Museu de Belas Artes RJ

Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Museu de Belas Artes, edifício de arquitetura eclética projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes.

Herdeira da Academia Imperial de Belas Artes, foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então Capital Federal.

Museu de Belas Artes RJ

Criado oficialmente em 1937 por Decreto do presidente Getúlio Vargas, o Museu Nacional de Belas Artes conjugou a ocupação do prédio com a Escola Nacional de Belas Artes até 1976, quando a EBA foi deslocada para a ilha do Fundão.

Neste mesmo ano, com a criação da Fundação Nacional de Arte(Funarte) houve novo compartilhamento.

museu antigoEm 24 de maio de 1973, o edifício da Avenida Rio Branco, 199, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) e a partir de 2003, a imponente construção passou a abrigar na sua totalidade o MNBA.

Avançando na linha do tempo, em 2009 o MNBA foi incorporado pelo Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. Hoje é a instituição que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, concentrando um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.

A bicentenária Coleção do Museu Nacional de Belas Artes se originou de três conjuntos de obras distintos: as pinturas trazidas por Joaquim Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro, em 1816; os trabalhos pertencentes ou aqui produzidos pelos membros da Missão, entre os quais se destacam Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Batiste Debret, Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferrez; e as peças da Coleção D. João VI, deixadas por este no Brasil, ao retornar a Portugal, em 1821.

museu antigoPercorrendo suas galerias, o visitante pode vislumbrar, como em poucos espaços culturais do país, a história das artes plásticas no Brasil desde os seus primórdios até a contemporaneidade.

Ocupando atualmente uma área de 17.000 m2, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC constitui-se num vigoroso centro irradiador de conhecimento e divulgação da arte brasileira.

Museu de Belas Artes RJ Programação

Para saber a programação completa acesse o site.

Museu de Belas Artes RJ Acervo

O Núcleo de Conservação e Restauração é responsável pela preservação do acervo do Museu Nacional de Belas Artes – MNBA, prolongando a perenidade dos bens culturais e, deste modo, possibilitando o seu estudo, divulgação e exposição.

As atividades destinadas à conservação e restauração do acervo já eram desenvolvidas em 1937, ano de criação do MNBA e transferência do acervo da Escola Nacional de Belas Artes ao museu, e acompanham toda a trajetória da instituição.

Os métodos utilizados para estas finalidades podem ser classificados como diretos e indiretos. Os métodos diretos compreendem as intervenções nos bens visando à conservação curativa de um dano ou a estabilização de processo de deterioração, inerente aos materiais constituintes dos objetos. Os métodos indiretos constituem as atividades de conservação preventiva que incluem: monitoramento dos objetos, monitoramento das condições ambientais, acondicionamento, manuseio, entre outras atividades.

Objetivando a manutenção da preservação do seu acervo, o MNBA mantem dois amplos e equipados laboratórios de restauração para possibilitar o tratamento de obras sobre papel, pinturas e objetos tridimensionais, onde são executadas as intervenções nas obras. Por meio de convênio ou cooperação técnica, os Laboratórios de Conservação e Restauração do MNBA, podem atender a solicitações de outros museus e instituições afins.

O núcleo de conservação também é responsável pelo monitoramento e gerenciamento das obras em guarda na Reserva Técnica, computando cerca de 22.000 itens.





Em 2006, a reserva técnica praticamente dobrou o seu espaço útil. Atualmente, temos 1.736 metros quadrados para acondicionamento do acervo que não está em exposição. Além da ampliação dos espaços o projeto de modernização da reserva possibilitou a compra de mobiliário adequado e a instalação de um sistema automatizado de ventilação que fornece filtragem e a desumidificação do ar que circula dentro da reserva técnica.

Museu de Belas Artes RJ Biblioteca

Considerada uma das mais completas do país no seu segmento, a Biblioteca/Mediateca Araúo Porto Alegre possui um valioso acervo especializado em artes plásticas e visuais do século XIX e XX.

Sua vasta coleção abrange também a área de museologia, arquitetura e história da arte. Com mais de 20 mil itens em seu acervo bibliográfico, reúne obras raras e uma grande coleção de livros, obras de referências (dicionários, enciclopédias, bibliografias, guias), periódicos, catálogos de exposições nacionais e estrangeiros, possui também um arquivo biográfico de recortes de jornais e revistas (dossiê dos artistas) e clippings dos eventos do MNBA que remontam ao século passado. O acervo de coleções especiais abarca obras de importantes personalidades no contexto artístico e cultural do país.

As obras foram doadas por bibliotecas particulares, tais como: Coleção Quirino Campofiorito, Coleção Paulo Herkenhoff, Coleção Walmir Ayala e mais recentemente a Coleção Pedro Xexéo. Na Biblioteca/Mediateca Araúo Porto Alegre o visitante ou pesquisador também vai encontrar acervo de multimída, composto de CDs, CD-ROMs e DVDs abordando temas que vão da história da arte até as diversas manifestações culturais.

Museu de Belas Artes RJ Coleções

Aclamada como uma das mais significativas coleções de arte do país, o acervo do MNBA teve início com um núcleo trazido da Europa, em 1816, por Joachim Lebreton, visando à constituição de uma Academia Real de Artes. Mais a frente, nos anos 1830 incorpora a denominada Coleção Real, vinda de Portugal com o Príncipe Regente D. João, em 1808. Com o desenvolvimento da atividade artística ao longo destes dois séculos, incluindo exposições e de salões, este acervo vai sendo gradativamente ampliado com a inclusão das obras premiadas nestes sucessivos certames. Doações de grande relevância, desde então, também têm sido importante meio de qualificação do nosso acervo.

Neste percurso de formação, destacamos a peça mais antiga da coleção, um busto em mármore de Antínoo, datado do período de 130 a 138 d. C., expoente da estatuária retratística clássica da Roma imperial, presenteado à Academia Imperial pela imperatriz Tereza Cristina. Citamos, ainda, a pintura do Mestre de Calci, do século XIII italiano, representando um braço de Cristo crucificado. Dignas de nota são as 22 telas do importante pré-impressionista Eugène Louis Boudin, o maior conjunto do artista fora da França, doadas pelos barões de São Joaquim.

Herdeiro da Academia Imperial e da Escola Nacional de Belas Artes, o acervo artístico do Museu Nacional de Belas Artes, em constante crescimento, conta hoje com mais de 20.000 obras. Especializada na produção estética brasileira, do século XIX à atualidade, a arte europeia também possui presença destacada, enquanto que um pequeno e expressivo conjunto introduz a estética africano-negra. Assim, através de esculturas, pinturas monumentais, gravuras, artes aplicadas, desenhos, fotografias, novos meios expressivos contemporâneos, o acervo reunido no MNBA apresenta a pluralidade e extensão do universo criativo plástico, sobretudo do brasileiro.

A coleção do MNBA foi subdividida em curadorias, cada uma delas obedecendo o critério de técnica artística, são elas: Pintura Brasileira, Pintura Estrangeira, Desenho Brasileiro e Estrangeiro, Escultura e Arte Africana, Gravura Brasileira e Estrangeira, Coleções Especiais (Arte decorativa, Arte Popular, Mobiliário, Medalhística, Numismática, Arte Indígena), Fotografia e Novas Linguagens.

Horário de Funcionamento Museu de Belas Artes RJ

  • Terça a sexta das 10h ás 17h / Sábado e domingo das 13h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu de Belas Artes RJ

  • Av. Rio Branco, 199 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3299-0600

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário