Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro é um porto da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homonimo, no Brasil. É compreendido em parte do Centro, Gamboa, Saúde, Santo Cristo e do Caju. Também é denominado de Porto Maravilha e Zona Portuária.

Estabeleceu-se numa enseada da costa ocidental da baía de Guanabara, situado a 22 54´23“ de latitude sul e a 43 10’ 22” de longitude oeste de Greenwich (coordenadas do antigo observatório Astronômico).

Porto do Rio de Janeiro

Em princípios do século XX, os serviços de expedição de mercadorias para o exterior e para os estados brasileiros por via marítima e do recebimento das provindas de fora, por mar, eram efetuadas geralmente por meio de saveiros que atracavam em pontes quase todas de madeiras, “piers” ou cais de pequeno calado d’água; apenas algumas dessas construções acostavam vapores de pequena cabotagem.

Todas as mercadorias importadas e a bagagem dos passageiros, sujeita ao fisco aduaneiro e passivas de imposto, vinham, transportadas em saveiros, descarregar na doca da Alfândega para os armazéns que a guarneciam pelo lado de terra; exceto os gêneros despachados sobre água, que seguiam para os trapiches ou outros destinos, o carvão de pedra era descarregado na Estação Marítima da Estrada de Ferro Central do Brasil, ou para depósitos de importadores, como o da Ilha dos Ferreiros, pertencentes à “Brasilian Coal” e dotado de ponte de descarga alcançando fundos de 6 metros em águas médias.

Os serviços de inflamáveis e de corrosivos faziam-se em trapiches sitos na Ilha dos Melões, ao Sul da enseada de São Cristóvão. Mais além da margem da enseada, bordadas pelas praias das Palmeiras e de S. Cristóvão, estavam instaladas a “Companhia Luz Stearica” e estâncias de madeira.

Entre esses estabelecimentos comerciais e industriais (com servidão sobre as águas da baía, que em número considerável achavam-se disseminados pelo litoral), compreendidos entre o trapiche Mauá, separados do Arsenal de Marinha por uma estreita rua e pela Ilha dos Melões e medindo cerca de 4.800 metros (segundo os contornos revestidos de pedra), havia apenas alguns estabelecimentos dotados de obras marítimas construídas com maior solidez e eficiência, admitindo a acostagem de embarcações de calado superior a 5 metros.

O Porto do Rio de Janeiro atende aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e sudoeste de Goiás, entre outros.

É um dos mais movimentados do país quanto ao valor das mercadorias e à tonelagem. Minério de ferro, manganês, carvão, trigo, gás e petróleo são os principais produtos escoados.





Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), conta com 6.740 metros de cais contínuo e um píer de 883 metros de perímetro, que compõem os seguintes trechos: Cais Mauá (35.000 m² de pátios descobertos), Cais da Gamboa (60.000 m² de área coberta em 18 armazéns e pátios com áreas descobertas de aproximadamente 16.000 m²), Cais de São Cristóvão (12.100 m² em dois armazéns cobertos e uma área de pátios com 23.000 m²), Cais do Caju e Terminal de Manguinhos. Existem ainda dez armazéns externos, totalizando 65.367 m², e oito pátios cobertos (11.027 m²), com capacidade de estocagem para 13.100 toneladas, além de outros terminais de uso privativo na Ilha do Governador (exclusivo de Shell e Esso), na baía de Guanabara (Refinaria de Manguinhos) e nas ilhas d’Água e Redonda (Petrobras).

Porto do Rio de Janeiro Imigrantes

O Arquivo Nacional desenvolve a Base de Dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro”, projeto apoiado pela Associação Cultural do Arquivo Nacional e patrocinado pelo BNDES.

A base de dados facilita a busca de brasileiros, descendentes de estrangeiros, no acesso a informações de seus antepassados que desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, entre o final do século XIX e início do século XX. Os documentos trazem a relação de 1,3 milhão de passageiros que desembarcaram no porto do Rio de Janeiro entre 1875 e 1900 e recompõem a trajetória dos imigrantes no país, possibilitando aos brasileiros conhecerem suas origens e solucionar questões concretas, como direitos de cidadania e propriedade, com acesso rápido e fácil à documentação.

Porto do Rio de Janeiro Cruzeiros

Mais de três milhões de turistas já passaram pelo Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Concessionária do terminal por 50 anos, a empresa revolucionou o padrão de atendimento ao turismo marítimo. Os investimentos financeiros e operacionais abriram caminho para o crescimento do turismo de cruzeiros, que foi de 800% entre 1998 e 2011. O Pier Mauá vem investindo de forma consistente em obras de infraestrutura e em melhorias que transformaram totalmente o visual da zona portuária.

O Terminal Marítimo do Pier Mauá recebeu o Prêmio World Travel de “Melhor Porto de Cruzeiros da América do Sul”, concedido em 2009, 2010, 2011, 2012, 2014 e 2015 pela Travel Weekly, importante publicação da indústria turística. A premiação é resultado de votação realizada por aproximadamente 200 mil agentes de viagens e profissionais do turismo de 198 países, pela internet, durante a World Travel Market, feira internacional de negócios da área de turismo que acontece anualmente em Londres. No mesmo evento – e também pelo sexto ano consecutivo – a cidade do Rio de Janeiro foi eleita o melhor destino da América do Sul.

Porto do Rio de Janeiro Navios Atracados e Programação de Navios

No site www.portosrio.gov.br você pode consultar navios atracados e a programação dos próximos navios.

Horário de Funcionamento Porto do Rio de Janeiro

  • Aberto 24 horas

Onde Fica, Endereço e Telefone Porto do Rio de Janeiro

  • R. Acre, 21 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2219-8600

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