Município Macaé Rio de Janeiro

Macaé é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado a 180 quilômetros a nordeste da capital do Estado.

Sua população é de 251.631 habitantes em 2018. Possui uma área total de 1 215,904 km². É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo.

Município Macaé Rio de Janeiro

As ligações da sede municipal são feitas por duas rodovias e uma ferrovia. A RJ-106 percorre todo o litoral, de Rio das Ostras a Carapebus, atravessando o centro da cidade.

A RJ-168 corta o município de leste a oeste, acessando a BR-101, que alcança Conceição de Macabu, ao norte, e Rio das Ostras, ao sul. Com apenas um pequeno trecho asfaltado, a RJ-162 tem um traçado pelo interior, alcançando Trajano de Moraes, ao norte e Casimiro de Abreu, ao sul.

A ferrovia, que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, já foi usada quase que exclusivamente para transporte de cargas, mas hoje está sem utilidade.

Descobertas de sambaquis na Praia de Imbetiba comprovam que a região já era povoada por indígenas há milhares de anos atrás. Quando os primeiros colonos de origem europeia chegaram ao local, no século XVI, encontraram duas tribos rivais: os tamoios e os goitacás.

As terras do atual município faziam parte da Capitania de São Tomé, indo do Rio Itabapoana ao Rio Macaé e foi batizada de “Macahé”.

Seu povoamento de origem europeia iniciou-se em 1614, quando Portugal se encontrava sob o domínio da Espanha. Para evitar invasões de inimigos, criou-se uma aldeia de índios catequizados.

Os primeiros registros dos jesuítas em Macaé datam de 1634. No princípio, foi fundada, à margem do rio Macaé e próxima ao Morro de Sant’Ana, uma fazenda agropecuária, que, no correr dos anos, ficou conhecida como “Fazenda de Macahé”.

Na base do morro, entre este e o rio, levantou-se um engenho de açúcar com todas as dependências e lavouras necessárias. Além do açúcar, produziam farinha de mandioca em quantidade e extraíam madeira para construções navais e edificações.

No alto do morro, foram construídos um colégio, uma capela e um pequeno cemitério, o qual guarda, até hoje, os restos mortais de alguns jesuítas. Em 1759, a fazenda foi incorporada aos bens da coroa portuguesa pelo desembargador João Cardoso de Menezes. Nesta ocasião, os jesuítas foram expulsos do Brasil, imposição feita pelo Marquês de Pombal.

Em 1813, foi elevado a município e, em 1846, a Vila de Macaé passou à condição de cidade. Como a produção açucareira e cafeeira se expandiram muito e o Porto de São João da Barra não estava mais dando conta do movimento, iniciou-se, então, em 1844, a construção do Canal Campos-Macaé, com 109 km.

No dia 11 de abril de 1832 o famoso naturalista inglês Charles Robert Darwin, após meses de viagem a bordo do navio Beagle, vindo com seus auxiliares da região dos lagos a cavalo e após passar por barra de São João (Distrito de Casimiro de Abreu) se sentiu mal e, ao chegar a Macaé, devido à forte exaustão, desmaiou, sendo levado à localidade situada a três quilômetros ao sul da entrada do Rio Macaé (Praia de Imbetiba, onde hoje existe a Base da Petrobras).

Neste lugar, Darwin pernoitou em um estabelecimento comercial chamado “Venda do Mato” e, no dia seguinte, foi para a “Fazenda do Socego”, de propriedade de Manoel Figueiredo, cuja filha era casada com um escocês chamado Lawrie, que Darwin conhecera no Rio de Janeiro. Nesta fazenda, hoje parte do município de Conceição de Macabu, Darwin coletou insetos e répteis que foram catalogados e incorporados a sua famosa coleção e que serviram de base para sua mais notável publicação, “A Origem das Espécies” (On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life) publicada em 1859.

A via férrea trouxe novo impulso e, mais tarde, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina.

Ficheiro:Cinejornal Informativo n. 9-53 – Agência Nacional – Imagens da cidade de Macaé, Rio de Janeiro.webm
Macaé, 1953. Arquivo Nacional.
A partir de 1974, com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, o município, que permanecia rural, começou a sofrer profundas mudanças em sua economia e cultura, recebendo grande quantidade de pessoas de várias partes do país e do mundo, a fim de atender a crescente demanda desta cidade por mão de obra especializada, até hoje ainda não suprida totalmente, tornando os salários oferecidos na cidade bem atraentes.





Apesar de receber grande quantidade de mão de obra especializada, também é grande a quantidade de pessoas não especializadas que procuram a cidade em busca da promessa de emprego, nem sempre atendida pelo exigente mercado de trabalho. Muitas destas pessoas acabam ficando na cidade, e sem conseguir o tão sonhado emprego, acabam populando cada vez mais as favelas da cidade, que aumentam assustadoramente a cada dia. A inaptidão governamental, ou falta de uma política pública para criação de moradias populares, reformar o sistema de transporte público, garantir saneamento básico assim como reforçar a segurança na cidade, também colabora para a falta de qualidade de vida da maior parte da população Macaense.

Macaé Rio de Janeiro CEP

Principais ruas da cidade de Macaé

  • CEP 27910-060
    Rua Doutor Télio Barreto
    Centro
  • CEP 27945-402
    Rua Alcides Mourão – até 668 – lado par
    Aroeiras
  • CEP 27910-110
    Rua Teixeira de Gouveia – até 1168/1169
    Centro
  • CEP 27910-310
    Rua Marechal Deodoro
    Centro
  • CEP 27910-210
    Rua Velho Campos
    Centro
  • CEP 27920-360
    Avenida Nossa Senhora da Glória
    Cavaleiros
  • CEP 27910-340
    Rua Silva Jardim
    Centro
  • CEP 27910-640
    Rua Conde de Araruama
    Centro
  • CEP 27910-350
    Rua Vereador Manoel Braga
    Centro
  • CEP 27936-110
    Rua Prefeito Lobo Júnior
    Visconde de Araújo

Outras ruas

  • Rua Francisco Alves Machado
    Aroeiras
  • Rua Governador Roberto Silveira
    Centro
  • Rua do Sacramento
    Centro
  • Avenida Agenor Caldas
    Centro
  • Rua Vereador Abreu Lima
    Centro
  • Rua Curunhango
    Parque Aeroporto
  • Rua Tiradentes
    Centro
  • Rua São João
    Centro
  • Rua Antero Perlingeiro
    Centro
  • Rua Doutor João Cupertino
    Centro
  • Rua Ferreira Viana
    Centro
  • Rua das Acácias
    Nova Aroeiras
  • Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro
    Centro
  • Rua Joaquim Rosa
    Parque Aeroporto
  • Rua Antenor Maciel de Azevedo
    Sol e Mar

Macaé Rio de Janeiro Pontos Turísticos

Denominada a Capital Nacional do Petróleo e considerada uma das cidades mais desenvolvidas do litoral do Rio de Janeiro, Macaé se destaca no turismo de negócios e possui belíssimas praias, reservas ecológicas e construções históricas.

Localizada a 180 quilômetros da capital do Rio, Macaé possui uma história antiga, com registros datados de 1615, e recebe o nome de Princesinha do Atlântico.

O município é cercado por serras, diversas praias, cachoeiras e lagoas, além de abrigar uma herança arquitetônica e histórica de grande valor. Seja a negócios ou a lazer, saiba quais são os melhores lugares para conhecer em Macaé:

Solar dos Mellos

Localizado no centro, o Solar dos Mellos é o museu da cidade e é fácil de encontrar. O casarão possui aspecto colonial, é dedicado à pesquisa e preservação da história local. Com entrada gratuita, o local é ideal para quem deseja conhecer e vivenciar um pouco da história do município.

Câmara Municipal

Construída em 1838, o prédio é um ótimo exemplo da arquitetura da época. Em sua fundação, a casa era habitada pelo português Francisco Domingues Araújo, e já foi uma Biblioteca Municipal. Somente em 1906 a construção passou a ser usada como a Câmara Municipal.

Parque Natural Municipal Atalaia

Criado em 1995, o parque é perfeito para quem quer sentir a natureza, fazer trilhas, observar os pássaros e macacos. O rio é bom para banho, e também há cachoeira. O passeio é gratuito, mas deve ser agendado se o grupo tiver mais de 10 pessoas.

Reserva Biológica União

Fundada com o objetivo de proteger e recuperar a Mata Atlântica, a Reserva Biológica União possui hoje 7.756 hectares de mata preservada, com flora e fauna riquíssimas. É possível observar os animais como o mico-leão-dourado, lontra, jacaré-de-papo-amarelo, jaguatirica, preguiça-de-coleira, entre outros. As trilhas são adaptadas para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, a dificuldade é mediana, mas vale a pena cada parte do passeio.

Macaé Rio de Janeiro Fotos

Macaé Rio de Janeiro Fotos

Outras informações

Mapa de localização





Deixe seu comentário