Praça Cinelândia RJ

Cinelândia é a praça mais popular do Rio, com seus bares e restaurantes, e alguns cinemas, sendo movimentada dia e noite.

O local é movimentado inclusive em fins de semana, e encontra-se facilmente taxis e ônibus, além de ter a estação do Metrô.

Praça Cinelândia RJ

A praça da Cinelândia é um local onde se vê todo tipo de pessoas, cariocas de todos os tipos, com os mais variados perfis.

A Cinelândia é o nome popular da região do entorno da Praça Floriano, no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, englobando a área desde a Avenida Rio Branco até a Rua Senador Dantas, e da Evaristo da Veiga até a Praça Mahatma Gandhi, onde outrora ficava o Palácio Monroe.

Praça Cinelândia RJ História

A Praça Floriano localiza-se num largo aberto durante as obras de construção da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco). Ocupa parte do terreno do antigo Convento da Ajuda, construído no século XVIII e demolido na primeira década do século XX.

A ideia de transformar a nova praça, cercada pelos prédios da Biblioteca Nacional, da Câmara Municipal (Palácio Pedro Ernesto), do antigo Supremo Tribunal Federal, do Palácio Monroe e do Theatro Municipal numa versão brasileira da Times Square veio do empresário Francisco Serrador, um espanhol radicado no Brasil e proprietário de cassinos (atualmente proibidos no Brasil), cinemas, teatros e hotéis.

O nome Cinelândia popularizou-se a partir dos anos 30. Dezenas de teatros, boates, bares e restaurantes instalaram-se na região, tornando-a referência em matéria de diversão popular.

A Cinelândia foi também palco de algumas das manifestações políticas mais importantes da história do Brasil. É até hoje o local favorito para exibições de ativistas políticos nacionalistas e de esquerda.

Com a popularização dos shopping-centers, as salas de exibição foram deixando pouco a pouco a Praça Floriano. Atualmente funciona no local apenas o cinema Odeon.

O entorno da Praça Floriano é marcado por imponentes construções nos estilos Eclético, Neoclássico, Art Nouveau e Art déco. Em estilo eclético, destacam-se os prédios do Theatro Municipal, do Museu Nacional de Belas Artes, do antigo Supremo Tribunal Federal (atualmente Centro Cultural da Justiça Federal) e da Câmara de Vereadores. Um exemplo de construção em estilo Neoclássico é a Biblioteca Nacional do Brasil. Destacam-se também o edifício Wolfgang Amadeus Mozart, conhecido popularmente como Amarelinho, e o Odeon. O edifício Francisco Serrador, construído em 1944, destaca-se pela sua forma circular.

Ao centro, encontra-se o monumento erigido em homenagem ao Marechal Floriano, inaugurado em 1910.

O projeto paisagístico original da praça foi profundamente alterado no final dos anos 1970, quando as obras de construção da estação Cinelândia do metrô obrigaram a instalação de grandes saídas de ar. Ao término dessas obras, foi demolido o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal, cuja destruição foi motivada por campanha lançada pelo jornal O Globo em 1974, alegando atrapalhar o trânsito, além de atrapalhar as obras do metrô. Isso privou a Praça Floriano de um de seus mais belos edifícios. No terreno do palácio, encontra-se hoje um chafariz monumental, conhecido atualmente como “Chafariz do Monroe”, na Praça Mahatma Gandhi (Rio de Janeiro).

Praça Cinelândia RJ Cinema

Não é à toa que a Praça Floriano é conhecida como Cinelândia. A Praça e seus arredores abrigaram alguns dos mais importantes cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro.

“A meta do visionário Francisco Serrador era transformar o local na ‘Broadway brasileira’, alcançando seu objetivo durante quase todo o século passado, já que a Cinelândia contava, ainda, com teatros como o Brigite Blair e o Rival“, destaca o pesquisador Márcio Malheiros França, no blog Cinema em Foco.





  • Cine Odeon
    Com todo seu charme histórico, ainda é um importante centro cinematográfico brasileiro, sendo sede importantes eventos, como Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.
  • Cineac Trianon
    Inaugurado em 1938, na Avenida Rio Branco n.181, no início, este cinema não passava ficção clássica, convencional. Dedicava-se às chamadas “sessões passatempo”, constituídas geralmente de cine-jornais, documentários curtos, desenhos animados, vídeos de viagens, musicais ou humorísticos.
  • Cinema Parisiense
    “O Cinema Parisiense foi o primeiro cinema estável da cidade e foi inaugurado em 9 de agosto em 1907. Ficava na Avenida Rio Branco nº 179, em frente à antiga Galeria Cruzeiro e fazia esquina com a antiga Rua Chile, atual Rua da Ajuda”, conta Elizabeth de Mattos Dias, pesquisadora.
  • Cine Pathé
    Aberto no final de 1907 e fechado em 1999, o prédio de bela arquitetura art déco, quando deixou de abrigar o Cine Pathé, passou a ser utilizado por uma igreja evangélica.
  • Cinema Capitólio
    Além de produções cinematográficas, este antigo espaço também era palco para outras artes, como apresentações musicais, teatrais e de dança.
  • Império
    Uma sala clássica, aberta no final do século XX, que, por conta de problemas econômicos, acabou sendo fechada já na segunda metade do mesmo século.
  • Rex
    Um edifício de dois andares que abrigava um dos mais badalados cinemas da cidade, com o tempo, passou a ser sede de um cinema dedicado somente às sessões eróticas.
  • Cine Iris
    Ainda em atividade, o Iris, famoso cinema pornô da Rua da Carioca, é outro que faz parte da Cinelândia e que se dedica aos filmes adultos.
  • Cine Vitória
    Ficava na Rua Senador Dantas, esquina com Rua Alcindo Guanabara. Foi inaugurado em Inaugurado em 12 de agosto de 1942, com muita divulgação nos jornais da época. O conforto era a marca registrada. Estreou com o filme “Grande Ditador”. Hoje é uma Livraria Cultura.
  • Cine Palácio
    Hoje em dia, o prédio voltou a funcionar e abriga o Teatro Riachuelo Rio. Por muito tempo, foi o Cine Palácio. Inaugurado em 1928, foi o primeiro cinema do Rio de Janeiro a exibir um filme sonorizado na década de 1920.
  • Cinema Metro-Passeio
    “Foi inaugurado em 1936, chegou a ter 1821 lugares e ficava ao lado da loja da Mesbla (em determinada época a Mesbla propôs arrendar o Metro para exibir sessões gratuitas para os clientes da grande loja). Foi o segundo cinema do Rio a ter ar refrigerado (o primeiro foi o pequenino Varieté, que funcionou na Av. Atlântica nº 1080, de 1935 a 1942”, destaca o blog Saudades do Rio.
  • Cine Plaza
    A inauguração deste cinema foi em 1934. Já fechado para a exibição de filmes, o prédio (que mantém o estilo arquitetônico do passado) foi restaurado recentemente e a antiga sala de projeção deu lugar a um auditório multifuncional com capacidade para 220 pessoas.
  • Cinema Colonial
    O Colonial, que ficava no Largo da Lapa nº 47, funcionou de 1941 a 1961, com 1578 lugares. Foi desapropriado em dezembro de 1964 e transformado na belíssima Sala Cecília Meireles.

Praça Cinelândia RJ Lojas Americanas

A Lojas Americanas S.A. é uma das maiores e mais tradicionais redes de varejo do país. Com 89 anos de vida, a empresa conta com mais de 1.320 lojas com presença em todo o território nacional e com 4 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Uberlândia, atuando também no comércio eletrônico, representado pela B2W – Companhia Digital.

A rede comercializa mais de 60.000 itens de 2.000 fornecedores diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bombonière, lingerie, CDs e DVDs, jogos, higiene e beleza e utilidades domésticas.





Deixe seu comentário