Metrô Rio

Inaugurado em março de 1979, o Metrô do Rio de Janeiro começou transportando meio milhão de pessoas, numa média diária de 60 mil usuários.

Em 1998 a empresa MetrôRio assumiu a administração e a operação das Linhas do metrô carioca, e em dezembro de 2009, passou a fazer parte do Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A, juntando-se à CART – Concessionária Auto Raposo Tavares (SP), LAMSA – Linha Amarela S.A (RJ) e CLN – Concessionária Litoral Norte (BA).

Metrô Rio

Atualmente, o MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Possui mais de 2.500 funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro.

O MetrôRio vem possibilitando uma melhoria da mobilidade urbana para cariocas e turistas, seja no dia a dia ou em eventos importantes, como o Réveillon e o Carnaval. Principalmente nos grandes eventos da cidade, o MetrôRio se destaca e opera com altíssima taxa de confiabilidade.

Na Jornada Mundial da Juventude, 87% dos turistas elegeram o MetrôRio como o serviço público mais confiável. Já na Copa do Mundo Fifa, a Concessionária inovou para facilitar a viagem dos turistas e dos usuários do sistema: A nova sinalização e o aplicativo bilíngue MetrôRio foram algumas das novidades lançadas na época e que foram aproveitadas pelos usuários após o evento.

Com esta experiência, o MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, com extensão de horários; circulação direta de trens das estações Pavuna a Botafogo e reforços nas equipes de segurança, de bilheteria e de condutores.

A Concessionária também disponibilizou orientadores de públicos, promotores bilíngues e voluntários nas estações.

Entre os dias 5 e 19 de agosto, durante a operação olímpica, 12,8 milhões de passageiros passaram pelas três linhas e a empresa bateu todos os recordes de transporte de passageiros, ultrapassando mais de um milhão de usuários ao dia.

Para os Jogos Paralímpicos, o MetrôRio foi um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de dez anos de operação e o único que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais.

Metrô Rio Linhas

Linha 1

A Linha 1 (Uruguai ? General Osório), de cor laranja, está em operação desde 1979, e liga as proximidades da rua Uruguai no bairro da Tijuca na Zona Norte à Praça General Osório, no bairro de Ipanema. Em seu traçado passa pelo Centro e principais bairros da Zona Sul, sendo o principal acesso às praias de Copacabana e Ipanema.

O trecho entre a Central e a Estação Botafogo é compartilhado, durante os dias úteis com a Linha 2. Nos fins de semana a integração entre as duas se dá unicamente na Estação Estácio.

Linha 2

A Linha 2 (Pavuna ? Botafogo), de cor verde, está em operação desde 1981, e liga a Pavuna bairro no extremo norte do município do Rio de Janeiro, próximo a Baixada Fluminense ao bairro de Botafogo. Em seu traçado passa pelo Centro e por parte da Zona Sul.

O trecho entre a Central e a Estação Botafogo é compartilhado, durante os dias úteis com a Linha 1. Nos fins de semana a integração entre as duas se dá unicamente na Estação Estácio. A Estação Cidade Nova fica, portanto, fechada.

O projeto original da Linha 2, de 1968 inclui uma extensão da estação Estácio até a Praça XV, passando pelas estações Catumbi (Praça da Apoteose), Cruz Vermelha, Av. Chile e Carioca. Tal trecho foi inciado em 1987 (Governo Moreira Franco) e abandonado em 1993 (Leonel Brizola). Consta que os túneis já estariam prontos e que existe uma estação pronta com plataforma e tudo sob a Praça Cruz Vermelha, mas a espera que já dura 30 anos pela execução desse trecho não tem previsão de acabar.

Linha 3





A Linha 3 (Arariboia ? Visconde de Itaboraí) está atualmente em processo de licitação e ligará a estação Arariboia (no centro de Niterói) até Guaxindiba em São Gonçalo, na região metropolitana. É prevista ainda a extensão até Itambi e Visconde de Itaboraí, ligando-se ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Futuramente, deverá se ligar ao Rio de Janeiro através de um túnel passando por debaixo da Baía de Guanabara.

Porém ao longo da Linha 3, poderia haver de 06 a 08 Terminais Integrados/ Estações de Transferência de Coletivos, com 06 a 16 linhas em cada um com linhas alimentadoras (para Bairros de Niterói e Outros Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro), circulares (seguindo para lugares próximos aos Terminais de Integração), radiais (para o Centro de Niterói ou o Centro do Rio de Janeiro) e perimetrais (para o Município do Rio de Janeiro, sem necessariamente passar pelo Centro do Rio de Janeiro).

Linha 4

A Linha 4 que liga a Barra da Tijuca a Ipanema, foi inaugurada em julho de 2016, com o início dos jogos olímpicos. O sistema possui 5 estações, e deverá transportar diariamente 300 mil pessoas. A linha transporta o passageiro da Barra da Tijuca até Ipanema em 14 minutos, e da Barra da Tijuca até o centro da cidade em 34 minutos.

A partir da ligação com a zona sul, o sistema metroviário pode transportar o passageiro pelas outras ligações da linha 1, e linha 2. O projeto teve início em 2010, e custou R$9,8 bilhões.
Esta linha se integra à Linha 1 na Estação Ipanema/General Osório e ao sistema de BRT TransOeste na Estação Jardim Oceânico.

Linha 5

A Linha 5 (Gávea ? Carioca) está atualmente em licitação do projeto básico. Ela fara a ligação das Zona Sul ao Centro (Rio de Janeiro) do Rio de Janeiro.
Anunciada em abril de 2014 a linha se integrará à Linha 4 na Gávea e às linhas 1 e 2 na Carioca. A ideia do governo estadual é realizar a sua construção utilizando o tatuzão após o término das obras da Linha 4, no começo de 2017.
As estações serão: | -Gávea (Transferência com a Linha 4) | -Jardim Botânico | -Largo dos Leões | -Dona Marta | -Santa Teresa | -Carioca (Já construída e com transferência das linhas 1 e 2)

Metrô Rio Estações

Encontram-se em funcionamento 41 estações, sendo que 5 delas mantém integração com os trens da SuperVia e 9 com os ônibus de Integração Expressa, 2 com o Metrô na Superfície e 2 com Barra Expresso.

Uma estação encontra-se em testes pré-operacionais, enquanto 6 outras estão em construção. Há ainda licitações para a construção de mais 14 estações.

Todas as estações em funcionamento atualmente tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso todas passam por processo de atualização de sua sinalização que será bilíngue em sua totalidade.

Metrô Rio Mapa

 

Metrô Rio Mapa

Metrô Rio Novos Trens

Os 15 novos trens de seis carros cada que serão incorporados ao sistema para a operação da Linha 4 já tiveram o contrato de compra assinado e serão produzidos pela chinesa Chanchung Railway Vehicles, com conformação igual aos atuais trens que já circulam nas linhas 1 e 2.

Os novos trens são compostos por 6 vagões com uma capacidade total até de 2240 passageiros e alcançam até 100km/h. Equipado com um sistema de refrigeração, a composição fica entre 20°C a 23°C de temperatura interior.

Horário de Funcionamento Metrô Rio

  • Segunda a sábado das 5h às 00h / Domingos das de 7h às 23h

Outras informações e site





Deixe seu comentário