Sinttel RJ

O Sinttel-Rio tem sua origem no Centro Operário dos Empregados da Light e Companhias Associadas, criado em 1926.

Em outubro de 1930, obedecendo às determinações do governo Getúlio Vargas, o Centro foi desmembrado, dando origem ao Sindicato de Carris Urbanos e outras entidades.

Sinttel RJ

Já em outubro daquele mesmo ano, foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas, tendo como presidente da Junta Governativa encarregada de organizar a nova entidade, a telefonista Ângela da Costa Leite, funcionária da Companhia Telefônica Brasileira, CTB.

Em 1º de agosto de 1941, o Departamento Nacional do Trabalho concedeu a Carta Sindical, transformando a Associação em Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas do Rio de Janeiro. Mas na primeira eleição, realizada em setembro daquele ano, a direção da CTB interveio diretamente, saldando débitos de associados e viabilizando a eleição de José de Oldemar Land, que derrotou Ângela da Costa Leite com uma diferença de 120 votos.

Entre as décadas de 40 e 60, a ação sindical foi totalmente controlada pelo Departamento Nacional do Trabalho. As diretorias do Sindicato eram eleitas com o apoio irrestrito da CTB, transformando a entidade numa parceira da empresa e do Estado, dedicando-se a prestação de serviços assistenciais, à troca de favores e ao encaminhamento de reivindicações pessoais dos trabalhadores.

Por outro lado, uma oposição a essas diretorias atuou ativamente ao longo dessas décadas, tendo à frente ativistas como Ângela da Costa Leite e Antonio Santana. A oposição chegou a organizar duas greves por aumento geral de salários, uma em 1946 e outra em 1952, sendo que nesta última 12 pessoas foram presas.

Na década de 60, o Sindicato passou a ser mais atuante. Adquiriu a sede própria, na Rua Morais e Silva, e conquistou
uma vitória importante para a categoria com a jornada de seis horas diárias para as telefonistas. Em 1964, em conjunto com o Sindicato de Carris, realizou uma greve geral de 24 horas que provocou a interdição da sede da entidade por três dias, depois do golpe militar.

Durante a década de 70, vários fatores determinaram a fusão do Sindicato dos Telefônicos e do Sindicato dos Telegráficos: a extinção das empresas telegráficas estrangeiras e o conseqüente esvaziamento do Sindicato dos Telegráficos; a proposta de associar os funcionários da Embratel – fundada em 1965 – e as telefonistas particulares; e a edição da Portaria 3099, de 4 de abril de 1973, que criou a categoria profissional dos trabalhadores em empresas de telecomunicações e operadores de mesas telefônicas.

Com a fusão, o Sindicato passou a se chamar Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas do Estado da Guanabara.

Em 1975, essa denominação foi alterada para Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas do Município do Rio de Janeiro, Sinttel/MRJ.

No final da década de 70 o movimento sindical inicia um profundo processo de reorganização e redefinição de sua prática, preconizando a autonomia dos trabalhadores na condução de sua organização e a democratização do movimento.





Sinttel RJ Convenção Coletiva

Fique atento às pautas de reivindicações e às convenções e acordos coletivos negociados pelo Sinttel-Rio. Lembre-se que, com a sua participação, fica muito mais fácil melhorar as condições salariais e de trabalho.

Acompanhe no site o andamento das negociações e os acordos e convenções já tratados com as empresas e sindicatos patronais.

Para cumprimento de uma das convenções coletivas de trabalho abaixo, é necessário que as empresas encaminhem para o Sinttel-Rio seus dados e assinem o termo de adesão à convenção específica. Mais informações no telefone: (21) 2204-9307.

Sinttel RJ Convênios

O Sinttel-Rio luta para garantir cada vez mais benefícios aos trabalhadores de telecomunicações. Além das conquistas de cada campanha salarial com acordos e convenções coletivas de trabalho, o Sindicato, através de seu departamento Sociocultural, está ampliando sua rede de parceiros para oferecer mais vantagens aos sindicalizados.

Na plataforma online você tem acesso fácil e rápido a todos os convênios que dão descontos exclusivos aos trabalhadores da categoria que forem sócios do Sinttel. Os descontos são para diversos produtos e serviços, como lojas de roupas, cinema, teatro, livrarias, companhias aéreas, universidades, cursos de inglês, entre outros.

Para usufruir dos benefícios, basta acessar a plataforma de convênios e fazer login. Se você ainda não tiver um cadastro, poderá fazê-lo no próprio site. Mas atenção: o CPF informado deve ser o mesmo que foi informado no ato da sua sindicalização. O acesso só é liberado aos trabalhadores que estão devidamente sindicalizados.

Carteirinha

Você também pode emitir sua carteirinha de sócio do Sinttel-Rio através do site de convênios. O preenchimento e a emissão são completamente online, mas o cadastro deve estar atualizado. A validade é de 90 dias.

APP

A plataforma de convênios e parceiros do Sinttel-Rio também está disponível no Google Play.

Para tirar dúvidas ou obter mais informações, entre em contato através do telefone (21) 2204-9300.

Sinttel RJ Colônia de Férias

Venha para a Colônia de Férias e desfrute, com economia, de ótimos momentos de lazer. Se você ainda não é associado ao Sinttel-Rio, aproveite a oportunidade e sindicalize-se para aproveitar os preços especiais de diárias para sócios e prioridade para concorrer às reservas de vagas para feriados especiais.

Sinttel RJ Trabalhe Conosco

Para aqueles que almejam trabalhar em uma empresa que preza por realizar serviços da mais alta qualidade, e que zela por seus colaboradores e profissionalismo sempre, estes profissionais devem trabalhar na Sinttel RJ, acesse o site para enviar seu currículo.

Horário de Funcionamento Sinttel RJ

  • Segunda a sexta das 9h ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Sinttel RJ

  • Rua Morais e Silva, 94 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 2204-9300

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário