Município Valença Rio de Janeiro

Valença é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Está a uma altitude de 560 metros. Foi fundado em 29 de setembro de 1823.

A região do vale do Paraíba do Sul no Rio de Janeiro era totalmente coberta por florestas virgens no final do século XVIII.

Município Valença Rio de Janeiro

O território da atual sede do município de Valença era habitado na época pelos índios Coroados que dominavam toda a zona compreendida entre os rios Paraíba do Sul e Preto. O nome Coroados é uma denominação geral dos portugueses para todas tribos que usavam cocares em forma de coroa. Rugendas escreveu que os Coroados da região eram resultantes do cruzamento dos Coropós com os temíveis Goitacás de Campos, fato discutível, embora, segundo Debret, Coroados e Coropós fossem muitas vezes confundidos pela semelhança. Os Coroados eram divididos em Araris e Puris (ou Paris ou Purus), sendo estes últimos em menor número. Ainda havia na região outras tribos como os Tampruns e Sazaricons, igualmente chamados Coroados.

O esgotamento do ouro nas Minas Gerais causou um forte fluxo migratório de mineiros para ocupação das terras virgens existentes no vale do rio Paraíba do Sul. Entretanto, as tribos de índios viviam nômades na região geravam insegurança entre os proprietários das sesmarias que eram doadas em suas terras. Os índios Coroados eram especialmente temidos pela ferocidade que exibiam em batalhas entre si e contra os portugueses.

O vice-rei do Brasil D. Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou em 1789 que fosse iniciada a catequese dos índios da região. Em 1800, o vice-rei incumbiu o fazendeiro José Rodrigues da Cruz, proprietário da fazenda Pau Grande (atualmente no município de Paty do Alferes), de “proceder à civilização” dos índios Coroados. O então capitão de ordenanças Inácio de Sousa Werneck foi incumbido de “domesticar e aldear”, isto é, de reunir os índios Coroados nas matas e conduzi-los para as aldeias onde deveriam se fixar. Assim foram liberadas terras que foram divididas em sesmarias e doadas ao primeiros colonizadores da região.

O vice-rei Dom Fernando José de Portugal nomeou em 1803 o padre Manuel Gomes Leal para o cargo de capelão, tendo-lhe o bispo Dom José Joaquim Justiniano conferido a jurisdição necessária para construir e benzer uma capela e cemitério. Uma modesta capela dedicada a Nossa Senhora da Glória foi construída no principal aldeamento de índios Coroados, o qual deu origem à atual cidade de Valença. A aldeia de Valença foi habitada pelos Puris; a aldeia de Santo Antônio do Rio Bonito, que originou o atual distrito de Conservatória dos Índios, foi habitada pelos Araris.

O aldeamento dos índios da região continuou procurando-se concentrar os aglomerados indígenas com outros índios que também perambulavam pela região.

A aldeia de índios foi elevada a freguesia de Nossa Senhora da Glória de Valença por Carta Régia de 19 de agosto de 1807. O nome foi dado em homenagem ao vice-rei Dom Fernando José de Portugal (* Lisboa, 04/12/1752 – † Rio de Janeiro 24/01/1817). Ele era filho de D. José Miguel João de Portugal e Castro, o 3º Marquês de Valença e 9º Conde de Vimioso; esta familia descende to 1º Marquês de Valença, Dom Afonso de Portugal, filho primogênito de Dom Afonso, 1º Duque de Bragança.





Todos historiadores elogiam a atuação de pessoas como José Rodrigues da Cruz, Inácio de Sousa Werneck, padre Manuel Gomes Leal, Miguel Rodrigues da Silva, entre outros, no aldeamento e na proteção dos indígenas. Entretanto, apesar de ter ocorrido de forma quase que pacífica, o aldeamento dizimou os indígenas da região. O contato com os colonizadores favoreceu a propagação de doenças contra as quais os índios não tinham imunidade. Foi especialmente danosa uma epidemia de varíola que se propagou nesta época por várias aldeias. Além disto, os colonizadores que chegavam entravam em confrontos constantes com os índios sem respeitar qualquer direito que estes tinham às suas terras. As sesmarias que foram pedidas ao vice-rei para estabelecimento dos índios sedentários nunca foram concedidas, exceto uma localizada na parte do sertão conhecida como Santo Antonio do Rio Bonito e depois como Conservatória dos Índios. Assim como ocorreu com todas aldeias da província do Rio de Janeiro, no final houve miscigenação e diluição dos povoados indígenas no restante da população. A população branca viria logo a aumentar, atraída pela fertilidade do solo. Os poucos índios que sobraram mudaram-se para outras localidades como Pomba, São Vicente Ferrer e Carangola na província de Minas Gerais.

Município Valença Rio de Janeiro CEP

Principais ruas da cidade de Valença

  • CEP 27600-000
    Rua Altiber Gomes de Oliveira Campbel
    Quirino
  • CEP 27600-000
    Rua Padre Luna
    Centro
  • CEP 27600-000
    Rua da Estação
    Pedro Carlos
  • CEP 27600-000
    Rua Bernardo Viana
    Centro
  • CEP 27600-000
    Rua Visconde do Rio Branco
    Quirino
  • CEP 27600-000
    Rua Rubens Carrijo
    Pedro Carlos

Município Valença Rio de Janeiro Faculdade de Medicina

É um dos mais tradicionais do Brasil. Seu atual modelo pedagógico é o resultado de toda uma trajetória percorrida desde sua criação, com meio século de existência. Sua estrutura pedagógica propõe a superação da lógica de segmentação em ciclo básico, ciclo clínico e ciclo profissional (internato), através da elaboração de Eixos Integradores.

O curso promove a inserção precoce dos alunos nas redes de serviço de saúde, consideradas como importante espaço de aprendizagem e troca de vivências. As parcerias, desenvolvidas nos últimos anos, com a rede de saúde local e regional, nos três níveis de atenção à saúde, foram decisivas para trazer o diferencial necessário na formação do médico egresso da Medicina do Centro de Ensino Superior de Valença – CESVA/FAA.

Ainda destacam-se as seguintes características, implementadas e avaliadas de forma continuada:

  • Favorecimento da aprendizagem significativa;
  • Utilização de metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento;
  • Professor como facilitador do processo de ensino/aprendizagem;
  • Responsabilidade com o desenvolvimento do sistema de saúde;
  • Currículo flexível com disciplinas eletivas; Sistematização das avaliações, baseada no desenvolvimento de competências.

Município Valença Rio de Janeiro Distância

A distância entre a cidade de Rio de Janeiro Rio de Janeiro e a cidade de Valença Rio de Janeiro é de 155 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 2 h 4 min. Já em linha reta a distância entre Rio de Janeiro e Valença é de 91 km.

Município Valença Rio de Janeiro Fotos

Município Valença Rio de Janeiro Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário