CRAS RJ

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a responsável pelos serviços socioassistenciais da SUAS nas áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social nos municípios.

Sua principal função, como já dissemos acima, é prevenir que ocorra situações consideradas vulneráveis e de risco social aqui na cidade de Rio de Janeiro – RJ.

CRAS RJ

Seu principal trabalho é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), dando auxílio e orientações as famílias para prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos.

Em outras palavras, as principais funções do CRAS são:

  • Fazer a oferta do serviço PAIF e outros programas e/ou projetos socioassitenciais;
  • Fazer a articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local;
  • Fazer a prevenção de risco em toda a cidade;
  • Garantir direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos.

É através dele que famílias consideradas em situação de extrema pobreza (que estão incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria), tem acesso a serviços para cadastrar e acompanhar os programas de transferência de renda. Atualmente, o Brasil possui quase 8.000 unidades espalhadas por todo território nacional.

O trabalho exercido por eles nas comunidades carentes é visível. Idosos, crianças, pessoas em condições desfavoráveis e até mesmo dependentes químicos são diariamente amparados pelos serviços, que oferecem tratamento e assistência psicossocial (em alguns casos essas pessoas são cadastradas para receber bolsa-auxílio).

É obrigatório que qualquer CRAS, seja aqui em Rio de Janeiro – RJ ou em outra cidade, faça a oferta do serviço PAIF. Isso se deve pois a existência dele está totalmente ligada ao funcionamento desse serviço, seja financiado pelo Governo Federal ou não.

Então podemos afirmar que não existe CRAS sem PAIF. Se não fizerem a oferta do mesmo, ele não pode ser identificado como um centro de referência. É a partir desse trabalho social com as famílias que é organizado os demais serviços.

Então é possível encontrar outros serviços?

Sim. Dependendo do espaço físico e da quantidade de profissionais qualificados disponíveis, é possível sim encontrar outros serviços, programas, benefícios e projetos de proteção social (entretanto, desde que não prejudique a oferta do PAIF).

O CRAS é organizado de acordo com o número de família, seguindo a seguinte divisão:

  • Até 2.500 famílias;
  • De 2.501 a 3.500 famílias;
  • De 3.501 a 5.00 famílias.

É importante ressaltar que na cidade de Rio de Janeiro – RJ e em todos outros municípios, não existe uma quantidade mínima de centros. Tudo depende da real necessidade que será avaliada.

Então é também importante dizer que é por meio do CRAS que a proteção social chega e se aproxima do povo, reconhecendo e analisando os problemas a fim de reduzir as desigualdades presente na nossa sociedade. E além de prevenir, eles também estimulam as potencialidades do local, melhorando assim a qualidade de vida das famílias.

CRAS RJ Agendamento

O horário de atendimento do centro é flexível para possibilitar uma maior participação das famílias nos programas que estão sendo operados na unidade.

Ou seja, esse horário de atendimento é decidido junto com as famílias referenciadas. Mas fique tranquilo que ele nunca será alterado de uma hora para outra. Ligue ou visite um dos centros para saber exatamente como está esse horário.

CRAS RJ ID Jovem

Quem tem o Cadastro ID Jovem atualizado e dentro da validade poderá usufruir de diversos benefícios.

Um dos benefícios essenciais para a Juventude, a Identidade Jovem. Esse é o programa que vem ajudando milhares de Jovens e Adolescentes de baixa renda a conseguir benefícios de meia entrada em cinema, shows, eventos esportivos e até mesmo viajar de graça para outros estados. Sim, é possível viajar de graça para outros estados e sem pegadinhas.

Cadastro ID estudantil

A identidade Jovem é o documento que possibilitará acesso aos benefícios de meia-entrada em diversos eventos (cinema, culturais, esportivos) e também a vagas nos ônibus, como citado acima. As vagas poderão ser 100% gratuitas ou 50% (meia entrada).

A vaga só será 50% se outro pessoa com direito a gratuidade chegar na sua frente e fazer a reserva no ônibus.

Para cadastrar seu documento o jovem terá duas opções, através do aplicativo oficial para smartphones ou pelo site oficial do programa. Em ambos os casos, para realizar o cadastro é necessário ter em mãos o número do NIS – Número de Identificação Social.

Caso você não tenha o NIS em mãos, mostraremos como consultar online.

Os passos para cadastrar ID Jovem é fácil, continue lendo para saber se você tem direito a identidade jovem e quais são os dados necessários para realizar o cadastro.





Tem direito ao Cadastro ID Jovem aqueles Jovens e Adolescentes que estão em situação de baixa renda. A Identidade Jovem é destinada também às pessoas que estão com idade entre 15 a 29 anos e que pertencem às famílias que possuem renda mensal de até dois salários mínimos e que estão devidamente cadastrado no Cadúnico (Cadastro único do Governo Federal).

As informações no Cadastro único devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses (em alguns casos não precisa esperar esse tempo todo, basta solicitar o cadastro único e ir tentando realizar o cadastro da id jovem na internet).

O cadastro do ID jovem só poderá ser realizado se o jovem estiver com os dados atualizados e possuir o NIS. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal deverá ser feito nos postos qualificados pela prefeitura ou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.

Se você não possui NIS terá que levar esses documentos no CRAS para realizar o seu cadastro.
É necessário levar os seguintes documentos para se cadastrar no programa ID Jovem:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Documentação dos dependentes.

Horário de Funcionamento CRAS RJ

  • Segunda a sexta das 8h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone CRAS RJ

  • CRAS Vila Moretti: R. Esperança, n° 30 – Bangu – Tel.: (21) 3463-1724
  • CRAS Caio Fernando Abreu: Av. dos Democráticos, 646 – Manguinhos – Tel.: (21) 2293-4292
  • CRAS Profª Ismênia de Lima Martins: R. da Alfândega, 114 – Centro – Tel.: (21) 2224-8067
  • CRAS João Fassarela: Av. Braz de Pina – Penha Circular – Tel.: (21) 3886-3166
  • CRAS Dr Sobral Pinto: R. Dr. Leal, 706 – Engenho de Dentro – Tel.:(21) 3273-0374
  • CRAS Cecilia Meireles: R. Viúva Dantas, 695 – Campo Grande – Tel.: (21) 3403-5963
  • CRAS Maria Thereza Freire Moura: R. Silva Cardoso, 967 – Bangu – Tel.: (21) 3463-7936
  • CRAS Rinaldo de Lamare: Av. Niemeyer, 776 – Rocinha – Tel.: (21) 3111-1082
  • CRAS Anilva Dutra Mendes: R. Franz Liszt – Jardim America – Tel.: (21) 2475-5100
  • CRAS Renascer do Andaraí: R. Caçapava, 305 – Grajau – Tel.: (21) 2268-8371
  • CRAS Gonzaguinha: Praça Seca, 9 – Praça Seca – Tel.: (21) 3017-2859
  • CRAS Elis Regina: Rua Edgard Werneck, 1565 – Pechincha – Tel.: (21) 3342-7920
  • CRAS Maria da Luz dos Santos: R. Ana Quintão, 380 – Piedade – Tel.: (21) 3111-7545
  • CRAS Rubens Corrêa: R. Cap. Aliatar Martins, 211 – Irajá – Tel.: (21) 3013-4632
  • CRAS Zózimo Barrozo do Amaral: R. Oliva Maia, 81 – Madureira – Tel.: (21) 3018-3724
  • CRAS Marcelo Cardoso Tomé: R. do Rádio – Campo Grande – Tel.:(21) 3394-4469
  • CRAS Luiza Mahim: R. Campo Grande, 3058 – Inhoaíba – Tel.: (21) 3127-8376

Outras informações e site

Mapa de localização CRAS Vila Moretti:





Deixe seu comentário