Lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Quando pensamos na capital carioca, logo lembramos do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, certo? Porém, existem vários lugares para conhecer no Rio de Janeiro, tão interessantes quanto os pontos turísticos mais badalados, ou até mais!

Você pode visitar parques ecológicos, se refrescar em praias desertas, conhecer locais históricos e ainda ver galerias de arte.

Lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Alto da Boa Vista, é uma ótima opção para curtir a natureza sem ter que ir muito longe, já que o PNT possui acessos pelas zonas norte, sul e oeste.

A maior floresta urbana já replantada pelo homem tem programa para todos os gostos: trilhas, cachoeiras, recreação para as crianças, escalada, áreas para piquenique e churrasco e, claro, paisagens incríveis.

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento

Fundado por monges da Congregação Beneditina do Brasil, este monumento é uma das principais construções de arte colonial do Rio de Janeiro com um portão de ferro em art nouveau e altares talhados em jacarandá e cobertos por ouro.

O Mosteiro fica próximo à Praça Mauá, bem no Centro Histórico da cidade. E, apesar da localização central, do trânsito e do vai e vem de pedestres nos arredores, é um local silencioso e sereno.

Boulevard Olímpico

Boulevard Olímpico

Depois das Olimpíadas e das Paraolimpíadas, a Via Olímpica foi renovada e se transformou em um parque público com áreas de lazer, praças, deques, calçadão e jardins. Logo na entrada você se depara com o Muro dos Campeões e o registro cada uma das medalhas distribuídas nos Jogos.

O Boulevard Olímpico ainda exibe o que promete ser uma das maiores galerias a céu aberto do mundo. São aproximadamente 2km de obras de mais de 20 artistas nacionais e internacionais, como Kobra, Mariko Mori e Vik Muniz.

Centro de Arte Hélio Oiticica

Centro de Arte Hélio Oiticica

Hélio Oiticica foi um artista revolucionário, transgressor dos valores conservadores burgueses. Era frequentador assíduo da Mangueira e usou sua criatividade para dar voz aos oprimidos e bater de frente com o regime militar.

É dele a icônica frase “seja marginal, seja herói”, usada como bandeira em 1969 durante um show dos Mutantes, Gilberto Gil e Caetano Veloso no Rio de Janeiro. Essa afronta serviu como desculpa para prenderem os dois baianos, que foram exilados na Inglaterra.

Algumas de suas obras estão expostas no Inhotim mas só no Rio de Janeiro existe um espaço totalmente dedicado ao artista. Instalado num edifício de arquitetura neoclássica do século XIX, bem no corredor cultural da Praça Tiradentes, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica é um espaço que busca a disseminação de diversas linguagens artísticas.

Centro Carioca de Design

Centro Carioca de Design

Com o objetivo de discutir e promover o design carioca, produzir ideias e incentivar novos talentos, o Centro Carioca de Design é um lugar aberto a estudantes, profissionais e interessados no ramo. O espaço oferece exposições, seminários, workshops e áreas multiuso.

Foi a primeira residência da cantora lírica Bidu Sayão e se transformou no Centro durante o programa de revitalização da Praça Tiradentes. Também é lá que funciona o Studio-X Rio, uma espécie de laboratório de pensamento sobre a cidade, projeto em parceria com a Universidade de Columbia, Nova York.





Parque das Ruínas

Parque das Ruínas

O que hoje é conhecido como Centro Cultural Parque das Ruínas, antes era um palacete que, sem herdeiros, ficou desabrigado até que acabou em ruínas. Mais tarde foi adquirida pela prefeitura do Rio, que preferiu manter a história do local e ao invés de reformá-lo, fez apenas intervenções.

O lugar, que é uma das mais interessantes atrações gratuitas no Rio de Janeiro, graças à mistura o estilo glamouroso do passado, com estruturas modernas de vidro e ferro, além das ruínas do período de abandono, criando um cenário único. Para completar, possui ampla área de jardins, terraços panorâmicos e palco externo.

Museu Chácara do Céu

Museu Chácara do Céu

Também em Santa Tereza está a Chácara do Céu, antiga moradia do empresário Castro Maya, que demoliu a casa em 1954, construindo uma residência moderna de três pavimentos, que integra jardins, habitação e uma vista incrível da cidade.

O museu conserva dois cômodos originalmente decorados e mobiliados daquela época e ainda exibe artigos como livros raros, artes decorativas, mobiliários e coleções de arte de diferentes períodos e origens, em exposições temporárias ou de longa duração.

Palácio do Catete

Palácio do Catete

Sinônimo de poder, o Palácio do Catete foi sede da República e residência de vários presidentes. Hoje abriga o Museu da República, onde é possível ver o quarto de Getúlio Vargas do jeito que estava no dia de seu suicídio.

Sua arquitetura e decoração misturam vários estilos, seguindo inspiração Neoclássica, o que era tendência na época. Complementando a suntuosidade do local, os jardins com lagos, estátua, coreto, grutas, chafariz e pontes se estendem aos fundos do Palácio.

Parque Guinle

Parque Guinle

Um bom lugar para conhecer de graça no Rio de Janeiro a fim de relaxar, fazer uma caminhada, passear com as crianças ou dar uma voltinha com o pet é o Parque Guinle. Cercado de árvores e plantas tropicais e dispõe de alamedas, córrego, lago, viveiro de patos, parque infantil e equipamentos de ginástica.

Ao chegar, você logo se depara com enormes portões adornados com dois leões alados de ferro fundido que retratam a imponência e importância do local que abriga o Palácio das Laranjeiras.

A mansão que antigamente era o ponto central da política nacional, hoje é residência do governador do Estado do Rio de Janeiro. Também por isso, o espaço é super seguro, com policiamento o tempo todo e uma unidade do BOPE lá no alto do Parque.

Mirante Dona Marta

Mirante Dona Marta

Do alto dos seus 360 metros, o Mirante Santa Marta proporciona uma das vistas mais exuberante do Rio de Janeiro, contemplando vários pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. De um lado do mirante podemos ver o Cristo Redentor, do outro está o Pão de Açúcar, Maracanã, Baía de Guanabara, praias da Zona Sul e Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para chegar ao mirante o ideial é ir de carro ou agendar algum passeio em grupo. Taxistas e motoristas de aplicativos podem até levá-lo lá em cima, o difícil será conseguir alguém para buscá-lo na volta.

Mureta da Urca

Mureta da Urca

Mais uma opção de passeio gratuito no Rio de Janeiro e uma excelente escolha para quem procura um programa de fim de tarde. A Mureta da Urca é point dos cariocas e de muitos turistas, que se encontram para jogar conversa fora, tomar umas cervejas e apreciar a bela vista da cidade.

A mureta começa ao lado do Iate Clube e vai até o Forte, então, dá para ir caminhando tranquilamente e passar por pontos marcantes como um antigo complexo dos anos 60, onde foi a TV Tupi e a igrejinha frequentada pelo cantor Roberto Carlos.





Deixe seu comentário