Bondinho Pão de Açúcar
5 (100%) 1 voto

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar.

É uma das principais atrações turísticas da cidade. Foi inaugurado (o seu primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca) em 27 de outubro de 1912 e, desde então, já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual de 2 500 visitantes por dia.

Bondinho Pão de Açúcar

O seu nome vem da semelhança dos carros do teleférico com os bondes que circulavam no Rio de Janeiro à época de sua inauguração. O Bondinho é privatizado, administrado pela concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa criada pelo idealizador do projeto, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, desde a sua construção.

A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX. O desenvolvimento das técnicas de engenharia e a realização da Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, em 1908, no bairro da Urca, motivaram o engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte. Quando o bondinho foi construído, só existiam dois no mundo: o teleférico de Monte Ulia, na Espanha, com uma extensão de 280 metros e que foi construído em 1907; e o teleférico de Wetterhorn, na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908. Ramos teve de recorrer a figuras conhecidas da alta sociedade carioca, como Eduardo Guinle e Raymundo Ottoni de Castro Maya, para promover a ideia do teleférico.

Para construir o teleférico, foram necessário mais de 400 operários-escaladores, cada um subindo com algumas peças para os topos dos morros da Urca e do Pão de Açúcar para que fossem montadas. Um guincho auxiliou na subida dos cabos de aço. Até hoje é possível ver os pinos que foram colocados por estes escaladores na rocha na subida pelo Costão do Pão de Açúcar. Os carrinhos, com capacidade para 22 pessoas, foram importados da Alemanha. À inauguração do bondinho, em 27 de outubro de 1912, o teleférico só subia da Praia Vermelha até o morro da Urca. Três meses depois, em 18 de janeiro de 1913, já ia até o alto do Pão de Açúcar.

Bondinho Pão de Açúcar Valor e Ingressos

A compra do ingresso para o Bondinho pode ser realizada nos guichês, na entrada do bondinho e só valem para o dia da compra.

A outra opção de compra é pela internet onde paga-se uma taxa de conveniência. A vantagem de comprar pela internet é que você pode escolher o dia do passeio e não precisa enfrentar fila para comprar o ingresso. Vale ressaltar que na alta temporada as filas são enormes.

Pelo próprio site do Bondinho, é possível adquirir a entrada e saber os valores. Crianças de até cinco anos não pagam. Já as de 6 a 12 anos e os jovens de 13 a 21 pagam meia.

A bilheteria do Bondinho do Pão de Açúcar abre todos os dias às 8h e fecha às 19h50. A primeira viagem do Bondinho parte da Praia Vermelha às 8h10 e a última às 20h. A última viagem do dia parte do Pão de Açúcar às 20h40 e do Morro da urca às 21h. Durante o dia, as viagens acontecem de 20 em 20 minutos ou quando o Bondinho atinge a sua lotação máxima, que é de 65 passageiros.

Áreas do Parque
O Espaço Discos é uma área com três plataformas circulares ótimas para eventos e happy hours. A vista do Espaço Discos para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar é espetacular. O Cocuruto é um espaço cultural a céu aberto que conta a história do Bondinho. Através de Ipad´s, telões, imagens e alguns objetos, o visitante pode conhecer toda a trajetória do Bondinho, desde a sua construção até a sua modernização.

A Praça dos Bondes foi criada em 2009, e lá estão expostos os dois bondinhos das duas gerações anteriores, o de 1912 e o de 1972. Ao lado de cada bondinho, estão as estátuas dos responsáveis pela implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Lemos (1912) e Cristóvão Leite de Castro (1972).





O Anfiteatro é um espaço com palco que pode ser usado para vários tipos de eventos como coquetéis e jantares, confraternizações, casamentos e vários outros tipos de eventos. Com arquibancadas para 700 pessoas, o Anfiteatro ficou famoso por receber shows de música popular brasileira, por abrigar as discotecas “Dancing Days” e “Noites Cariocas” e por receber bailes carnavalescos nas décadas de 70 e 80.

O Espaço Baía de Guanabara possui restaurantes, lojas e quiosques, e possui um belo visual da cidade do Rio de Janeiro. Lá é possível almoçar/lanchar e comprar algumas lembranças. A Passarela Verde é uma passarela que fica entre às arvores, próximo à Estação III, onde é possível observar a fauna e a flora presentes no Morro.

Gastronomia
No Morro da Urca há 3 bares: O Bar Abençoado possui drinks e um famoso escondidinho além de um cardápio variado. O Rei do Mate possui várias opções de lanches e o pão de queijo que os mineirim adora. A República da Fruta vende sorvetes e saladas de frutas. No Pão de Açúcar há uma lanchonete com lanches rápidos, bebidas, água sucos e salgados.

Bondinho Pão de Açúcar Peixe Urbano

Ingressos para o Bondinho Rio de Janeiro com descontos exclusivos no Peixe Urbano! As melhores ofertas de Ingressos você encontra lá!

Bondinho Pão de Açúcar Passo a passo do passeio

No Morro da Urca há vários locais/decks que possuem belas paisagens, ótimas para fotos. Lá estão o Anfiteatro, o Espaço Discos, a Praça dos Bondes, o Espaço Baía de Guanabara, o Cocuruto e a Passarela Verde.

Assim que sair da bilheteria com o ingresso em mãos, dirija-se à Estação I. Aguarde na fila e embarque no Bondinho rumo ao Morro da Urca. A viagem dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação II que fica a 200 metros do nível do mar.

Em seguida, vá até a estação III, que leva até o Pão de Açúcar. A viagem também dura 3 minutos e você irá desembarcar na Estação IV.

Do Pão de Açúcar a vista para o Rio de Janeiro é simplesmente espetacular. Com uma altura de 396 metros, há vários pontos para observar e fotografar a cidade, além de lojas de souvenirs, uma lanchonete e banheiros. Há ainda uma pequena trilha pela mata.

Depois basta voltar pela Estação IV, desembarcar na Estação III, embarcar na Estação II e você irá desembarcar na Estação I. Quando for visitar, prefira dias poucos nublados com o tempo bem aberto, pois a paisagem fica ainda mais bonita. Algumas pessoas optam pela visita mais no fim da tarde para curtir o pôr do sol de lá que é muito bonito.

Não é permitido tocar plantas, alimentar animais, jogar lixo no parque (há lixeiras para isso), utilizar trajes de banho, ficar sem camisa, comer ou beber dentro dos bondinhos, levar animais e fazer fotografias e filmagens profissionais sem prévia autorização do setor de marketing. O Bondinho do Pão de Açúcar já foi visitado por mais de 37 milhões de pessoas. Tá esperando o quê para realizar este passeio, que é destaque internacional?

Bondinho Pão de Açúcar Melhor Horário

Pela manhã há menos fila.

Bondinho Pão de Açúcar Preço Carioquinha

Compre seu Ingresso para o Pão de Açúcar pelo Carioca Maravilha e Garanta 50% de Desconto.
A visita ao Bondinho Pão de Açúcar com 50% de desconto é concedida para nascidos ou moradores do Rio de Janeiro.

Para mais informações acesse www.ingressos.bondinho.com.br

Bondinho Pão de Açúcar Como ir

  • De ônibus:
    Em setembro de 2018 voltou a circular o ônibus 581 Leblon-Cosme Velho (pegue nas paradas BRS 2 da Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá e N. Srª de Copacabana).
  • De metrô
    Desça na estação Botafogo e saia pelo acesso E (Mena Barreto). Atravesse a rua e procure o ponto final do ônibus SP513 Urca.

Bondinho Pão de Açúcar Altura

Possui 396 metros de altitude.

Bondinho Pão de Açúcar Fotos

Bondinho Pão de Açúcar Fotos

Horário de Funcionamento Bondinho Pão de Açúcar

  • Diariamente das 8h às 20h

Onde Fica, Endereço e Telefone Bondinho Pão de Açúcar

  • Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ,
  • Telefone: (21) 2546-8433

Mapa de localização