Museu Histórico Nacional RJ

O Museu Histórico Nacional (MHN) é um museu dedicado à História do Brasil, localizado na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Foi criado em 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil e o seu primeiro diretor foi o advogado e jornalista Gustavo Barroso.

Museu Histórico Nacional RJ

O museu é uma das unidades museológicas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e possui um vasto acervo constituído por cerca de 300 mil peças, que correspondem a 67% do patrimônio museológico brasileiro sob a guarda do Ministério da Cultura. São manuscritos, iconografia, mobiliário, armaria, esculturas, indumentária, entre outros itens da coleção.

Museu Histórico Nacional RJ História

O local onde se encontra o museu era primitivamente uma ponta de terra que avançava sobre as águas da baía de Guanabara, entre as praias de Piaçaba e de Santa Luzia.

Nessa ponta, os portugueses ergueram, em 1603, o Forte de São Tiago da Misericórdia, ao qual se acrescentou a Prisão do Calabouço (1693) – destinada a escravos faltosos -, a Casa do Trem (1762) – depósito do “trem de artilharia” (armas e munições) -, o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (1764) e o Quartel (1835).

Na Casa do Trem foi esquartejado o corpo de Tiradentes, após sua execução no Campo de Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no final do século XVIII.

Por sua localização estratégica para a defesa da cidade, então capital, a ponta e as instalações nela mantidas foram área militar até 1908, quando o Arsenal de Guerra foi transferido para a ponta do Caju.

Na década de 1920, a Ponta do Calabouço foi aterrada e reurbanizada para acolher a Exposição Internacional do Centenário da Independência”. Para integrar o evento, as edificações do antigo Arsenal de Guerra foram ampliadas e embelezadas, com decoração característica da arquitetura neocolonial.

Do primitivo Forte de São Tiago e da Prisão do Calabouço, restam apenas as fundações. Subsistem até aos nossos dias o edifício da Casa do Trem (totalmente recuperado na década de 1990), o do Arsenal de Guerra (onde se destaca o imponente Pátio da Minerva), e o Pavilhão da Exposição de 1922, atualmente ocupado pela Biblioteca.

O museu se caracteriza como um museu de história, com ênfase na História do Brasil, abrangendo desde o período pré-cabralino até sua história contemporânea.

Seus espaços expositivos abertos à visitação pública fazem parte de um conjunto arquitetônico que distribui-se por uma área útil total de 14.540 m², a qual se somam os 3.212 m² de seus pátios internos (o Pátio Epitácio Pessoa, também conhecido como Pátio dos Canhões, o Pátio da Minerva, o Pátio Santiago e o Pátio Gustavo Barroso).

No pavimento térreo, encontram-se o Pátio dos Canhões, que apresenta uma coleção de canhões do período colonial e a exposição permanente “Do móvel ao automóvel”, com um grande número de carruagens do século XIX. Nesse pavimento encontra-se ainda a reserva técnica do museu e uma área do Setor Educativo localizada no térreo da Casa do Trem. Há também no térreo algumas galerias utilizadas para exposições temporárias.





O segundo pavimento apresenta o circuito de longa duração do museu, com as seguintes galerias: “Oreretama” (dedicada aos primeiros povos que viveram no Brasil e aos índios que até hoje povoam o país); “Portugueses no Mundo” (mostrando as trajetórias dos navegantes portugueses no período das grandes navegações e o processo de colonização no Brasil); “A Construção do Estado” (abrangendo a Independência e o período imperial); e “A Construção da Cidadania” (que aborda desde a Proclamação da República até a história contemporânea). Neste segundo pavimento localiza-se também a biblioteca do museu.

No terceiro pavimento funciona o Arquivo Institucional, o Laboratório de Conservação e Restauração, o acervo de numismática (na Casa do Trem) e as áreas técnicas e administrativas do museu.

Museu Histórico Nacional RJ Estacionamento

O Museu Histórico Nacional possui estacionamento sim e é gratuito. Mas ultimamente, devido ao grande fluxo de visitantes, aos sábados, domingos e feriados apenas está disponibilizado para pessoas com algum tipo de deficiência. Durante a semana é liberado.

Museu Histórico Nacional RJ Restaurante

O Bistrô The Line, localizado no Museu Histórico Nacional, oferece receitas da culinária francesa aos visitantes.

Para quem deseja aproveitar uma tarde de passeio, pode optar por um chá da tarde com capuccino, chocolate quente, chás, além do mocaccino feito com café expresso, calda de chocolate e espuma de leite acompanhado de financier de castanhas, bolos caseiros, pão de queijo e cesta de pães servida com manteiga e geléia.

No almoço, destaque para as porções de saladas, como a Caprese do Chef, feita com tomate, mussarela de búfala. Há também o filé de linguado com risoto de shiitake, ervas e tomate ao molho ciboulette e o escalope de frango ao molho de laranja e gengibre, com arroz de brócolis e panachê de legumes. Para finalizar, a sobremesa é o sorvete de queijo com calda de goiaba.

Museu Histórico Nacional RJ Festa

O Museu disponibiliza o Pátio Minerva para a locação, com 930m² e capacidade para até 500 convidados. Os noivos poderão desfrutar ainda a passagem pelo Pátio dos Canhões e pela sala de exposição das carruagens. É possível também realizar a cerimônia no local, no Pátio Gustavo Barroso, mas ele é alugado à parte.

Estão inclusos no preço do aluguel o estacionamento interno, para 25 carros, material de limpeza e os toldos para serem utilizados na festa. O espaço não permite o uso de velas ou botijão de gás.

Horário de Funcionamento Museu Histórico Nacional RJ

  • Terça a sexta das 10h às 17h30 / Sábado e Domingo das 13h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu Histórico Nacional RJ

  • Praça Mal. Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3299-0324

Mapa de localização





Deixe seu comentário