Barra da Tijuca Rio de Janeiro

Barra de Tijuca é uma região administrativa situada entre o oceano Atlântico e os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo.

É formada em grande parte por ilhas barreiras separadas do continente por um extenso complexo lagunar. Apesar de pouco usual, os nascidos ou os que vivem na Barra da Tijuca são chamados de barristas.

Barra da Tijuca Rio de Janeiro

É formada por oito bairros: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari, Joá e Itanhangá, além de dezenas de sub-bairros, abrangendo uma população de aproximadamente 650 mil pessoas.Sua área total é de 165,59 quilômetros quadrados,equivalente ao tamanho da região urbana de Tel Aviv, em Israel, ou da cidade de Miami, na Flórida.

Possui, ao todo, 27,3 quilômetros de praias oceânicas,sendo as maiores a praia da Barra de Tijuca e a praia da Reserva, ambas localizadas no bairro da Barra de Tijuca. A região possui ainda três grandes lagoas, sendo a de maior extensão a Lagoa de Marapendi.

A região é cortada por três vias principais: a Avenida das Américas (principal via da região, que corta os bairros da Barra e do Recreio e possui cerca de 21 quilômetros), a Avenida Ayrton Senna (que liga a Barra a Jacarepaguá e à Linha Amarela), e a Avenida Lúcio Costa, antiga Avenida Sernambetiba (ao longo do litoral).

Faz limite com o bairro de Jacarepaguá ao norte, com o maciço da Pedra Branca a oeste, com o maciço da Tijuca a leste, e com o Oceano Atlântico ao sul. O bairro da Barra de Tijuca é o centro cultural, econômico e administrativo da região.

A Barra, como é conhecida popularmente, é uma região relativamente nova, classificada como de alto desenvolvimento pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,959).Os dados demográficos indicam que a região foi a que mais cresceu no município na década de 1990: cerca de 44%.

A Barra de Tijuca foi a grande sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, recebendo dezesseis modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta Livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, natação, rúgby em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas) em uma área de 1,18 milhões de metros quadrados, além de ser o local da Vila Olímpica do Rio de Janeiro 2016.

Após os Jogos, o Parque Olímpico do Rio de Janeiro será transformado em um amplo complexo esportivo e educacional destinado a estudantes da rede municipal e atletas de alto rendimento.

Barra da Tijuca Rio de Janeiro Hotel

  • Quality Rio de Janeiro – Barra da Tijuca
  • Hotel ibis Rio de Janeiro Barra da Tijuca
  • Américas Barra Hotel e Eventos
  • Tropical Barra Hotel

Barra da Tijuca Rio de Janeiro Fotos

Barra da Tijuca Rio de Janeiro Fotos





Barra da Tijuca Rio de Janeiro Pontos Turísticos

  1. Praia da Barra
    Entre a Praia do Pepê e da Reserva, tem áreas de ondas fortes e tubulares, ideal para a prática de surf e bodyboarding. Também conta com bons locais para os adeptos do stand up paddle. Água límpida e areia fofa são suas marcas. A Praia da Barra da Tijuca também dá nome à região da Avenida Lúcio Costa, antiga Sernambetiba, desde a Pedra da Gávea até o Recreio dos Bandeirantes.
  2. Praia da Reserva
    Se a sua praia é tranquilidade, a Reserva é uma ótima escolha de passeio. Cercada por vegetação litorânea, tem esse nome por estar situada em uma reserva ecológica, onde o acesso é feito exclusivamente por veículo próprio. Não tem calçadão, oferecendo um extenso tapete de areia branca e fina. Em alguns pontos de sua orla, é possível encontrar quiosques.
  3.  Praia da Macumba
    Nome popular da Praia do Pontal de Sernambetiba, devido aos adeptos de religiões como Umbanda e Candomblé que fazem ali suas oferendas a Iemanjá. Uma das praias preferidas pelos surfistas, é uma ótima opção para quem deseja aprender o esporte. Sua orla possui variedade de quiosques e um calçadão arborizado junto com uma ciclovia. Quem sobe em seu Pontal é presenteado com uma vista de tirar o fôlego.
  4. Praia de Grumari
    Cercada por costões e morros com vegetação de restinga, esta praia é bastante rústica e perfeita para quem gosta do contato com a natureza. As águas limpas e transparentes proporcionam ótimas ondas, um atrativo para os surfistas. Situada em uma área de reserva ambiental, Grumari abriga ainda a praia naturista de Abricó.
  5. Prainha
    Abraçada por morros cobertos de mata atlântica, a Prainha se estende por 700 metros de boas ondas e beleza natural. Uma caminhada de cerca de 25 minutos leva a um mirante com vista privilegiada das praias da Zona Oeste. Além disso, quando o sol se põe por trás das montanhas, os visitantes são presentados com uma cena inesquecível.
  6. Guaratiba
    Uma das praias mais distantes do centro do Rio – cerca de 60 km – Guaratiba oferece uma bela recompensa para quem vence a distância. Mar calmo e propício ao banho, bares, restaurantes especializados em frutos do mar e traineiras de pescadores fazendo passeios pela orla são alguns dos atrativos do local. A beleza do visual já levou Guaratiba para cenas de filmes e novelas.
  7. Parque Nacional da Tijuca
    É o parque mais procurado no Brasil – são dois milhões de visitantes por ano! Você não vai se arrepender de fazer parte desse número. Em toda a sua extensão, o Parque da Tijuca lhe leva para bem pertinho da natureza. O cenário é de montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas. Nele, é possível fazer a trilha para a Pedra da Gávea, alcançando um dos mirantes mais bonitos da cidade.
  8. Bosque da Barra
    São 50 hectares de paisagens naturais e lazer. Preserva a vegetação das áreas originais da Barra da Tijuca. Ao longo dos passeios, é possível avistar capivaras, preguiças e aves. O parque possui diversos equipamentos para a prática de esportes e de atividades recreativas. Alamedas para cooper e caminhada, trilhas e um lago também estão no circuito dos visitantes.
  9. Parque Natural Municipal da Prainha
    O casamento entre o verde da natureza e o mar dão ao Parque da Prainha uma das paisagens mais lindas do Rio. São 147 hectares de área de preservação ambiental, recobertos por vegetação típica da mata atlântica e de costão rochoso, além de fauna diversificada, incluindo animais ameaçados de extinção. Os visitantes podem ir a mirantes com vistas incríveis, como o mirante do Caeté, além de trilhas ecológicas com paisagens selvagens.
  10. Casa do Remo
    Para quem é praticante do stand up paddle, ou deseja aprender o esporte, a Casa do Remo é parada obrigatória. Situada na beira do canal do mangue em Barra da Guaratiba, conta com águas calmas e sem ondulação. A Casa atua como guardadeira de pranchas e ponto de aluguel de equipamentos. O local também oferece uma bonita paisagem que mescla praias, restingas, manguezais e mata atlântica. Os visitantes têm acesso a um barzinho e um lounge para descanso entre os remos.

Mapa de localização





Deixe seu comentário