IPEM RJ

IPEM RJ
5 (100%) 1 voto

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) foi criado em 1956 visando à defesa do consumidor no campo da Metrologia Legal e Qualidade Industrial.

Em 1996, através do Decreto 22491/96 que regulamenta a Lei nº 2534/96, o Instituto se transformou em Autarquia Estadual do Rio de Janeiro vinculada administrativamente à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

IPEM RJ

E é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar as verificações, certificações e fiscalizações em produtos e serviços acreditados pelo mesmo.

A missão do IPEM-RJ é garantir à sociedade do Estado do Rio de Janeiro a execução da Metrologia Legal, assim como, a conformidade industrial com eficácia e confiabilidade.

Na busca da excelência administrativa o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado o processo de gestão por estratégias, garantindo assim a sua sustentabilidade financeira e disseminando entre seus colaboradores a cultura orientada para resultados. Para isso tem priorizados a capacitação permanente de todo o seu corpo funcional.

A sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro está situada à Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 539, Piedade, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Visando atender todo o Estado, o IPEM-RJ possui seis postos regionais localizados nos municípios de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Volta Redonda.

O IPEM-RJ também se faz presente na rede social Facebook. Assim a sociedade pode acompanhar de perto as notícias do órgão.

IPEM RJ Analisador de Gás

Os analisadores de Gases ajudam a monitorar o desempenho do processo de combustão e a eficiência do queimador. A segurança geral será aumentada se a manutenções forem programadas reduzindo os custos de operação.

O analisador é fornecido pelas fabricantes com o lacre do Inmetro, que garante a calibração correta do aparelho. Este lacre possui a validade de seis meses, porém o equipamento pode precisar de uma calibração antes deste prazo, dependendo da quantidade de testes executados com o analisador. O Inmetro verifica apenas se o aparelho está aferido, porém a calibração é realizada pela fabricante ou por uma oficina de manutenção.





IPEM RJ Balanças

Toda a balança precisa conter o selo indicando a última verificação e sua validade. A validade da verificação é de 1 (um) ano. Além disso, toda balança precisa possuir selo de lacre, e placa de patrimônio do INMETRO.

Toda balança utilizada para transações comerciais, deve obrigatoriamente ser de modelo aprovado pelo INMETRO, e ser verificada periodicamente pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ).

Para venda ao consumidor, a balança precisa estar em local iluminado, em plataforma sólida, nivelada, sem calço e obrigatoriamente zerada.

Em caso de irregularidade denuncie a Ouvidoria do IPEM-RJ através do e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br ou pelo telefone 3979-8993.

IPEM RJ Extintor de Incêndio

As empresas que comercializam extintores de incêndio devem ser credenciadas pelo INMETRO. Veja a lista de empresas registradas.

O consumidor deve observar as indicações de conformidades do extintor. Todas estas indicações têm que ser da mesma empresa registrada pelo INMETRO. Saiba quais são as sinalizações obrigatórias:

Selo de Identificação da Conformidade: confere ao produto a certeza do registro da empresa no INMETRO. O selo é a garantia que a empresa responsável foi inspecionada pelos órgãos de controle competentes. A inspeção é realizada nas empresas e nos pontos de venda. Atente para o tipo e o modelo de extintores de incêndio;

Anel de Identificação Externa de Manutenção: certifica que o extintor de incêndio foi desmontado para a realização da manutenção;

Etiqueta autoadesiva: fixada no corpo do extintor de incêndio indica a empresa que prestou o serviço, o tipo de serviço, garantia, mês e ano da próxima inspeção;

Quadro de Instruções: constam informações de operação do produto.

Vale à pena ressaltar que todas as indicações descritas acima devem ser da mesma empresa.

O extintor de incêndio de CO² deve ser inspecionado a cada 6 (seis) meses; os de água ou pó químico anualmente. A empresa que realiza a manutenção dos extintores deverá ser certificada. Para extintores de automóveis este prazo é calculado em trimestres.

IPEM RJ Radares

A verificação é realizada para garantir os direitos dos motoristas e defendendo a justa atuação do poder público.

O funcionamento dos radares fixos, os chamados “pardais” instalados em postes em vias muito movimentadas ou em que ocorrem muitos acidentes. O sistema possui também três faixas de sensores e um computador que calcula a velocidade e transmite os dados. São realizados cálculos entre a distância e o tempo, para que seja definida a velocidade com que o veículo cruzou os sensores.

Os radares devem ser aferidos a cada 12 meses.

Caso a verificação do radar esteja atrasada, multas geradas durante o período de atraso serão INVALIDADAS;
Todos os radares verificados pelo IPEM-RJ são lacrados;
O aviso sobre a presença do radar no local, não é de nossa responsabilidade. Porém, obrigatória.

Horário de Funcionamento IPEM RJ

  • Segunda a sexta das 8h as 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone IPEM RJ

  • R. Padre Manuel da Nóbrega, 539 – Piedade – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2332-4191

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário