Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

A Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (PIBRJ) é uma igreja batista brasileira.

A finalidade precípua da Igreja é o culto de adoração a Deus, o evangelismo, doutrinamento e orientação espiritual de seus fiéis, bem como a beneficência, educação, missões e demais causas e atividades pertinentes ao estabelecimento do Reino de Deus na terra.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

A PIBRJ reconhece como única norma de fé, doutrina, culto, disciplina e governo a Bíblia Sagrada, e adota os princípios batistas enunciados na declaração doutrinária votada pela Convenção Batista Brasileira, à qual é filiada.

Em suas dependências, possui um museu que conta um pouco da história batista e a Escola Vitória, instituição de ensino fundamental baseada em princípios cristãos.

A igreja foi fundada em 24 de agosto de 1884, tendo entre seus fundadores William Buck Bagby, considerado um dos maiores pioneiros da denominação no Brasil.

Foi a terceira Igreja Batista organizada no Brasil, numa casa na Rua de Santana. Posteriormente, no início do século XX, foi transferida para o novo templo, na Rua Frei Caneca 525, no Estácio, tendo sido este templo inaugurado em 1928 sob o pastorado do Pastor Francisco Fulgêncio Soren.

O edifício tem em seu frontispício seis colunas que sustentam o telhado da portaria principal.

Em seu templo, foi celebrada uma cerimônia no dia 31 de maio de 1942, um domingo, onde as duas principais sociedades bíblicas do país à época se fundiram.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro Partituras

Em 10 de junho de 1985 foi criado na PIBRJ a Comissão de Música e Arte Sacra (COM-ARTE), com a função de avaliar, planejar e coordenar os assuntos relativos à música e arte sacra na Igreja.

Após alguns anos, esta Comissão se transformou em Departamento de Música (DEM), passando assim a responder por ele um Coordenador. O DEM abrangia os coros da igreja, conjuntos vocais e instrumentais, solistas, instrumentistas, regentes congregacionais e todos aqueles envolvidos com a música nos cultos.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro Pastores

Desde 1884, o pastorado da Igreja foi ocupado por apenas cinco pastores, sendo eles:

  • Pastor William Buck Bagby, norte-americano, foi o primeiro missionário batista a estabelecer-se no Brasil. Foi o pastor fundador da Igreja, pastoreando-a nos quinze primeiros anos de sua história (de 1884 a 1899).
  • Pastor Francisco Fulgêncio Soren, de 1902 a 1933 – Falecido ao 1 de outubro de 1933. Tendo ido estudar nos Estados Unidos, de lá regressou para pastorear a igreja, tendo se casado com a americana Jane Filson.
  • Pastor João Filson Soren, de 1935 a 1985 – Filho do Pastor F. F. Soren e o pastor que assumiu por cinquenta anos o púlpito da PIBRJ, aposentou-se em 1985, continuando ainda como membro até a sua partida para a Glória Celestial. Foi agraciado com o título de Pastor Emérito, o Pr. Soren faleceu a 2 de janeiro de 2002.
  • Pastor Fausto de Aguiar Vasconcelos – De 1985 a 2005. Atualmente dirige o Setor de Educação e Evangelismo, da Aliança Batista Mundial, com sede em Washington, EUA.
  • Pastor João Soares da Fonseca – Desde 29 de abril de 2006, é o atual pastor.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro Educação Cristã

O principal fundamento da Educação Cristã é o estudo da Bíblia, a Palavra de Deus. Para tanto, atravessam-se várias etapas:

  • Conhecer o amor de Deus;
  • Aceitar a salvação em Jesus Cristo;
  • Crescer espiritualmente e praticar os ensinamentos do Mestre Jesus;
  • Como resultado final, transformar vidas.

O Pr. Oswaldo Jacob, em seu Artigo Os objetivos da Educação Cristã, diz que:

“Jesus, o Mestre, ministrava aos Seus discípulos. Seu objetivo era treiná-los para cumprirem a missão do Pai – anunciar o Seu Evangelho para a salvação e alegria dos povos. O Senhor deixou esta missão bem definida no Seu encontro com o publicano Zaqueu, em Jericó. ‘O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10).





Paulo, um dos maiores mestres do Novo Testamento, coloca de forma muito clara ao jovem pastor Timóteo: “O que ouviste de mim, diante de muitas testemunhas, transmite a homens fiéis e aptos para também ensinarem a outros” (2 Timóteo 2:2). Este texto revela os três objetivos da Educação Cristã: informar, formar e transformar. Timóteo foi informado (conteúdo), formado (caráter) e transformado (testemunho).

Paulo usa a palavra metamorfose para o verbo transformar. “E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). A metamorfose só acontece a partir da informação e da formação. As pessoas são transfiguradas pelo conhecimento experimentado ao longo a vida. Sabemos que a mudança deve ser sempre avaliada e aperfeiçoada. O produto da informação e da formação nunca é acabado, mas sempre aperfeiçoado. O caráter de Cristo a partir do ensino da Palavra vai sendo formado trazendo transformação do ser cristão.

Seja Cristo o centro do nosso ensino, o Espírito Santo o iluminador e encorajador na aplicação do conteúdo e Deus, o Pai, exaltado. ”

O Ministério de Educação Cristã da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro tem contribuído grandemente para o crescimento no conhecimento da palavra de Deus, através da Escola Bíblica Dominical e Uniões de Treinamento, cumprindo assim como determinado na Bíblia: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” Mateus 28:20a.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro Crianças

O Ministério Infantil da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, Atende crianças de 0 a 11 anos de idade e temo no ministério hoje aproximadamente 100 crianças.

Entende que Ministério Infantil deve ser um espaço lúdico, de alegria, animação e todas as características típicas de um trabalho com crianças. Da mesma forma, é preciso compromisso, seriedade e criatividade a todo tempo. Um ministério com crianças tem suas peculiaridades que lhe são quase que exclusivas em se pensando na igreja como um todo.

Vive em um tempo aonde ser criança é estar face às mudanças rápidas e constantes na sociedade. Certamente as crianças de hoje não são como as de ontem. Atualmente a infância tem sido atacada cruelmente pelo consumismo desenfreado dos tempos modernos e que tem sérios desdobramentos no comportamento, na fé e nos valores dos pequenos.

A igreja precisa ser então um espaço aonde as crianças se sintam seguras e de igual modo satisfeitas. Não podem mais ficar para trás da boa estrutura que o mundo oferece para as crianças. Precisamos dar o melhor para elas dentro da igreja. E já que temos o melhor conteúdo para oferecê-las, por que não também a melhor estrutura.

Em circunstâncias normais, toda criança tem sua estatura inferior a de um adulto. Por isso elas são chamadas de pequenas ou pequenos. Os Pequenos Gigantes são crianças que como afirmamos acima, são naturalmente pequenas, só que no entanto são também gigantes.

São gigantes, pois há em cada criança um enorme potencial de vencer. Vencer as dificuldades que a vida lhes impõe. Vencer os medos, as dores, a discriminação, etc… É preciso enxergar nesses pequenos todo o potencial que há neles em Cristo Jesus, que as colocou como o maior exemplo a ser seguido para que pudéssemos entrar no Reino dos Céus.

Há grandeza em ser como uma criança. Há grandeza em ser um pequeno. Por isso Pequenos Gigantes.

Quer com esse nome, despertar em cada criança, pai, mãe, adulto a consciência de que eles, os pequenos, são pessoas muito importantes para Deus. Eles já são gigantes hoje.

Quer que as crianças saibam disso e deseja também trabalhar para que tenha um ministério infantil gigante como o nome.

Horário de Funcionamento Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

  • Segunda a sexta das 6h ás 20h30 / Sábado das 9h ás 20h30 / Domingo das 8h45 ás 20h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

  • R. Frei Caneca, 525 – Estácio – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2197-0900

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário