Rádio Globo Rio de Janeiro

Rádio Globo é uma rede de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro. A emissora pertence ao Sistema Globo de Rádio, conjunto de emissoras de rádio do Grupo Globo, que também controla a sua coirmã CBN, além da BH FM, emissora de rádio local de Belo Horizonte.

A rede foi criada em 2001, a partir da transmissão em cadeia das emissoras do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (entre 2002 e 2016).

Rádio Globo Rio de Janeiro

A sua cabeça de rede é a emissora carioca, fundada em 1944 por Roberto Marinho, e uma parte de sua programação em rede é gerada pela emissora paulistana.

A Rádio Globo foi inaugurada por Roberto Marinho em 2 de dezembro de 1944, sendo a primeira emissora de rádio criada pelas Organizações Globo (hoje Grupo Globo). Seu nome era uma alusão ao jornal O Globo, também pertencente ao empresário.

Na década de 1950 a emissora trazia em seu auditório grandes nomes da música brasileira.

A frequência de AM da Globo em São Paulo foi fundada em 1.° de maio de 1952, inicialmente sob o nome de PRG-9 Rádio Nacional de São Paulo, das Organizações Victor Costa, sendo adquirida em 1965 pelo Grupo Globo.

Em 1977 passa por um processo de mudança de nome, alternando as marcas Nacional e Globo até 1979. Em 1983, a Excelsior FM foi extinta para ser rebatizada de Globo FM, depois Globo FM 90,5, Globo FM 90 e Rádio X 90 FM. O prefixo da FM era ZYD 800.

O Repórter Esso passou a ser exibido nas ondas da Globo na década de 1960 até 1968. Nessa década, o rádio AM passou a ganhar suas características atuais, deixando de lado os programas de auditório e dando lugar a locutores comunicativos e populares. Um deles era Haroldo de Andrade. Em 1975, a emissora e o Sistema Globo de Rádio (SGR), passam a adotar um logotipo cujas letras lembram o da Rede Globo.

Em 3 de outubro de 1976, a emissora do RJ troca de frequência com a antiga Rádio Eldorado, passando dos 1180 kHz para os atuais 1220 kHz (frequência internacional) aumentando sua potência e passando a alcançar todo o estado do Rio de Janeiro durante o dia e todo o Brasil no período noturno.

Até 1991, a programação da Rádio Globo era basicamente composta de programas jornalísticos e transmissões esportivas. Com a criação da Central Brasileira de Notícias (CBN) neste mesmo ano, a Globo passa a assumir seu lado mais eclético e popular, com programas voltados para a prestação de serviços e para o entretenimento em geral. A Rádio X 90 FM passou a se chamar CBN FM 90,5 MHz em 1995.

Rádio Globo Rio de Janeiro Programação

Para conferir a programação da Rádio Globo, acesse o site.

Rádio Globo Rio de Janeiro Futebol

A emissora realizou a transmissão da Copa do Mundo de 1950 com Luis Mendes, sendo a única emissora brasileira a transmitir a Copa do Mundo de 1954 na Suíça.

Alguns dos nomes que trabalharam na parte de esportes da rádio. No Rio, Waldir Amaral, Jorge Cury, João Saldanha, Mário Vianna, Deni Meneses, Washington Rodrigues, Kleber Leite, Francisco Perez, Élcio Venâncio, Luís Carlos Silva, Maurício Menezes, Loureiro Neto dentre outros grandes nomes. Em SP já passaram pelo microfone da Globo Osmar Santos, Loureiro Junior, Carlos Aymard, Fausto Silva, William Torres, Henrique Guilherme, Juarez Soares, Oswaldo Luis, Paulo Soares, Osvaldo Maciel, Pedro Torres, Luís Roberto, Paulo Roberto Martins, Márcio Bernardes, Roberto Carmona, Ulisses Costa, Cledi Oliveira, Osvaldo Pascoal, Zé Elias, entre outros grandes nomes.

Em 2012 o comentarista Francisco Perez, o Chiquinho que apresentou durante quatro anos o “Enquanto a Bola Rio”, passa o comando do programa para o comentarista Eraldo Leite que apresentava desde 2010 o “Panorama Esportivo Rio”, por sua vez substituído por Zeca Marques – comentarista titular na época de José Carlos Araújo. Eraldo apresenta em diante o Enquanto a Bola Rio. Francisco substitui Osvaldo Pascoal no “Esporte na Globo”.





No mesmo ano surge a versão de São Paulo e a rádio anuncia Osvaldo como apresentador, Osvaldo apresentou o Esporte na Globo de 2002 até sua saída do programa em 2012.

Em 2013 a emissora substitui a marca “Futebol Show”, que pertencia ao narrador José Carlos Araújo que o colocou nas jornadas locais da Bradesco Esportes FM/BandNews Fluminense FM e posteriormente na Rádio Transamérica FM e, atualmente pertence à Rádio Tupi, pelo “Rádio Globo Futebol Clube” nas jornadas esportivas em SP, RJ, BH e demais emissoras da rede.

Após mais de vinte anos como locutor principal (somando as duas passagens pela emissora), José Carlos Araújo sai da emissora em busca de novos desafios, primeiro na Bradesco Esportes FM, depois na Rádio Transamérica FM, e atualmente nas radios Super Rádio Tupi e Antena 1 Rio de Janeiro, indo com ele Gerson, Gilson Ricardo, Jorge Eduardo, Bruno Cantarelli e três operadores de externa. A Globo reagiu imediatamente contratando o principal narrador da emissora concorrente, Tupi: Luiz Penido, que iniciou sua carreira na própria rádio em 1969, mas saiu em 1988 (para Rádio Tupi, onde trabalhou por 2 vezes, fora as passagens pelas rádios Nacional e Tropical). Penido, “o Garotão da Galera”, retorna e assumindo a vaga de narrador titular deixada por Garotinho.

A equipe de esportes, o chamado “Timaço” do rádio esportivo brasileiro, tem ainda no time de locutores do Rio Edson Mauro (o “Bom de Bola”) e Hugo Lago (também repórter), os comentaristas Juninho Pernambucano, Eraldo Leite e Dé Aranha (contratado em 2013 pela emissora) além dos “trepidantes” Marco Vasconcelos, Marcelo Penido, Gustavo Henrique, Rafael Marques, André Luiz, entre outros. Em São Paulo, Oscar Ulisses comanda a equipe líder do rádio brasileiro ao lado do irmão Osmar (que depois do acidente em 94 passou a ser um dos diretores da equipe) que conta com Marcelo do Ó, Raphael Prates, Gustavo Zupak, entre outras feras. Em Belo Horizonte, a voz de Osvaldo Reis conduzia as transmissões esportivas conjuntas com a CBN Belo Horizonte, que teve coordenação de conteúdo e reportagens de Marcos Guiotti. Com o fim da rádio em 2016, a equipe de esportes foi demitida e as transmissões foram encerradas.

Em 2014, a Rádio Globo Rio de Janeiro estreou dois novos programas esportivos na faixa entre 20h e 22h: Futebol de Verdade, apresentado pelos ex-jogadores Zico e Juninho Pernambucano às segundas-feiras, e Olha o Gol! com Edson Mauro, de terça a sexta (quando não há jornadas esportivas). Também foi lançado um boletim de esportes chamado Tem bola na área, com um minuto de duração e foco na cobertura dos treinos e resultados de partidas.

Em 2016, a Globo fez uma fusão com a CBN para as transmissões de Futebol, formando assim a Seleção Rádio Globo/CBN inicialmente em SP e BH durante os estaduais e depois no RJ com o início do Brasileirão. Em 2017, a equipe ganhou o nome de Futebol Globo no Rádio, pois passou a contar também com integrantes da Rede Globo e do SporTV.

Rádio Globo Rio de Janeiro Vinhetas

Em 1953 surgiram as primeiras “marchinhas” dos times cariocas. Eram gravadas por Yidezr Medeiros. As mesmas são até hoje utilizadas em partidas. As dos times paulistas surgiram em 1961 eram do cantor Fábio, jovem na época.

Rádio Globo Rio de Janeiro Slogans

  • 2001-2004: Rádio Globo, tá todo mundo ligado
  • 2004-2006: A estrela maior é você!
  • 2006-2007: Sempre ao seu lado
  • 2007-2009: A rádio do tamanho do Brasil!
  • 2009-2014: Bota amizade nisso!
  • 2014-2017: Vamos juntos!
  • 2017-2018: Pra quem é bom de orelha!
  • 2018-2019: Se toca você, toca aqui!
  • 2019-presente: A rádio que vibra com você!

Onde Fica, Endereço e Telefone Rádio Globo Rio de Janeiro

  • R. Marquês de Pombal, 25 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 99764-2382

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário