Universidade Federal do Rio de Janeiro
5 (100%) 1 voto

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, é uma universidade federal do Brasil e um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina.

Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, mercê do desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Em 2015 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a quinta entre as instituições da América Latina e a 25ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento.
O Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2016 também a classificou como a melhor universidade brasileira e como a melhor federal do país.

Primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, possui atividades ininterruptas desde 1792, com a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, da qual descende a atual Escola Politécnica. Por ser a primeira universidade federal criada no país em 1920, serviu como modelo para as demais.

Além dos 179 cursos de graduação e 345 de pós-graduação, compreende e mantém sete museus, com destaque para o Palácio de São Cristóvão, nove unidades hospitalares, uma editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas. Sua história e sua identidade se confundem com o percurso do desenvolvimento brasileiro em busca da construção de uma sociedade moderna, competitiva e socialmente justa.

A universidade está localizada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, com atuação em outros dez municípios; incluíndo quatro campi físicos nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

Seus principais campi são o histórico campus da Praia Vermelha e a Cidade Universitária, que abriga o Parque Tecnológico do Rio – um complexo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Há também diversas unidades isoladas na capital fluminense: a Escola Superior de Música, a Faculdade Nacional de Direito, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Instituto de História.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é descendente direta dos primeiros cursos de ensino superior do Brasil. Criada em 7 de setembro de 1920 através do Decreto 14 343 pelo então presidente Epitácio Pessoa, a instituição recebeu o nome de “Universidade do Rio de Janeiro”.

Sua história, porém, é bem mais antiga e confunde-se com a própria história do desenvolvimento cultural, econômico e social brasileiro; muitos dos seus cursos vêm da época da implantação do ensino de nível superior no país.

No início, ela reuniu a Escola Politécnica, que era oriunda da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho criada em 17 de dezembro de 1792 no reinado da rainha portuguesa Dona Maria I, a Faculdade Nacional de Medicina, criada em 2 de abril de 1808 pelo príncipe regente Dom João VI com o nome de “Academia de Medicina e Cirurgia”; e a Faculdade Nacional de Direito, resultante da fusão da “Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais” com a “Faculdade Livre de Direito”, ambas reconhecidas pelo Decreto 639, de 31 de outubro de 1891.





A essas unidades iniciais, progressivamente foram-se somando outras, tais como a Escola Nacional de Belas Artes, a Faculdade Nacional de Filosofia, e diversos outros cursos que sucederam àqueles pioneiros. Com isso, a Universidade do Rio de Janeiro representou papel fundamental na implantação do ensino de nível superior no país.

A criação da Universidade do Rio de Janeiro veio cumprir, pois, uma aspiração da intelectualidade brasileira desde os tempos da colônia. A tradição de seus cursos pioneiros deu-lhe o papel de celeiro dos professores que implantaram os demais cursos de nível superior no Brasil.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Cursos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com 139 cursos/habilitações de graduação, oferecidos nas suas 29 unidades acadêmicas distribuídas em dois campi e em diversas localidades.

Cerca de 36 mil alunos de graduação e pós graduação estão alocados em cursos diurnos e noturnos, dos quais cerca de 300 são oriundos de convênios internacionais, mantidos com países pobres.

Os alunos têm a oportunidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, através de atividades de natureza científica, artística e cultural, sob a orientação de professores qualificados, podendo receber uma bolsa de estudo: Monitoria, Iniciação Científica ou Iniciação Artística e Cultural.

Acesse o site e veja todos os cursos que Universidade oferece.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Medicina

Os cursos ministrados pela Faculdade de Medicina da UFRJ despontam como alguns dos melhores do Brasil e da América Latina.

O Curso de Medicina, que tem matriculados regulamente quase 1 mil e 200 alunos, por repetidas vezes é considerado pelo Exame Nacional de Cursos do MEC e pela avaliação das condições de oferta, como um dos melhores cursos médicos do Brasil.

Os Cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia, implantados a partir 1994, tem cerca de 350 alunos cada, ressaltando-se ser a Faculdade de Medicina da UFRJ a primeira instituição pública no Rio de Janeiro a ministrar estes cursos.

Universidade Federal do Rio de Janeiro EAD

A Universidade Federal do Rio de Janeiro faz parte de um consórcio de universidades públicas
sediadas no Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ), criado em 2000, e tem como principais objetivos:

  • Possibilitar o acesso às pessoas residentes no interior do Estado do Rio de Janeiro ao ensino superior gratuito e de qualidade.
  • Oferecer flexibilidade de horário àqueles que não podem freqüentar cursos superiores em horário tradicional.
  • Atuar na formação continuada a distância de profissionais do Estado, com atenção especial à atualização de professores da rede estadual de ensino médio.
  • Aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação no Estado.

Neste sistema, as universidades consorciadas têm como funções o planejamento didático-pedagógico dos cursos; a elaboração dos conteúdos das disciplinas; e a coordenação do acompanhamento acadêmico dos alunos.

A avaliação institucional é permanente e dela participam todos os segmentos, tendo como objetivo a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Biblioteca

O SiBI, órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), é gerenciador das 45 bibliotecas da UFRJ e tem por objetivo principal a interação de suas bibliotecas com a política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Desta forma, fomentamos a colaboração e a produção técnico-científica, cultural, literária e artística, através do desenvolvimento de serviços e produtos de informação. O SiBI está subdividido entre Coordenação, Secretaria, Centro Referencial, Desenvolvimento de Bibliotecas, Processamento Técnico e Memória Institucional.

Horário de Funcionamento Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Segunda a sexta das 09h às 16h

Onde Fica, Endereço e Telefone Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Av. Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3938-9600

Outras informações e site

Mapa de localização