade no uso dos recursos, garantindo a viabilidade da missão.
  7. Criatividade e inovação
    A tradição jesuítica inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea.

Colégio Santo Inácio RJ Mensalidades

As mensalidades no Colégio Santo Inácio RJ, variam de acordo com a série e possíveis descontos obtidos através de bolsas e promoções. Para saber exatamente qual o valor da mensalidade acesse o site ou entre em contato diretamente com a secretaria da escola.

Colégio Santo Inácio RJ Trabalhe Conosco

Para aqueles que almejam trabalhar em uma empresa que preza por realizar serviços da mais alta qualidade, e que zela por seus colaboradores e profissionalismo sempre, estes profissionais devem trabalhar no Colégio Santo Inácio RJ, acesse o site para enviar seu currículo.

Colégio Santo Inácio RJ Lista de Material

Acesse o site e confira a lista de material de cada série para o ano letivo.

Horário de Funcionamento Colégio Santo Inácio RJ

  • Segunda a sexta das 7h às 22h

Onde Fica, Endereço e Telefone Colégio Santo Inácio RJ

  • R. São Clemente, 226 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3184-6200

Outras informações: Site e CNPJ

Mapa de localização





Deixe seu comentário