Mosteiro de São Bento RJ

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro localizado no Morro de São Bento, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.

O Mosteiro de São Bento do foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590.

Mosteiro de São Bento RJ

O mosteiro ainda funciona como tal, existindo, a seu lado, um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma quantidade considerável de personalidades brasileiras, como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim, Villa-Lobos, entre outros.

O Mosteiro possui igualmente a Faculdade de São Bento, com Cursos de Filosofia e Teologia, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação. O Curso de Teologia é afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma.

A história do mosteiro começou em 1590, quando foi doado, pelos nobres Manoel de Brito e seu filho Diogo de Brito de Lacerda, aos monges beneditinos Pedro Ferraz e João Porcalho, que haviam vindo do Mosteiro de São Bento de Salvador em outubro de 1589, um vasto terreno no Centro da cidade do Rio de Janeiro que incluía o atual Morro de São Bento.

Na época, os monges residiam, como o historiador carioca Vivaldo Coaracy explica na página 145 de “O Rio de Janeiro no Século 17”, num “hospício acanhado” junto à Ermida de Nossa Senhora da Conceição, ermida de barro esta que havia sido erguida por Aleixo Manuel no atual Morro da Conceição, que se localiza ao lado do Morro de São Bento.

Devido a este fato, o mosteiro então criado adotou, como santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Em 1596, uma decisão da Junta Geral da Congregação Portuguesa ordenou que todos os mosteiros beneditinos no Brasil deveriam ter, como patrono, São Bento. O mosteiro adicionou, então, o nome “São Bento” à sua denominação. Em 1602, o então “Mosteiro de São Bento de Nossa Senhora da Conceição” trocou sua denominação para “Mosteiro de Nossa Senhora de Montserrat”, para homenagear a santa de devoção do então governador da Capitania do Rio de Janeiro, dom Francisco de Souza.

Os recursos financeiros necessários para a construção do atual prédio vieram da renda obtida pela produção de cana-de-açúcar nas inúmeras propriedades que os monges receberam, através de doações, no interior da Capitania do Rio de Janeiro, especialmente nas regiões de Nova Iguaçu e Campos dos Goytacazes.

O trabalho braçal da construção do mosteiro foi executado por escravos. As pedras utilizadas como matéria-prima foram provenientes do Morro da Viúva, no atual bairro do Flamengo.





Os planos do novo edifício foram traçados em 1617 pelo engenheiro militar português Francisco Frias de Mesquita, segundo a estética maneirista despojada (“chã”) vigente em Portugal naquele período. As obras da igreja só começaram em 1633, pela capela-mor e, quando era abade Frei Francisco da Madalena, por volta de 1651, prosseguiram com ênfase para terminar aproximadamente em 1671.

O projeto original foi alterado, durante a construção, pelo arquiteto Frei Bernardo de São Bento Correia de Souza e a igreja passou de uma a contar com três naves. O mosteiro anexo à igreja só foi concluído em 1755, com a construção do claustro, projetado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto Alpoim.

Mosteiro de São Bento RJ Arquitetura

A fachada é a do projeto original maneirista, com um corpo central com três arcos de entrada e um frontão triangular. A entrada é flanqueada por duas torres coroadas por pináculos piramidais. Passando os arcos de entrada se encontra uma galilé com azulejos e portões de ferro do século XIX.

Mosteiro de São Bento RJ Missa Dominical

A tradicional missa dominical do Mosteiro de São Bento, às 10 horas, celebrada com órgão e canto gregoriano, única na capital fluminense, atrai muitos visitantes. É um evento que faz parte do roteiro turístico da cidade; tão concorrido que se recomenda a chegada com cerca de trinta minutos de antecedência. Também apresentam-se regularmente, no mosteiro, orquestras e grupos de música de câmara.

Mosteiro de São Bento RJ Casa de Emaús

O acolhimento dos hóspedes é parte essencial da espiritualidade beneditina.

Pensando nisto, para melhor acolher o seu retiro, reuniões, etc, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro disponibiliza a Casa de Emaús, uma ampla hospedaria, com capela, 28 quartos individuais com banheiro, auditório com capacidade para 100 pessoas, refeitório com serviço próprio, além de ambientes climatizados e elevador. O encontro consigo e com o outro, reflete o rosto de Deus.

Mosteiro de São Bento RJ Abades

O atual Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro é Dom Filipe da Silva, nomeado para o cargo pela Santa Sé a 3 de novembro de 2012 e empossado no dia 1º de dezembro do mesmo ano. O Mosteiro conta com dois Abades eméritos: Dom José Palmeiro Mendes, que foi o último Abade Territorial do Mosteiro (1992-2003) e Dom Roberto Lopes (2004-2010).

Horário de Funcionamento Mosteiro de São Bento RJ

  • Diariamente das 6h30 às 18h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Mosteiro de São Bento RJ

  • R. Dom Gerardo, 68 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2206-8100

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário