Instituto Federal de Educação Ciência de Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, mais conhecido como Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), é a segunda maior rede federal de ensino técnico do país, que perde apenas para a Rede Estadual de escolas técnicas.

Sendo um respeitado polo de formação de jovens cientistas no Brasil e na América Latina; por meio da excelência do ensino de tecnologia e extensões voltadas à iniciação científica.

Instituto Federal de Educação Ciência de Tecnologia do Rio de Janeiro

Criado em 2010 mediante integração do tradicional CEFETEQ dos municípios de Rio de Janeiro e Nilópolis – os principais da rede, além da absorção de outras escolas técnicas fluminenses. Em 2014 uma minuciosa pesquisa do jornal Folha de S.Paulo elegeu o IFRJ como a 7º melhor instituição pública do Estado, colocando-o a frente da UENF, FAETERJ, IFF, UEZO, ISERJ e FESM respectivamente. Sua reitoria está instalada no Rio de Janeiro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro foi criado, de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, conforme o artigo 5º, inciso XXVI. Seguindo-se, conforme o anexo II, a integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense. Mas a criação original vem do decreto federal nº 7.566, de 23 de setembro de 1909 que criou em todas as capitais dos estados brasileiros a Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito.

A história teve início em 1945, com a criação do Curso Técnico de Química Industrial (CTQI). Desde fevereiro de 1942 que o Decreto-Lei no 4.127/1942 previa, em seu artigo 4º, a criação de uma Escola Técnica de Química. No entanto, apenas em 16 de agosto de 1943, através do Decreto-Lei , foi formalmente criado o curso pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Este curso funcionou nas dependências daquela Universidade de 1944 a 1946, porém, logo em seguida, mesmo sem que fosse alterada a vinculação administrativa, o curso passou a funcionar em espaço cedido pela Escola Técnica Nacional (ETN), atual Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) no Rio de Janeiro. Somente em 16 de fevereiro de 1956, promulgada a Lei no 3.552/1956, segunda Lei Orgânica do Ensino Industrial, foi criada a Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (ETFQ-RJ), autarquia que tinha como missão oferecer o Curso Técnico de Química Industrial.

Durante quatro décadas a Instituição permaneceu funcionando nas dependências da ETN com Curso Técnico de Química Industrial. As instalações foram ampliadas salas de aula e mais laboratórios em 1977.

Em 1981, após ampliação de suas instalações, a ETFQ-RJ, acompanhando o processo de desenvolvimento industrial e tecnológico da nação, deu início à atualização e à expansão de seus cursos, criando o Curso Técnico de Alimentos. O ano de 1986 marcou a conquista da sede própria, no bairro do Maracanã, Município do Rio de Janeiro e em 1988 a criação do curso Técnico em Biotecnologia.





Em 1994, a ETFQ-RJ fundou a Unidade de Ensino Descentralizada de Nilópolis (UnED). Inicialmente, eram oferecidos apenas cursos técnicos, apresentando novas instalações, que contavam com laboratórios para o ensino e a pesquisa, salas ambiente, salas de aula, biblioteca, refeitório, auditório, e quadras poliesportivas. Em 1999 a ETFQ-RJ teve sua sede transferida para Nilópolis e assumiu novas responsabilidades, ao ser transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica de Química – CEFET Química/RJ.

A transformação em Instituição de Ensino Superior permitiu a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação, juntamente criado com o Centro de Ciência e Cultura, um espaço destinado à formação e treinamento de professores, divulgação e popularização da ciência e suas interações com as mais diversas atividades humanas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ é formado atualmente por quinze campi: Maracanã, Nilópolis, Pinheiral, Duque de Caxias, Paracambi, São Gonçalo, Volta Redonda, Paulo de Frontin, Arraial do Cabo, Realengo, Mesquita, Niterói, Resende, Belford Roxo e São João de Meriti, com a Reitoria instalada no município do Rio de Janeiro.

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Cursos

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro oferece os cursos de:

  • Extensão
  • FIC
  • Técnico
  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • EaD
  • EJA

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia eo Rio de Janeiro EAD

A história da Educação a Distância no IFRJ tem início desde a sua criação, através do convênio com a Rede e-Tec Brasil, os primeiros cursos Técnicos na modalidade a distância foram aprovados no final do ano de 2008 e o Núcleo de Educação a Distância – NEaD – do Campus Pinheiral foi inaugurado em 2009.

A Coordenação Geral de Educação Aberta e a Distância, vinculada à Reitoria, foi designada em 2009 e, neste mesmo ano, os cursos começaram a ser ofertados nos primeiros polos de apoio presencial, em convênio com as prefeituras dos municípios atendidos.

Em novembro de 2016, foi instituída a Diretoria de Educação a Distância. A DEaD teve sua primeira equipe formada no início de 2017 e começou um intenso processo de mapeamento de demandas e iniciativas de EaD já em curso.

No mesmo ano, junto ao Planejamento Estratégico e em parceria com a AsCom, a equipe desenvolveu um projeto para implantação de um Núcleo de Produção Audiovisual.

De janeiro a setembro de 2017 a DEaD produziu e encaminhou para as câmaras institucionais competentes as resoluções e normativas para a implementação do percentual da carga horária a distância nos cursos de ensino médio técnico e graduação. Colaborou com as revisões dos regulamentos para oferta de cursos de ensino médio técnico, graduação, pós-graduação e formação inicial e continuada na modalidade a distância.

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Trabalhe Conosco

Para ter acesso às informações dos Processos Seletivos e Concursos ofertados pelo IFRJ, acesse o site e escolha a modalidade desejada.

Horário de Funcionamento Instituto Federal de Educação Ciência de Tecnologia do Rio de Janeiro

  • Segunda a sexta das 8h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Instituto Federal de Educação Ciência de Tecnologia do Rio de Janeiro

  • Estr. Washington Luís – Sapê – Niterói – RJ
  • Telefone: (21) 3293-6000

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário