Praia de Ipanema Rio de Janeiro

Praia de Ipanema Rio de Janeiro
5 (100%) 1 voto

A Praia de Ipanema está naquele roteiro pelo Rio de Janeiro imperdível. De um lado a Praia de Copacabana, do outro a Praia do Leblon, que são também dois pontos de paradas estratégicas para qualquer turista.

O bairro completou 120 anos em 2015 e ainda guarda as heranças deixadas pelo Conde de Ipanema, José Antônio de Moreira, que fundou o bairro em 1894.

Praia de Ipanema Rio de Janeiro

A Praia de Ipanema compreende os postos 8, 9 e 10. Cada um deles é querido por tipos de públicos diferentes, mas abraça quem chegar. Esses pontos da orla do Rio de Janeiro são considerados os mais movimentados da cidade, pela gente jovem e sempre animada que anda por aqui.

O posto 8 é aquele point de uma turma mais descolada, que vem para cá com a intenção de fazer amizades e paquerar bastante. Não tem idade certa, todo mundo que chegar por algumas dessas barraquinhas se sentirá muito à vontade e se divertirá bastante.

Chegando um pouco mais para frente, você encontra o Posto 9. Partindo da Rua Farme de Amoedo, esse é o ponto GLS mais badalado da orla da capital. Dá para encontrar um público gay bastante presente e que gosta muito de paqueras. Praticamente todos os dias da semana essa parte da Praia de Ipanema está cheia!

Já no Posto 10 ficam os moradores do bairro e turistas que buscam uma maior tranquilidade. Por ser o último posto do bairro, já próximo da Praia do Leblon, ele passa a ser mais boêmio, onde você pode ficar se quiser curtir aquele sonzinho de violão aos finais de tarde.

Em qualquer ponto de Ipanema você encontrará bons hoteis, hostels descolados, pousadas ou casas de temporada. Basta escolher o melhor para seu estilo e para seu bolso!

Praia de Ipanema Rio de Janeiro O que fazer

A Praia de Ipanema é um reduto de música e cultura da capital carioca. Bairro preferido e escolhido por Vinícius de Morais e Tom Jobim para ilustrar seus poemas e canções, passear por aqui parece que você está desfilando por uma linda história daquelas contadas e cantadas pela Bossa Nova.

A Toca do Vinícius é uma das paradas obrigatórias no bairro. O lugar mistura livraria, café e loja de música. Você encontra partituras do compositor, livros antigos, fotos e outras raridades. Tudo original e muito bem conservado pelos administradores do local.

Aos domingos você também encontra a famosa Feira Hippie que acontece há mais de 40 anos na Praça General Osório. O acesso até aqui é muito simplificado de qualquer ponto da cidade, pois a praça tem uma linha de metrô, permitindo que qualquer turista chegue até a feira e outras atrações do bairro.





O nome da Feira Hippie não veio à toa. Nos anos 70, artistas de todos os lugares do Rio de Janeiro passaram a expor seus trabalhos nessa região, como uma forma de movimento da “contracultura” e o resultado foi super satisfatório. Dá para encontrar de tudo um pouco na feira e é uma ótima dica para quem busca lindos trabalhos a preços acessíveis para levar de lembrar para amigos e parentes.

Outro passeio que pode ser feito pela Praia de Ipanema é até o Mirante da Paz. Ele está no Complexo Rubem, que começa em Ipanema e vai até Copacabana, na estação Siqueira Campos do Metrô. O complexo abrange comunidades as pacificadas do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. O mirante tem duas imensas torres com vista de 360 graus para todo o bairro. Vale muito a pena conhecer, principalmente porque é um daqueles pontos não muito movimentados por turistas.

Além dos quiosques da praia, que ficam abertos a noite quase toda, na Praia de Ipanema dá para encontrar muitos lugares para curtir a noite. Como já citamos, o bairro é bastante boêmio, repleto de bares e lugares para aproveitar com amigos ou paquerar bastante.

O Pub Lord Jim é um dos mais clássicos do bairro. No andar térreo um bar clássico, com vários petiscos e bebidas artesanais para curtir com os amigos. Já no primeiro andar um espaço com pufes e sofás, ideal para assistir jogos e lutas, que são sempre transmitidos por aqui.

O Bar e Hostel Vinícius é indicado não apenas para curtir a noite como também para se hospedar. Aqui foi, por muitos anos, a casa desse compositor e personalidade célebre para a música brasileira. Hoje há apresentações de música ao vivo, sempre de canções da Bossa Nova. Você encontra pessoas de todas as idades e o lugar é bastante aconchegante.

Praia de Ipanema Rio de Janeiro Posto 9

É apenas um pedaço de areia, mas quem frequenta o Posto 9 costuma dizer que não troca esse trecho da Praia de Ipanema , perto da Rua Vinícius de Moraes, por nada. Território de banhistas de vanguarda, o Nove, como é conhecido na intimidade, ganhou fama nos anos 80, quando, recém-voltado do exílio, Fernando Gabeira desembarcou na areia de tanguinha.

Foi lá também que o topless, que nunca pegou de verdade no Rio, teve suas precursoras. Nada mais natural para o trecho da praia que se proclama libertário e de esquerda.

Desafiador e criativo são adjetivos que também contam a história do Nove. Nos anos 1990, banhistas criaram um sistema para avisar quem fumava maconha na areia hábito arraigado entre muitos que frequentam o lugar sobre a chegada da polícia. Com apitos escondidos no biquíni ou na sunga, faziam um grande barulho.

O apitaço afastou a repressão, e hoje é possível ver muitos fumando no local, onde sempre há, ao fim da tarde, aplausos para o pôr do sol.

Praia de Ipanema Rio de Janeiro Hotéis

  • Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel
  • Hotel Fasano
  • Hotel Arpoador
  • Arena Ipanema Hotel
  • Sol Ipanema Hotel

Praia de Ipanema Rio de Janeiro Fotos

Praia de Ipanema Rio de Janeiro Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário