Consulado Americano Rio de Janeiro

O Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro foi estabelecido em novembro de 1971, quando a Embaixada foi transferida para Brasília.

Liderado por um cônsul geral, o escritório é responsável por uma ampla gama de funções consulares e comerciais e pela coordenação das atividades do governo dos Estados Unidos em seu distrito consular, que abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Consulado Americano Rio de Janeiro

A Seção Consular também possui jurisdição consular sobre essa região no Brasil. No entanto, a maioria dos solicitantes agora pode solicitar um visto de não-imigrante em qualquer consulado ou embaixada no Brasil, independentemente de onde eles moram no país.

O Consulado Geral dos EUA no Rio está alojado no mesmo prédio que era a Embaixada dos EUA, antes da capital brasileira se mudar do Rio de Janeiro para Brasília. O edifício de 13 andares, construído em 1952, está localizado na Avenida Presidente Wilson, 147 Castelo, no centro do Rio de Janeiro.

Após a Segunda Guerra Mundial, a necessidade do governo dos EUA de espaço para escritórios estrangeiros aumentou, de modo que o Escritório de Operações Estrangeiras de Edifícios (FBO) do Departamento de Estado embarcou em um programa de construção amplamente expandido. A FBO contratou o escritório de arquitetura Harrison e Abramovitz, uma das empresas mais renomadas dos Estados Unidos, para projetar a nova Embaixada dos EUA no Rio de Janeiro em 1952.

O edifício foi projetado com esse estilo arquitetônico moderno, visto como uma expressão de ideais americanos únicos. O edifício atual tem treze andares e, de acordo com o Christian Science Monitor, “expressa a amizade de dois países amplamente separados no molde da arquitetura ousada, ar condicionado centralizado, caixilhos de janelas de aço inoxidável e isolamento de espuma de vidro”. O edifício também tem uma bela vista do Porto do Flamengo, no Rio. Em 1960,

Enquanto o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, a Embaixada Americana abrigava os seguintes embaixadores dos EUA: Jefferson Caffery (1937-1946), William D. Pawley (1946-1948), Herschel V. Johnson (1948-1953), James S. Kemper (1953-1955), James Clement Dunn (1955-1956), Ellis O. Briggs (1956-1959) e John M. Cabot (1959-1961).

Desde que o edifício da Embaixada no Rio de Janeiro se tornou o Consulado Geral em 1971, os seguintes Consulados Gerais atuaram no prédio: Clarence Bounstra (1971-1974), John Dexter (1975-1978), John DeWitt (1979-1981), Samuel Lupo (1981-1984), Alfonso Arenales (1984-1987), Louis Schwartz Jr. (1988-1990), A. Donald Bramante (1990-1993), David E. Zweifel (1993-1995), James M. Derham ( 1995-1997), Cristobal R. Orozco (1997-2000), Adrienne S. O’Neal (2000-2001), Mark M. Boulware (2001-2004), Edmund E. Atkins (2004-2006), Elizabeth Lee Martinez (2006-2009), Dennis Hearne (2009-2012), John Creamer (2012-2015), Jimmy Story (2015-2018) e Scott Hamilton (2018 até o presente).

Consulado Americano Rio de Janeiro Visto

É rápido e fácil solicitar um visto de não imigrante (turismo). O governo norte-americano emite os vistos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Para solicitar o visto, você vai precisar de certos documentos e uma foto. Veja abaixo as informações específicas. Uma vez de posse dessas informações, verifique no site o local para saber onde solicitar o visto.

Documentos Necessários





  • Preencha o Formulário DS-160 online. Selecione a cidade onde quer comparecer pessoalmente para a entrevista, caso seja necessário. Ao completar o formulário, imprima a página de confirmação.
  • Atenção: antes de iniciar o preenchimento de seu DS-160, assegure-se de anotar o número de identificação (Application ID) de seu formulário, assim como a questão de segurança. Essas informações são fundamentais para que possa acessar o formulário posteriormente, caso tenha que interromper o preenchimento do mesmo ou precise modificar ou acrescentar alguma informação após o envio eletrônico do mesmo. Caso não proceda dessa maneira, você não conseguirá acessar seu DS-160 novamente, sendo necessário iniciar o preenchimento e envio de um novo formulário.
  • Tenha em mãos seu passaporte, informação sobre vistos anteriores que tenha obtido para os Estados Unidos, se houver, e quaisquer outros documentos relevantes para a viagem que planeja fazer aos EUA. Você precisará das informações contidas nesses documentos ao preencher o formulário.

Requisitos para a Fotografia

A fotografia deve:

  • Ter sido tirada nos últimos seis meses;
  • Ter 5cm x 5cm, com a cabeça centralizada no espaço. A cabeça (medida do topo do cabelo até embaixo do queixo) deve medir de 2,5cm a 3,5cm com a linha dos olhos entre 2,8cm e 3,5 cm do limite inferior da foto. As fotos podem conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5cm);
  • Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo poluído, estampado ou escuro não serão aceitas;
  • Não ser montada em moldura, com o rosto inteiro ocupando cerca de 50% da área da fotografia. Em geral a cabeça do solicitante, incluindo o rosto e o cabelo, devem ser mostrados do alto da cabeça até abaixo do queixo e das linhas do cabelo da lado a lado. É preferível que as orelhas estejam visíveis.

Informações adicionais sobre fotografia:

  • Coberturas de cabeça como chapéus ou lenços só serão aceitos por motivos religiosos e, mesmo assim, não podem cobrir nenhuma parte do rosto do solicitante;
  • Óculos escuros ou qualquer coisa usada que esconda a face só serão aceitos se exigidos por determinação médica (como um tapa-olho, por exemplo);
  • Uma foto que mostre uma pessoa usando uma máscara tradicional ou véu que não permita a identificação adequada não será aceita;
  • Fotos com chapéus militares, aeronáuticos ou profissionais não serão aceitas. Fotos com solicitantes usando adereços de cabeça tribais, nacionais ou de qualquer natureza que não especificamente religiosa não serão aceitas;
  • Coberturas de cabeça são aceitas apenas quando o rosto do solicitantes está completamente exposto.

Mais informações podem ser encontradas na página de Requisitos de Fotos Digitais (em inglês).

Consulado Americano Rio de Janeiro Agendamento

O serviço de agendamento oferece prioridade nos casos de agendamento para Estudantes e Intercambistas, bem como para solicitantes renovando seus vistos B1/B2 ainda válidos ou que tenham vencido dentro dos últimos 12 meses.

Consulado Americano Rio de Janeiro Hotéis Próximos

Conheça alguns hotéis próximos ao Consulado:

  • Studio Rio Beira Mar
  • Selina Lapa Rio de Janeiro
  • Casa Geranio
  • OYO Lapa Ville Hotel
  • Guesthouse Bianca

Consulado Americano Rio de Janeiro Trabalhe Conosco

Para visualizar a lista de vagas disponíveis e enviar seu currículo online, favor visitar o site: Electronic Recruitment Application (ERA). O site está disponível apenas em inglês. A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil não aceita currículos impressos ou enviados por e-mail.

Horário de Funcionamento Consulado Americano Rio de Janeiro

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Consulado Americano Rio de Janeiro

  • Av. Pres. Wilson, 147 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3823-2000

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário