Município Vassouras Rio de Janeiro

Vassouras é um município brasileiro localizado no Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro.

A 5 de outubro de 1782, o açoriano Francisco Rodrigues Alves e o seu sócio Luís Homem de Azevedo, que residiam em Sacra Família do Tinguá (atualmente distrito do município de Engenheiro Paulo de Frontin), recebem uma sesmaria no “sertão da Serra de Santana, Mato Dentro por detrás do Morro Azul”.

Município Vassouras Rio de Janeiro

Posteriormente, tais terras serão conhecidas por “Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito”.

À localidade, plena de arbustos utilizados na confecção de vassouras, dá-se, obviamente, o nome Vassouras.

Vassouras está localizada no que se posteriormente nomeou-se Vale do Paraíba. Esta região tornou-se conhecida como Caminho Novo e o Caminho do Proença pois faziam a ligação entre Minas Gerais durante o período de seu Ciclo do Ouro e o porto do Rio de Janeiro, servindo para o escoamento dessa produção destinada ao Império Português.

Devido a essa conexão de importância econômica, a Coroa Portuguesa promulgou um Decreto real protegendo essa área, com o objetivo de fiscalizar e impedir o contrabando de ouro e por consequência não deixando existir um povoamento no local até o final do século XVIII e início do século XIX.

As terras foram sendo ocupadas aos poucos, por duas formas: a primeira por concessão real pela doação de Sesmarias ou por serviços prestados à Coroa e a segunda pela ocupação das terras por Posseiros devido ao comércio Tropeiro que passava pelo Caminho Novo.

Pode-se nomear o primeiro proprietário a ocupar as terras da cidade de Vassouras, que foi Francisco Rodrigues Alves, que a partir de 1792, já possuía cafezais em sua propriedade, embora só em quantidade para abastecer a família.

A área do vale do Paraíba e portanto da cidade de Vassouras, além da estrada nomeada Caminho Novo, sempre foi por parte da Coroa Portuguesa e da sociedade uma importante rota de ligação ao Rio de Janeiro.

Portanto os dois investiram na criação e abertura de caminhos e formas de comunicação mais rápidas entre esses dois lugares. Alguns dos primeiros caminhos realizados foi feito pelos contrabandistas de ouro que desciam dessa região,no meio da mata virgem. até Xerém, Baixada Fluminense, até a virada do século XIX.

Após o início do povoamento da região, em 1812 Inácio de Sousa Vernek constrói a Estrada Werneck, a sair da aldeia de Nossa Senhora da Glória de Valença, atingindo o Caminho Novo, permitindo-se seguimento até Minas Gerais e Rio de Janeiro. A fim de inibir essa rota dos contrabandistas, o príncipe regente D. João VI ordenou (1816) a construção de uma nova estrada na região.

Contrata-se para a missão o futuro barão de Aiuruoca, Custódio Ferreira Leite, que chama em seu auxílio os seus sete sobrinhos (família Teixeira Leite) Cruzava o rio Paraíba do Sul a estrada da Polícia, na atual localidade de Juparanã, em Valença (outrora chamada Desengano), seguindo até a atual localidade de barão de Vassouras, ao centro do atual município, à serra de São Sebastião dos Ferreiros, pelo que permitia-se a descida de Xerém até à baixada Fluminense, donde se embarcava aos portos de Pilar do Iguaçu ou de Piedade do Iguaçu; outra rota seguia por estradas que ainda passam pelos atuais bairros de Irajá e Inhaúma, atingindo-se, enfim, o centro da cidade do Rio de Janeiro.

Dez anos mais tarde, em 1822 finaliza-se à abertura da Estrada do Comércio (iniciada na vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu), que perfazia o seguinte trajeto: subindo pela serra do Tinguá, atingia o porto de Ubá, atual distrito de Andrade Pinto, às margens do rio Paraíba do Sul, donde seguia para Minas Gerais e Goiás.

Vassouras Rio de Janeiro Pontos Turísticos

Conhecida como a “Cidade dos Barões”, Vassouras é uma importante cidade do Vale do Café no estado do Rio de Janeiro, com um esplêndido legado histórico cultural da era cafeeira, além de ser uma cidade super charmosa, já são motivos suficientes para agendar um bate e volta por lá.

Conheça alguns pontos turísticos de Vassouras:

Centro Histórico

O centro histórico de Vassouras é tão charmoso que é tombado pelo IPHAN. Caminhar por ele observando os prédios super bem preservados da sede da Prefeitura, do Paço Municipal e todo seu conjunto arquitetônico já é um passeio e tanto.

Estação Ferroviária de Vassouras

A antiga estação ferroviária de Vassouras foi inaugurada em 1875 e ganhou a forma atual em 1914. Deste ano até 1970 foi um importante ponto de acesso dos barões que iam ou vinham do Rio de Janeiro. Atualmente no local funciona o Centro de Atendimento ao Turista e Memorial do Trem, que conta com algumas peças dos trens e equipamentos usados pelos ferroviários, além de fotografias antigas em exposição.





Museu Casa da Hera

O Museu é uma residência super preservada do século XIX e registra através da memória da família Teixeira Leite a prosperidade econômica trazida pelo café. O casarão conta através de uma visita guiada a história do cotidiano do Barão e sua família, com enfase em Eufrásia Teixeira Leite, filha do mesmo e uma mulher a frente do seu tempo.

Fazendas Históricas do Vale do Café

Um passeio que não tive a oportunidade de fazer pelo pouco tempo que passei na cidade foi uma visita a uma das fazendas históricas do Vale do Café, apesar de ter ouvido falar muito bem, pois ensinam muito sobre a era cafeeira e mais detalhes da região. Você pode acessar o Portal Vale do Café para ter acesso a informação das fazendas separadas por região (sendo oito cidades no total)

Vassouras Rio de Janeiro O Que Fazer

As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas em Vassouras, conhecida no século 19 como a Cidade dos Barões. No Centro, a pracinha principal é emoldurada por construções coloniais que abrigaram a Casa de Câmara e Cadeia (1849), a residência do Barão de Ribeirão (1860) e a Casa de Cultura (1844).

Também a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846, faz parte do cenário. O adro da igreja, aliás, é palco para as encenações que contam a história do Império nos sábados pela manhã, quando artistas se vestem de escravos, barões, baronesas… Ainda no Centro, não deixe de visitar o Museu Casa da Hera, uma chácara com objetos de época, como um piano francês de 1856.

A história continua na área rural, através das fazendas onde era produzido o “ouro verde”. Muitas estão abertas à visitação – com direito à lanche típico -, mediante agendamento prévio.

Merece destaque a Cachoeira Grande, de 1820, repleta de relíquias. Antigo lar do Barão de Vassouras, um dos maiores produtores de café do Vale, fazenda teve a casa a principal totalmente reformada respeitando o formato original, abrigando hoje um museu de peças antigas. No final da visita, um cafezinho acompanhado de pão de queijo, bolo ou biscoitos caseiros fazem parte do programa!

Já a Cachoeira do Mato Dentro (1874) exibe na sala de jantar a mesa original, com capacidade para 40 pessoas. A Secretário faz o estilo neoclássico, com pinturas de 1830 nas paredes. Na Santa Eufrásia, também de 1830, é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café. É uma das construções históricas mais importantes da área, que conta com belo e extenso gramado na parte de frente da casa.

E por falar em Eufrásia, o Mara Palace Hotel, no Centro, realiza o Chá com Eufrásia, aberto ao público. Na ocasião, o salão ganha ambientação ao estilo belle epoque e, para acompanhar as delícias do cardápio, regado a rabanadas e brioches, poesia de cordel e violão clássico.

Em julho, as construções urbanas e rurais tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Barra do Piraí, Valença, Piraí e Mendes.

Entre Vassouras e Paulo de Frontin, no distrito de Sacra Família, fica o Uaná Etê Jardim Ecológico. O espaço, cercado de mata Atlântica e repleto de bosques, gramados, deques, mirantes naturais, trilhas e lindos recantos, merece uma demorada visita, com direito a caminhadas guiadas pelas trilhas, piqueniques, concertos, escalda-pés, massagem, meditação, yoga…. Vale a pena ficar atento ao calendário de atividades!

Vassouras Rio de Janeiro Onde Comer

Uma das opções gastronômicas de Vassouras é o Shopping Casario, que apesar de ser pequeno conta com uma série de opções de restaurantes, além de loja com souvenir local e até um cinema.

Vassouras Rio de Janeiro Fotos

Vassouras Rio de Janeiro Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário