CRP RJ

CRP RJ
5 (100%) 1 voto

Para falarmos de memória do CRP-RJ, é preciso construir uma linha cronológica temporal e espacial anterior a sua criação, pela qual possa perceber a sua necessidade, função e atribuição.

A regulamentação da profissão de psicólogo (a) se dá no País em 27 de agosto de 1962 com a criação da Lei nº 4.119. Esta Lei, além de regulamentar a profissão, também dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia.

CRP RJ

Vale ressaltar que neste momento, pelo Parecer nº 403/62 do Conselho Federal de Educação aprovado em 19/12/1962, também é fixado oficialmente um currículo de Psicologia que visa direitos de exercício e prática profissional.

Em 1971, período regido pela ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), por meio da Lei nº 5.766 (20/07/1971) foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia que nascem com as atribuições legais de:

“orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe”. (Cap. I, Art. 1º).
Percebe-se aqui, o nascimento dos Conselhos de Psicologia com a missão clara de controle e vigilância da prática do (a) psicólogo (a) e punir os profissionais que infringissem as normas estabelecidas para a profissão.

No ano de 1974, pela Resolução nº 02/74, o Conselho Federal de Psicologia cria os sete primeiros Conselhos Regionais de Psicologia e os psicólogos membros do seu I Plenário, correspondendo ao estado do Rio de Janeiro e ao então estado da Guanabara a sigla CRP 05.

Entre os anos de 1990 e início de 2000 o CRP 05 passou por vários problemas com as gestões deste período devido a irregularidades éticas, administrativas e financeiras. Por isso, em 2003, em decisão de uma Assembleia Geral com a participação dos psicólogos do estado do Rio de Janeiro, o X Plenário foi destituído.

O CFP, naquele momento, nomeou uma Comissão Gestora para conduzir o CRP 05 até a realização de novas eleições, que ocorreram em agosto de 2004.

A partir do XI Plenário (2004), o CRP 05 vem trabalhando sempre no intuito de cada vez mais aproximação com a categoria, buscando primordialmente o caminho de diálogo e orientação mais do que o da fiscalização e punição.

Além de assumir claramente essa posição que privilegia a orientação à categoria, desde 2004, o CRP 05 passa também a reforçar a defesa dos Direitos Humanos e o compromisso ético da Psicologia com as realidades da sociedade brasileira, atuando em consonância com os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, as decisões dos Congressos Nacionais de Psicologia (CNP), o Sistema Conselhos e seus mecanismos democráticos de tomada de decisão e gestão de seus órgãos.





CRP RJ Consulta

Acesse o site para informações das Lista de inscritos e Consulta profissional.

CRP RJ Anuidade

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) informa que o boleto da anuidade online referente ao exercício profissional no ano fica disponível no Portal de Serviços. Considerando o grande fluxo de acesso e emissão de boletos, há a possibilidade de eventual dificuldade de acesso – em especial na primeira quinzena de Janeiro. Contudo, em caso de dificuldades ou solicitações emergenciais, entre em contato pelo e-mail cobrancapf@crf-rj.org.br.

CRP RJ Inscrição

Como faço para me inscrever no CRP-RJ?

A inscrição no Conselho Regional de Psicologia é obrigatória para o exercício da Psicologia. Podem requerê-la apenas aquelas (es) que já tenham colado grau em instituição de Ensino Superior.

O requerimento de inscrição deve ser feito presencialmente na sede ou em qualquer subsede do CRP-RJ mediante apresentação dos seguintes documentos (original e cópia):

– Diploma de formação em Psicologia ou certidão de colação de grau atualizada
– RG
– CPF
– Certificado de reservista (para homens até 45 anos)
– Comprovante de residência
– Comprovante do TRE de votação da última eleição (1º e 2º turnos)
– Título de Eleitor
– Certidão de casamento ou averbação
– Duas fotos 3×4 recentes, coloridas e com fundo branco

Além da apresentação dessa documentação, será necessário pagar a taxa de inscrição.

Para saber mais, acesse a página SERVIÇOS no site.

CRP RJ Recadastramento

O Sistema de Cadastro Nacional de Psicólogos é um serviço virtual, criado em 2011, que tem como objetivo unificar os dados das (os) psicólogas (os) inscritos em todos os Conselhos Regionais para possibilitar uma base confiável e segura de dados nacionais. Além disso, possibilita um maior conhecimento da categoria sobre o perfil das (os) profissionais no Brasil.

Para o pleno funcionamento do Cadastro, todas (os) as (os) psicólogas (os) devem se recadastrar via internet pelo http://cadastro.cfp.org.br ou pela página do respectivo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Uma novidade é que agora é possível fazer o recadastramento completo ou o simplificado, que solicita apenas a atualização dos dados básicos, tornando o processo ainda mais rápido.

Além da atualização de dados cadastrais online aos psicólogos, o recadastramento possibilita: a impressão de boleto de anuidade; acesso a canal de autoatendimento via internet; consulta à situação dos profissionais pelos Conselhos Regionais; e a disponibilização de dados para consulta da população, mediante autorização do profissional.

Teve algum problema no recadastramento? Surgiu alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail: recadastramento@cfp.org.br.

Horário de Funcionamento CRP RJ

  • Segunda a sexta das 9h às 16h30

Onde Fica, Endereço e Telefone CRP RJ

  • R. Teófilo Otoni, 93 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3613-8700

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário