Imprensa Oficial RJ

Imprensa Oficial RJ
5 (100%) 1 voto

A Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro é a empresa de serviços gráficos do Governo do Estado responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (D.O.).

A autenticidade dos atos oficiais, no entanto, é só uma das atribuições da empresa, que assume como meta a prestação de serviços à sociedade e a democratização da informação.

Imprensa Oficial RJ

Uma das provas desta aliança com o cidadão fluminense é a informatização do D.O., disponibilizando seu conteúdo gratuitamente na Internet. A versão on line agiliza e facilita a consulta ao jornal, democratizando o acesso da população às informações oficiais.

Através do sistema de gerenciamento de publicações oficiais (e-dofs), os clientes têm a vantagem de transmitir as matérias de forma rápida, dentro do mais rigoroso sistema de controle e segurança eletrônica. O e-dofs traz mais agilidade, economia e segurança na publicação dos atos oficiais.

Outra demonstração do compromisso com a disseminação e a democratização da informação é o programa de publicação e distribuição de livros, que vão desde clássicos da literatura até títulos de utilidade pública.

A Imprensa Oficial também atende a produção gráfica de instituições públicas de todo o Estado do Rio com materiais de utilidade pública, como cartilhas, banners, cartazes e folders para conscientização.

Credibilidade, transparência e prestação de serviços são o compromisso da empresa, cujo papel é servir à sociedade.

Imprensa Oficial RJ Livros

O Projeto Mais Leitura conta com duas agências fixas e uma versão itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

As agências estão instaladas no Poupa Tempo do Bangu Shopping, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 9h às 13h, no Shopping Bay Market – 3º piso, em Niterói, das 10h às 21h, de segunda a sábado.

O Projeto Mais Leitura oferece livros, dos mais variados gêneros, a preços que variam de R$ 2 a R$ 9. Na Página do Projeto Mais Leitura no Facebook, os cidadãos ficam sabendo do roteiro da unidade itinerante e podem fazer comentários e sugestões.

Imprensa Oficial RJ Certificado Digital

Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. , e por ele pode se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.

Um certificado digital é usado para ligar uma entidade a uma chave pública. Para garantir digitalmente, no caso de uma Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP), o certificado é assinado pela Autoridade Certificadora (AC) que o emitiu e no caso de um modelo de Teia de Confiança (Web of trust) como o PGP, o certificado é assinado pela própria entidade e assinado por outros que dizem confiar naquela entidade. Em ambos os casos as assinaturas contidas em um certificado são atestamentos feitos por uma entidade que diz confiar nos dados contidos naquele certificado.





A troca de chaves simétricas entre usuários para comunicação segura tornou-se impraticável, a criptografia de chaves públicas provê um meio de solucionar este problema. Resumindo, se Alice deseja que outros tenham a capacidade de enviar-lhe mensagens secretas, tudo que ela precisa fazer é publicar a sua chave pública. Qualquer pessoa que possua a chave pública de Alice poderá enviar-lhe informações secretas. Infelizmente, Mallory também pode publicar uma chave pública (para a qual Mallory sabe a chave privada relacionada) alegando ser a chave pública de Alice e assim tendo a capacidade de decifrar as mensagens secretas destinadas a Alice mas que foram cifradas pela chave pública de Mallory. Mas se Alice possuir um certificado digital com a sua chave pública e este certificado for assinado digitalmente por João, qualquer pessoa que confie em João poderá sentir-se confortável em confiar no certificado de Alice.

Em uma ICP, João será uma AC, a qual tem a confiança de todos os participantes daquela ICP. Em um modelo de Teia de Confiança, João poderá ser qualquer usuário, e confiar ou não em um atestamento de um usuário que diz que uma chave pública específica pertence a Alice, está a cargo da pessoa que deseja enviar a mensagem para Alice.

Em situações reais, Alice pode não conhecer a AC de Bob (talvez seus certificados não tenham sido emitidos pela mesma AC), então o certificado de Bob, também pode incluir a chave pública da sua AC assinada por uma AC de “maior nível” (ex. a AC Raiz ICP-BRASIL que emitiu os certificados da AC intermediária). Este processo leva a uma hierarquia de certificados, e para relacionamentos de confiança ainda mais complexos. A maioria das vezes ICP se refere ao software que administra os certificados. Em sistemas ICP X.509, a hierarquia de certificados é sempre baseada em uma árvore de cima a baixo, com o certificado raiz no topo, representando a AC “principal” que não precisa ser assinado por um terceiro confiável (João). O certificado raiz é auto assinado.

Um certificado pode ser revogado se for descoberto que a sua chave privada relacionada foi comprometida, ou se o seu relacionamento (entre uma entidade e a sua chave pública) embutida no certificado estiver incorreta ou foi mudada; isto poderá ocorrer, por exemplo, se uma pessoa muda de nome ou CPF. Uma revogação não é comum, mas a possibilidade da ocorrência significa que quando um certificado é confiável, o usuário deverá sempre verificar a sua validade. Isto pode ser feito comparando o certificado com uma Lista de certificados revogados (LCR). Seu objetivo é mostrar todos os certificados revogados ou cancelados no âmbito daquela AC. Garantir que a lista está correta e atualizada é a parte mais importante em uma ICP centralizada, o que às vezes não é feito corretamente. Para a LCR ser efetiva, precisa estar disponível o tempo todo para qualquer um que a precisar e ser atualizada frequentemente. A outra maneira de conferir a validade de um certificado, é fazer uma consulta a AC usando o Online Certificate Status Protocol (OCSP) para saber o estado de um certificado específico.

Um certificado normalmente inclui:

  • Informações referentes à entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, email, CPF/CNPJ, PIS etc.);
  • A chave pública referente a chave privada de posse da entidade especificada no certificado;
  • O período de validade;
  • A localização do “centro de revogação” (uma URL para download da LCR, ou local para uma consulta OCSP);
  • A(s) assinatura(s) da(s) AC/entidade(s) que afirma que a chave pública contida naquele certificado confere com as informações contidas no mesmo.

Imprensa Oficial RJ Consulta

As 30 últimas edições do Diário Oficial estão disponíveis gratuitamente na Internet. A versão on line agiliza e facilita a consulta ao jornal, democratizando o acesso à informação.

Horário de Funcionamento Imprensa Oficial RJ

  • Segunda a sexta das 9h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Imprensa Oficial RJ

  • Centro: R. São José, 35 – 222/224 – Centro – Telefone: (21) 2332-6548
  • Bangu: Rua Fonseca, 240 – Bangu – Telefone: (21) 3107-7029

Outras informações: Site e CNPJ

Mapa de localização Centro





Deixe seu comentário