Praça Xv Rio de Janeiro

A Praça XV, também conhecida como Praça XV de Novembro, Praça Quinze de Novembro ou Praça Quinze, é uma praça situada no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro.

Além de estar localizada na Rua Primeiro de Março, a praça integra a Orla Conde, um passeio público que margeia a Baía de Guanabara.

Praça Xv Rio de Janeiro

A praça, que existe desde o século XVI, foi reinaugurada no dia 29 de maio de 2016 após ser revitalizada. A revitalização da praça foi feita durante a gestão do prefeito Eduardo Paes no âmbito do Porto Maravilha, uma operação urbana que visa revitalizar a Zona Portuária do Rio de Janeiro.

No interior do logradouro, situam-se a Estação Praça XV do VLT Carioca e a Estação Praça XV do sistema de barcas operado pela CCR Barcas. Já nas imediações, situam-se diversos pontos de interesse de importância histórica e política, como o Paço Imperial e o Palácio Tiradentes. A praça também possui quatro monumentos históricos: o Chafariz do Mestre Valentim; a Estátua Equestre de Dom João VI; a Estátua Equestre do General Osório; e a Estátua do Almirante Negro.

Hoje, a Praça XV é considerada o coração do skateboarding no Rio de Janeiro. Embora o Decreto Municipal nº 17.746, de 22 de julho de 1999, tenha proibido a prática do esporte em praças, parques e jardins da cidade, o movimento de skatistas I Love XV conseguiu, em 2011, uma permissão da prefeitura para o uso da Praça XV como local de tráfego de skates em horários estipulados. No dia 8 de novembro de 2016, por meio de uma portaria, o presidente da Fundação Parques e Jardins concedeu autorização para o uso do skate na Praça XV e na Praça Marechal Âncora em qualquer horário.

A praça recebeu esse nome por homenagear o dia 15 de novembro de 1889, marcado pela Proclamação da República do Brasil. Nesse dia, foi instaurada a república federativa presidencialista no Brasil, em substituição à monarquia constitucional parlamentarista em vigor desde 1822.

Praça Xv Rio de Janeiro Barcas

A CCR Barcas opera com cinco estações: Praça XV, Praça Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas. Na Divisão Sul, 3 pontos de atracação fazem parte da operação nas linhas que servem à Ilha Grande (Abraão), Mangaratiba e Angra dos Reis.

Situada na região central do município do Rio de Janeiro, a estação aquaviária na Praça XV foi construída entre os anos de 1904 e 1912. Nos três edifícios funciona hoje a estação de passageiros, o Centro de Controle Operacional da concessionária, escritórios administrativos da empresa, bem como lojas e áreas de serviços auxiliares.

Praça Xv Rio de Janeiro Skate

A ampliação da voz dos skatistas da Praça XV teve como desdobramento a criação de uma associação cultural.





Com marcas da história da Monarquia e da República no Brasil, a Praça XV, no Centro do Rio, também guarda índices da contestação ao poder e à autoridade, como o monumento a João Cândido Felisberto, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata.

Em tempos atuais, a resistência se transformou em ocupação do espaço público. Essa é a proposta do Coletivo XV, que surgiu há dez anos com a ideia de integrar a prática de skate à vida urbana dos cariocas.

Como explica Wilson Domingues, mais conhecido como Wilbor, o coletivo, do qual ele é um dos fundadores, nasceu como fruto da desobediência ao poder público que havia proibido a prática do skate.

Praça Xv Rio de Janeiro Feira

Paraíso das relíquias, onde se pode encontrar de tudo um pouco em matéria de objetos antigos, velhos e usados, a tradicional feira ocupa uma área da Praça XV desde 1970. Inicialmente, grande parte dos negociantes ficava embaixo do extinto viaduto da Perimetral. Desde a demolição, todos os cerca de 700 expositores se instalaram bem no meio da praça, com suas mais variadas e inusitadas peças.

A feira está sob a coordenação e responsabilidade do Instituto das Feiras Culturais do Brasil, que cuida tanto dos interesses dos participantes quanto do público visitante, segurança e organização, como, por exemplo, as barracas padronizadas.

O Rio de Janeiro é um dos maiores celeiros de antiguidades do Brasil. A vinda da Família Real Portuguesa trouxe também muitas pessoas que acompanharam a Corte. Os objetos pessoais de todas essas famílias se espalharam através das gerações e, eventualmente, alguém resolve fazer uma “faxina” e jogar fora peças que acabam sendo recolhidas por catadores.

Ao encontrarem algo mais significativo, eles tentam vender para antiquários ou para os próprios barraqueiros, fazendo com que diversos objetos acabem vindo parar na Feira de Antiguidades da Praça XV. Muitas vezes são objetos de época que simplesmente vão satisfazer o desejo de consumo de algum comprador curioso. Da mesma forma, pode ser algo muito especial e raro, como um filme que registrava o enterro do escritor João do Rio.

Outras preciosidades também foram encontradas neste livre comércio de antiguidades, como três cartas assinadas, respectivamente, pela Princesa Isabel, pela imperatriz Teresa Cristina, e a terceira, por ninguém menos que o imperador D. Pedro II.

Objetos de valor afetivo, como um determinado vinil, uma edição especial de um gibi, um brinquedo ou uma fotografia antiga, entre muitas outras peças tão igualmente valiosas para alguns, são facilmente encontrados nesta tradicional Feira, que é ótima opção de programa para um sábado.

Praça Xv Rio de Janeiro Restaurante

  • Restaurante Ancoramar
  • Bistrô do Paço
  • Al Khayam
  • Hachiko
  • Costela do Beco

Mapa de localização





Deixe seu comentário