CRTR RJ

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 4ª Região foi criado através da Resolução CONTER nº 10/1988, com jurisdição no Estado do Rio de Janeiro, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Além da Sede, o CRTR 4ª Região possui duas Delegacias Regionais que ficam localizadas em Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

CRTR RJ

Atualmente contamos com 22 funcionários, 02 prestadores de serviços, 04 estagiários, e possuímos 29.751 Profissionais Inscritos em nossos quadros.

Criada no ano de 1988 pelo Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia, a principal missão da Autarquia é trabalhar em prol da categoria e da sociedade, para que profissionais habilitados possam prestar serviço de qualidade e com capacidade.

O Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia da 4ª Região tem como objetivo fiscalizar o profissional, no exercício do poder de polícia, zelar pela ética e a habilitação técnica adequada para o exercício profissional. Tendo como valores a enorme responsabilidade social que este conselho profissional possui.

Em 8 de novembro de 1895, foram descobertos os Raios-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roetgen ao ver sua mão projetada numa tela enquanto trabalhava com radiações.

Após observar a projeção, imaginou que de um tubo em que ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo especial de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano. E, por ser uma radiação invisível, denominou-a Raios-X. Tal façanha vale-lhe o prêmio Nobel de Física, no ano de 1901.

Um ano depois, em 1896, foi realizada na Inglaterra a primeira radiografia de um projétil de arma de fogo no interior do crânio de um paciente.

Desde esta época até os dias de hoje surgiram várias modificações nos aparelhos iniciais a fim de se reduzir a radiação ionizante usada nos pacientes que, acima de uma certa quantidade, é prejudicial à saúde.

A evolução dos equipamentos trouxe novos métodos. Assim surgiu a Planigrafia linear, depois a Politomografia onde os tubos de Raios-X realizavam movimentos complexos enquanto eram emitidos.

No Brasil, Manuel de Abreu desenvolveu a Abreugrafia, um método rápido de cadastramento de pacientes para se fazer radiografias do tórax, tendo sido reconhecida mundialmente.

Até então as densidades conhecidas nos Raios- X eram ossos, gorduras, líquidos e partes moles. Com esse método, devido a sua alta sensibilidade foi possível separar as partes moles assim visualizando sem agredir o paciente, o tecido cerebral demonstrando-se o liquor, a substância cinzenta e a substância branca. Até essa época, as imagens do nosso corpo eram obtidas pela passagem do feixe de Raios- X pelo corpo, que sofria atenuação e precipitava os sais de prata numa película chamada filme radiográfico que era então processada.

Nas últimas décadas tivemos grandes conquistas na radiologia, com a tomografia computadorizada que faz o diagnóstico das imagens sem agredir o paciente. Hoje se pode diagnosticar em 10 minutos tumor “in situ” de até 1mm de diâmetro localizado na intimidade do cérebro.

Superando cada vez mais a medicina, a tomografia computadorizada foi superada pela Ressonância Nuclear Magnética, que, por não usar ionizantes, raramente necessita uso de contraste e são obtidas imagens nos três planos: sagital, coronal e transversal.

Momentos históricos:

Em abril de 1896, fez-se a primeira radiografia de um projétil de arma de fogo no interior do crânio de um paciente, essa radiografia foi feita na Inglaterra pelo Dr. Nelson.

Em novembro de 1899, Oppenhein descreveu a destruição da sela túrcica por um tumor hipofisário.

Em março de 1911, Hensxhen radiografou o conduto auditivo interno alargado por um tumor do nervo acústico (VIII par.).

Em novembro de 1912, Lackett e Stenvard descobriram ar nos Ventrículos ocasionados por uma fratura do crânio.

Um neurocirrugião de Baltimore, Dandy, em 1918, desenvolveu a ventriculografia cerebral, substituindo o líquor por ar. Assim ele trouxe grande contribuição no diagnóstico dos tumores cerebrais.

Por volta de 1931, J. Licord desenvolveu a mielografia com a introdução de um produto radiopaco no espaço suboracnóideo lombar.

Em julho de 1927, Egaz Moniz desenvolveu a angiografia cerebral pela introdução de contraste na artéria carótida com punção cervical. Ao apresentar seu trabalho na Sociedade de Neurologia de Paris, ele disse: “Nós tinhamos conquistado um pouco do desconhecido, aspiração suprema dos homens que trabalham e lutam no domínio da investigação”.

Em 1952, desenvolveu-se a técnica da angiografia da artéria vertebral por punção da artéria femoral na coxa passando um cateter que ia até a região cervical, pela aorta.





Por volta de 1970 através de catéteres para angiografia, começou-se a desobstruir os vasos tumorais surgindo assim a Radiologia Intervencionista e Terapêutica. Assim, nos dias de hoje, usam-se catéteres que dilatam e desobstruem até coronárias, simplesmente passando-os pela artéria femoral do paciente, com anestesia local, evitando nesses casos cirurgias extracorpóreas para desobstrução de artérias (famosas pontes de safena).

Também na década de 1970, um engenheiro inglês, J. Hounsfield, desenvolveu a Tomografia Computadorizada, acoplando os Raios-X a um computador. Ele ganhou o prêmio Nobel de Física e Medicina.

Por volta de 1980 foi desenvolvido a Ressonância Nuclear Magnética. Ela obtém imagens do nosso corpo similares às da tomografia computadorizada, só que com várias vantagens adicionais. Não utiliza radiação ionizante, raramente necessita uso de contraste e são obtidas imagens nos três planos: sagital, coronal e transversal.

CRTR RJ Anuidade

Profissionais e Entidades da Radiologia.

As anuidades podem ser impressas no site Servidor Conter, podendo ser pago somente no Banco do Brasil.

É possível o parcelamento da anuidade em 5 vezes

CRTR RJ Concurso

Para informações sobre concursos em aberto, vagas disponíveis, remunerações e datas de prova acesse o site.

CRTR RJ Certidão

Para facilitar a vida do profissional a diretoria disponibiliza o passo a passo para sanar suas dúvidas na retirada da certidão.
Acesse o site para ver o passo a passo.

CRTR RJ Documentos

Relação de documentos para registro

Pessoas Jurídicas

Prestadores de Serviço/ Clínicas Radiológicas:

Formulário de pedido de inscrição e de certificado anual de pessoa Jurídica emitido pelo CRTR, preenchido e assinado pelo médico responsável/técnico ou pelo responsável pela empresa;

Formulário de declaração de dados da empresa, preenchido e assinado pelo médico responsável técnico, emitido pelo CRTR;

  • Contrato social da empresa.
  • Guia de Inscrição do MF (CNPJ) – cópia não precisa ser autenticada;
  • Licença para estabelecimento, emitida pela Secretaria Municipal da Fazenda (cópia ou protocolo), Alvará.
  • Relação de profissionais (técnicos e auxiliares) com seus respectivos números de inscrição neste CRTR (cópia);
  • Cópias das cédulas de identidade profissional do médico responsável técnico e do técnico supervisor (cópias), cópias das cédulas profissional (CRTR) de todos os técnicos que prestam serviços na Instituição;
  • Declaração de designação de supervisor técnico e solicitação de certificado de supervisão técnica emitido pela empresa e com ciência de referido técnico em radiologia.
  • Trazer também Contratos de Prestação de Serviços.
  • Profissionais no CRTR – 4ª Região – RJ

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DE PROFISSIONAIS NO CRTR – 4ª REGIÃO – RJ (Todos os documentos originais e cópia )

FOLHA DE IMPRESSÃO A4

INSCRIÇÃO DEFINITIVA:

  • a) PARA TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA: diploma e histórico do curso (reconhecimento ou autorização expedido pelo MEC);
  • b) PARA TÉCNICO EM RADIOLOGIA: diploma, histórico do curso e Portaria de autorização expedida pelo CEE;
  • c) PARA AS INSCRIÇÕES DE QUE TRATA AS ALÍNEAS “a” E “b”, SERÃO EXIGIDOS: Comprovante de conclusão de estágio, relatório assinado pelo preceptor, termo de convênio entre as instituições cedente e concedente nos termos da Lei 11.788/2008;
  • d) Comprovante de escolaridade: conclusão de no mínimo, do ensino médio, observada a impossibilidade de concomitância, nos termos da Lei 7.394/85, Parecer número 31/2003 CNE/CEB, com observância ao contido no Acórdão do TRF 1ª Região, proferida nos autos da ACP – Apelação Cível 2004.34.00.021291-3-DF.
  • e) Cédula de identidade;
  • f) Cadastro de pessoa física – CPF;
  • g) Certificado de reservista;
  • h) Comprovante de endereço atualizado;
  • i) Titulo de eleitor;
  • j) 3(três) fotos 3×4, coloridas e recentes;
  • k) Certidão de nascimento ou casamento. Se apresentar certidão de casamento, demais documentos deverão constar nome de casado(a);
  • l) Comprovante de recolhimento da taxa de solicitação de inscrição.

Horário de Funcionamento CRTR RJ

  • Segunda a sexta das 9h ás 16h

Onde Fica, Endereço e Telefone CRTR RJ

  • Av. Pres. Vargas, 534 – 7º – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2262-1446

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário