Rio Galeão

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, anteriormente chamado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, também conhecido como Aeroporto do Galeão(IATA: GIG, ICAO: SBGL) é um aeroporto internacional no município do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro.

É o segundo maior aeroporto do Brasil em movimento internacional. Considerando também o movimento de passageiros domésticos, é o quarto maior aeroporto do país em movimento.

Rio Galeão

Atualmente, 26 companhias aéreas operam no Aeroporto Internacional Tom Jobim com rotas ligando-o à cidades dos continentes da Europa, África, Oriente Médio e América do Norte, Central e do Sul, além das rotas domésticas.

O Tom Jobim está localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Ilha do Governador, distante 20km do Centro da cidade. Possui o maior sítio aeroportuário em área total dentre todos os aeroportos do Brasil, e é também o que tem a maior pista de pouso e decolagem comercial do país, sendo a mais importante porta de entrada aérea para todo o estado do Rio de Janeiro.

Desde agosto de 2014 a administração do aeroporto está sob concessão privada da Concessionária RIOgaleão (Concessionária Aeroporto do Rio de Janeiro S/A), que é constituída pela Infraero, com 49% de participação, e pela Changi Airport, sendo esta última reconhecida pela administração do Aeroporto Internacional de Cingapura, tido como o melhor do mundo em ranking da consultoria SkyTrax.

Uma das operações mais memoráveis que ocorreu no aeroporto foi a do mítico avião supersônico Concorde. O supersônico pousou pela primeira vez no então Aeroporto do Galeão, em 1971, durante um voo experimental.

A partir dali, a primeira rota comercial com o Concorde no Brasil foi inaugurada pela Air France, em 21 de janeiro de 1976, na rota Rio-Paris. O avião levava cerca de 6 horas no trajeto, com uma escala em Dacar, no Senegal. Por causa de seu baixo nível de ocupação, somado ao alto custo operacional, a rota foi encerrada em 1982.

Outra visita de destaque ao Aeroporto Internacional Tom Jobim foi a do Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, que pousou no aeroporto no dia 22 de março de 2012. Era a segunda vez que este modelo vinha ao Brasil.O aeroporto recebeu o A380 comercialmente pela primeira vez no dia 22 de Agosto de 2016,em um voo da Air France.

O atual Aeroporto Internacional Tom Jobim tem suas origens na década de 1920 com advento das operações militares. Em 10 de maio de 1923, o Governo Federal desapropriou terrenos na Ilha do Governador para a construção do Centro de Aviação Naval do Rio de Janeiro. Já no ano seguinte a Escola de Aviação Naval, que funcionava desde 1916 no antigo Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro, foi transferida para a ponta do Galeão.

O local sediou a Base de Aviação naval até 1941, quando recebeu a denominação de Base Aérea do Galeão, que funciona até hoje no local. Ali ainda surgiram hangares, oficinas, quartéis, alojamentos, além da primeira Fábrica Nacional de Aviões, que produziu em série o primeiro modelo brasileiro, os Muniz 5, 7 e 9.

Ainda no Galeão, outras indústrias aeronáuticas produziam, sob contrato com entidades estrangeiras como a Fokker holandesa e a Focke-Wulf alemã, aviões para aviação civil e militar. Também do Galeão saíram os primeiros Correios Aéreos Navais, em 1935.

Os antigos Hidroaviões de companhias como a Pan American e a Condor estavam sendo substituídos nas rotas internacionais por aviões maiores, dotados de rodas, que precisavam de pistas em terra para pouso e decolagem.

Com isso, em 1945, o Aeroporto do Galeão recebeu oficialmente a categoria de aeroporto internacional, com o objetivo de atender os novos aviões. Os antigos Sikorsky ou Junkers J-52, entre outros, cederam lugar aos Douglas DC-3 e DC –4 e L-1049 Constelations da Lockheed.

Contudo, o aeroporto não possuía ainda sequer uma estação de passageiros, já que até então o local só tinha finalidade industrial e militar. Então, naquela época o acesso ao aeroporto era feito através de lancha pela Baía de Guanabara, desde a estação de hidroaviões, que funcionava ao lado do Aeroporto Santos Dumont, até a ponte de desembarque do Galeão, de onde os passageiros seguiam até a aeronave em ônibus





Rio Galeão Hotel

Conheça alguns hotéis dentro ou perto do aeroporto:

Rio Aeroporto Hotel

O Rio Aeroporto Hotel oferece comodidade, conforto, bom atendimento e diversos serviços para você que quer praticidade na hora de se hospedar ou para uma estadia rápida.

Linx Hotel

O Linx Hotel fica pertinho do RIOgaleão. Estrutura completa com academia, piscina, transporte gratuito para o aeroporto, estacionamento, restaurante a la carte e buffet, business center e lavanderia.

Aerotel

O Aerotel fica no terceiro piso do Terminal 2. Conforto e praticidade quando você precisar.

Rio Galeão Sala Vip

Conheça as salas vip do aeroporto:

American

Passageiros voando de American em primeira classe, classe executiva, ou tendo os cartões Emerald ou Sapphire de qualquer companhia que faça parte da OneWorld (*existem algumas restrições por regra).

Gol

Embarque Internacional: Delta, Air France/KLM, Aerolíneas Argentinas, Priority Pass, Lounge Key, Lounge Club e Diners.
Embarque Doméstico: Delta, Air France, KLM – Priority Pass, Lounge Pass, Lounge Club, Lounge Key e Diners.

Plaza Premium Lounge

Parcerias: Lufthansa, British, Iberia, Alitália, American Express Global (cartões selecionados pela administradora), Diners Club (cartões selecionados pela administradora) e Priority Pass Lounge Keys (cartões selecionados pela administradora).

Star Alliance

Apenas membros Star Alliance Gold voando Avianca, Copa, Edelweiss, Lufthansa TAP e United.

Rio Galeão Estacionamento

O estacionamento do RIOgaleão é administrado pela Estapar. Para dúvidas e informações, entre em contato com a administração no telefone (21) 3398-2142 ou dirija-se ao piso 0 do estacionamento do Terminal 2.

Veja os pisos de estacionamento:

Edifício Garagem (Terminal 2)

Com muito mais conforto e comodidade, você poderá contar com:

  • Aproximadamente 3200 vagas cobertas.
  • Fácil acesso aos pontos de embarque e desembarque das companhias aéreas (cerca de 3 minutos de caminhada).

Piso Premium (Terminal 2)

É um estacionamento exclusivo, com localização privilegiada e ideal para quem busca conforto e praticidade.

  • Vagas maiores do que as tradicionais.
  • Rápido acesso ao Terminal 2.
  • Interligado às salas VIP do Plaza Premium Lounge.

Econômico (Terminal 1)

Se você tem o perfil de diarista, o melhor custo-benefício está no Terminal 1.

  • Aproximadamente 400 vagas ao ar livre.
  • Tarifas especiais.
  • 10 a 15 minutos de caminhada para chegar ao Terminal 2.

E4/E5

São ideais para quem vem de motocicleta ou faz parte da comunidade aeroportuária.

  • Cerca de 1600 vagas ao ar livre.
  • 4 minutos de caminhada até o Terminal 2.

Rio Galeão Terminal de Cargas

O RIOgaleão Cargo está localizado na Estrada do Galeão s/nº, Terminal de Carga Aérea, na Ilha do Governador. O terminal opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O terminal se destacada nas importações e atendimento da forte indústria instalada no Estado do Rio de Janeiro, tais como a indústria de Óleo e Gás, Farmacêutica, Automotiva, Têxtil e Metalmecânica.

Além disso, sua localização geográfica privilegiada permite fácil acesso às principais rodovias do país por meio das BR 101, BR 040 e BR 116, que ligam o Rio de Janeiro ao demais Estados da Federação, permitindo assim uma grande abrangência para distribuição e recepção de cargas de todo o país.

Horário de Funcionamento Rio Galeão

  • Atendimento 24 horas

Onde Fica, Endereço e Telefone Rio Galeão

  • Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3004-6050

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário